Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

pode-se ou não jumpear o terra com o neutro da entrada?

Estou em duvidas, um técnico diz que é possivel jumpear (conectar) o terra com o neutro da entrada principal, outro diz que o fio terra não pode ser conectado com o neutro da entrada,
Qual é a condição adequada e segura para um instalação domiciliar (sobrado )

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

11 Respostas

  1. Cara, é possivel sim jumpear o terra com o neutro da entrada, pode confiar nesse técnico.

  2. Pelo que estou entendendo,você fala em transformar o neutro do relogio em fio terra para toda a casa.Eu penso que não pode,deve ser bem perigoso,se bem que em minha casa o fio terra do chuveiro é o neutro do relógio,já faz 6 anos e não aconteceu nada,quem fez isso foi um eletricista credenciado da Eletropaulo,a pouco dias atraz eu falei com ele e expliquei se não tem perigo,porque todo o mundo fala que isso é errado,ele me respondeu que reconhece que é errado mas não vai acontecer nada,agora eu estou em dúvida,porque apesar deste eletricista ser muito competente,ele não bate bem dos pinos,estou quase deixando o meu chuveiro sem o fio terra mesmo!

  3. Pode sim jampear na entrada esta correto, vc tem que jampear neutro e terra e o melhor e que seja feito na entrada onde esta o relógio mas vc tem que também colocar uma haste de terra e ai interliga terra e neutro

  4. Devemos ter uma noção do que é Eletricidade, ela só existe quando há diferença de potencial. Por exemplo, se temos dois fios, um com potencial 110V e outro com potencial 0V, então temos uma diferença de potencial de 110V. Se tivermos dois fios com potencial 110V, então não há diferença de potencial e a tensão elétrica obtida entre esses dois fios será zero. A unidade de medida para tensão elétrica é Volt (V).
    O fio TERRA deverá estar ligado realmente a terra, ao solo, segundo determinadas especificações, de forma a fazer o real aterramento. O aterramento protege contra interferências e choques elétricos.
    Acontece que o fio neutro pode ficar “sujo” devido a fugas apresentadas pelos equipamentos elétricos presentes na sua casa ou trabalho. Por exemplo, ele vem da rua com potencial zero, mas, devido aos equipamentos que existem em sua casa, houve uma fuga (que é normal) e o neutro passou a ter um potencial ligeiramente maior, digamos 6 V. Se comparado com o fio fase, então, a diferença de potencial baixou, nesse caso, 6 V. Mas, como os equipamentos elétricos normalmente possuem uma tolerância alta, essa queda na tensão não alterará funcionamento deles (a tensão baixou de 110 V para 104 V nesse exemplo, o que fará com que os equipamentos continuem funcionando normalmente).
    O “terra” funciona da seguinte forma, como a terra é uma fonte inesgotável de elétrons, o seu potencial é inalterável. Caso algum equipamento tente “sujar” o terra (como ocorre com o neutro), o excesso de tensão é encaminhado para a terra, mantendo o potencial elétrico sempre em zero.
    Um bom aterramento é conseguido enterrando-se uma haste metálica a dois metros de profundidade, no solo (por isso o nome Terra), e ligando-se o fio TERRA nela. Esse aterramento serve para qualquer aparelho elétrico. Como em nossas casas isso não é feito, uma saída seria ligar o fio TERRA ao NEUTRO, mas isso não é muito aconselhável.
    Pode-se, ainda, obter o aterramento ligando-se o fio às partes metálicas existentes na casa, tubulações de água, da própria rede elétrica, na caixa onde fica presa a tomada de energia. Cuidado janelas de alumínio não servem para fazer o terra.
    O problema será com prédios, pois muitos não possuem o fio terra e muitas vezes sai caro (e complicado) criar o terra porque será necessário enterrar uma barra de ferro na terra e se você morra no 8º andar de um prédio. A solução mais viável será o terra virtual.
    O terra virtual é equipamento facilmente encontrado em lojas de materiais de informática e em alguns casos já vem junto dentro do filtro de linha. Ele possui recursos necessários para solucionar os problemas com aterramento, amortece os picos de tensão e proporciona energia pura, para que seus equipamentos, computadores e periféricos funcionem com segurança.
    Você já tomou choque ao abrir a porta de uma geladeira? Isso ocorre caso o potencial elétrico da carcaça da geladeira não é igual a zero. Como você está com os pés no chão (que possui potencial zero), haverá uma diferença de potencial entre você e a geladeira, que criará uma corrente elétrica tão logo você encoste na carcaça metálica da geladeira, fazendo com que você sinta o choque.
    Agora imagine que você esteja ligando o micro a uma impressora. Essa ligação é feita através de um cabo, correto? O que acontecerá se o potencial elétrico da carcaça do computador for diferente do potencial elétrico da carcaça da impressora? Na pior das hipóteses, você queimará a porta paralela do seu micro ou da sua impressora.
    Outra situação muito comum é entre micros conectados em rede através de cabo coaxial. Se os micros não estiverem aterrados, você poderá queimar a placa de rede deles, caso a carcaça deles possuam potenciais elétricos diferentes. O cabo da rede fará o papel de interligar a carcaça dos micros, fazendo com que haja um choque entre eles. Esse choque é uma diferença de potencial e fará com que a rede não funcione e até queimar as placas de rede dos micros que possuem diferença de potencial entre eles.

  5. Pode, porem não deve.
    VAMOS RACIOCINAR UM POUCO!!!
    Para que serve o fio terra? Serve para descargas de correntes ou eletróns que escapam seja direcionados ao solo, para que não queimem equipamentos e também não causem choques aos humanos.
    Tente juntar uma fase ao neutro.. o que ocorre? um curto…
    Se o terra é para escapar correntes que estão em fuga ou em excesso em um aparelho… o que vai acontencer se estiver ligado ao mesmo neutro da corrente eletrica… Queimara o aparelho de qualquer forma e causara um choque a alguém.

    NÃO DEVE SER LIGADO, NÃO É RECOMENDADO.

    Uma instalação coreta de fio terra, deve ser devidamente testada se é capaz direcionar uma carga se preciso. Se não possuir um terromentro ou ate mesmo um multimetro, teste com uma lampada de 100 watts ( velas no popular ). coloque uma fase no positivo e outra no terra, ela devera acender para comprovar a eficiencia no aterramento.

  6. PODER, ATÉ PODE MAS NÃO É RECOMENDÁVEL. qUALQUER PROBLEMINHA NO NEUTRO LÁ NA RUA, A UM KM DE DISTÂNCIA, VAI AFETAR OS TEUS EQUIPAMENTOS, TRAZENDO ATÉ PERIGO DE VIDA PRA VOCÊ.

  7. Amigo, isso faz parte das instruções de sua forneçedora de energia elétrica. Estas informações estão no Manual de distribuição de enegia da cemig por exemplo ND 5.1 ou ND 5.2.Mostram um pequeno desenho indicando as ligações de hastes terra com a caixa de medição e com o neutro da rede.

  8. O aconselhável mesmo é se fazer um aterramento exclusivo para o aparelho. mas se você pensar em fazer isso, é melhor que a entrada principal esteja aterrada e esse aparelho possua um circuito só pra ele (estou considerando que você se refere a um chuveiro), para que as eventuais fugas de corrente não atinjam outros aparelhos.

    De qualquer forma o aterramento individual é a melhor opção.

  9. Dercio Ventini, se liga: Essa nomeclatura de “neutro” ñ está correta, existe uma carga eletrica negativa percorrendo esse cabo, por isso ele é chamado de “negativo”; Pergunto: Voce axa q as concessionárias de energia eletricas iriam gastar KM E KM de cabos, percorrendo nos postes, ao inves de simplesmente colocar um fio terra do medidor( relogio ) de kda residencia ao solo ? Claro q ñ, pois o fio terra tem uma finalidade e o negativo tem outra, faça sua instalação eletrica de uma forma mais segura possivel e ñ economise pra isso, ok ? Vai na fé.

  10. Sabemos que TERRA é TERRA e NEUTRO é NEUTRO, cada um em seu quadrado, com a sua finalidade. O neutro é aterrado no medidor, no poste e na concessionária. Levando-se em consideração que o aterramento no PC de um prédio, por exemplo, esteja dentro da resistência prevista,uma diferença de potencial zero entre terra e neutro ou acendendo uma lâmpada de 100 W entre fase e terra com excelente brilho como acenderia alimentando-se a lâmpada com fase e neutro, creio que posso fazer um “jump” entre o terra do equipamento com o neutro para atender somente o chuveiro para evitar os choques indesejáveis.
    Cabe lembrar um importante detalhe: É MELHOR NÃO TER UM PONTO DE TERRA INDEPENDENTE LIGANDO OS EQUIPAMENTOS DO QUE TER UM COM A RESISTÊNCIA DE TERRA ALTA, o risco é o mesmo, os equipamentos ficam vulneráveis e posso levar choques no chuveiro.

  11. estou sem neutro do poste posso fazer um neutro na haste de aterramento para atender a
    casa todas

Perguntas Relacionadas