Categorias
Peixes

Peixe BETTA: Depois da reprodução, o macho pode ficar com a fêmea?

Otavio, muito boa sua resposta! Só poderia acrescentar uma coisa se souber? É isso:
Quando os ovos estiverem prontos, disseram que o macho irá protegê-los. Quando ele estiver protegendo, sua fêmea poderá ficar junto com ele no aquário? E quando os filhotes nascerem?

8 respostas em “Peixe BETTA: Depois da reprodução, o macho pode ficar com a fêmea?”

A reprodução do Betta:
Com certeza pode-se dizer que este é o ponto alto de todo aquarista. Reproduzir nossos peixes é algo indescritível, emociona e fascina milhares de aquaristas por todo o mundo. Veremos a seguir os passos mais importantes para uma reprodução de sucesso e tranqüila. Vamos começar pela escolha do casal. Se você quer seguir determinada linhagem de cor, procure um casal parecido (nas características de cores, caudas, formato do corpo, agressividade, etc), mas se a sua intenção é ousar ou reproduzir somente de forma doméstica, a escolha é sua.
O macho – Na hora da compra, ele deve ser maior que a fêmea (isso vai facilitar o “abraço nupcial”), os peixes devem ser ativos, agressivos e responderem prontamente ao lhes oferecer alimentos; peça para o vendedor dar um pouco de ração ao macho e aproveite para ver qual o alimento lhe é fornecido. Isso vai lhe ajudar mais para frente.
A fêmea – Deve seguir os mesmos critérios de escolha do macho, deverá ter a aparência levemente “redonda”, e com o diferencial citado acima (tem de ser menor). Quando do acasalamento a fêmea irá apresentar listas bem escuras na vertical, e no orifício anal aparecerá um pontinho branco aparentando um minúsculo ovo.
Escolhido o casal, é hora de começar a “turbinar” a sua alimentação, seguindo uma dieta rica em proteínas, principalmente para o macho que durante o processo de reprodução e manutenção dos alevinos, não irá se alimentar e poderá emagrecer bastante. Alguns animais chegam a falecer.

acrescentei: quando os ovos ficarem prontos, vc deve tirar o macho do aquario e deichar apenas a femea, isso q as pessoas falam de o macho protege os ovos, é quando tem mais peixes no aquario, mais se só tiver os ovos e o macho no aquario, ele vai proteger eles do que ? isso é um pouco de mentira, mais se vc quiser deichar o macho e tirar a femea, nao aconselho mto, pois tera chances dele comer os ovos. o que te aconselho é :
Tire o macho, e deiche em outro aquario, a femea vai cuidar dos ovos, quando chegar o dia deles sairem do ovo, a femea vai cuidar deles mto bem…e quando vc perceber q eles ja estao um pouco independentes, separem todos eles, pois precisaram de espaço só pra eles, e se vc deicharem juntos vai resultar em brigas, mais cuide mto bem deles, e vigie os, para nao ter nenhuma briga…
espero ter ajudado

Ola amigo olha areacao do betta macho é proteger o ninho entao qualquer peixe q se aprocimar ele ira ficar estressado e pode atacar

por isso é recomendado tocas esconderijos e plantas

deixe o macho pois ele ira cuidar do ninho qnd augum ovo cair amigo nao deixe correntede ar passar pelo local e almente a temperatura do seu termostato para 28graus

amigo qnd eles nascerem irao ficar com a cabeça pra cima ainda deixe o pai, so qnd virarem e nadarem na vertical ai pode tirar o macho

Bom Mister vou passar pra vc o que eu fiz com os meus betta. em um aquário de 20 lts +ou- coloquei metade de agua, em seguida em um vidro de maionese de 500grs eu coloquei a fêmea e o vidro dentro do aquário aí ele começou a cortejar a fêmea e fazer o ninho de amor. feito o ninho a fêmea fica com umas listras isto que dizer que ela está pronta para acasalar. depois então do namoro e o ninho pronto eu soltei a fêmea e o macho a levou para baixo do ninho ( no fundo do aquário tem que colocar um papel escuro par que o macho veja os ovinhos olha não é dentro do aquário não hein!) bem quando a fêmea vai para baixo do ninho o macho lhe dá um abraço nupcial e ela coloca os ovinhos ,enquanto ele coloca os ovinhos nas bolhas a fêmea volta a nadar este processo demora aproximadamente 4 hrs. quando a fêmea termina de colocar os ovos o macho então corre atrás dela par bater e se não retila-la ele com certeza a mata. após retira-la do aquário o pai então cuida dos ovinhos até eclodir. quando eclodir então deve-se tirar o macho pois ele irá comer os filhotes. o peixe betta não se deve colocar com outro betta mesmo sendo fêmea pois a natureza deles é assim , só par acasalar e pronto . bem espero ter ajudado, te desejo boa sorte

Bom,olha,eu sei muito bem,porque todos os funcionários de lojas de peixes (inclusive bettas) me disseram o seguinte:
Primeiro,o macho e a femêa devem ficar em aquários separados,e quando o macho começar a criar uma bolinhas de ar no aquário inteiro,cooque a femêa com ele.Quando vc ver que ela botou ovos,coloque ela junto com os ovos novamente em outro aquuário,porque sae não o macho irá comer ela e os ovos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *