Categorias
Roedores

Para quem teve ou tem hamster anão russo…?

Tenho 3 hamster 2 femeas e um macho e alguns dias atraz minha hamster deu filhote e depois conseguio abri a gaiola e fugi levando todos os filhotes para embaixo da cama.E não sabia peguei ela e achei que ela ti(nha comido os filhotes.Ontem encontrei eles mais já sem vida.Ela fico sozinha na gaiola so com os filhotes coloquei o macho separado.So que agora a outra femea esta gravida (ela fica com o macho) ela está nos primeiros dias.Não quero que aconteça a mesma coisa então queria saber se ela pode fica com o macho ou se eu deveria separa-los? E com quantos dias a femea monta o ninho das cria?

Abraço e visitem meu blog: cantinho-do-hamster.blogspot.com

5 respostas em “Para quem teve ou tem hamster anão russo…?”

O anão russo é um pouco menos agressivo que o sírio em relação a viver em grupos, em geral, quando existe uma boa convivência entre eles antes dos filhotes nascerem o macho não fará nada aos bebês, mas não custa observar, e se a fêmea mostrar sinais de agressão, separe.

A sua outra fêmea não fugiu por estar separada do macho, é apenas o instinto de deixar a cria o mais abrigada e segura possível. Compre uma casinha para ela, pode ser aquelas caixinhas quadradas para passarinho, ou tem próprias de hamster, ou até faça uma de papelão, ela vai colocar os filhotes lá dentro e se sentira protegida. Coloque papel toalha ou higienico sem perfume que ela vai picar para usar de forro.

É importante que você não mexa nos filhotes e nem limpe a gaiola nos primeiros dias de vida dos filhotes.

Por coincidência minha hamster também gahou filhotes, sobreviveram 2… Estão com 8 dias!
É melhor você separá-los logo cedo, deve separar todos os 3… Pois a fêmea acabou de ganhar os filhotes e a outra está prenha.
Deixa eu explicar melhor, a que acabou de ganhar os filhotes não pode ter cria por enquanto, se tiver ficará mais fraca, debilitada…Ocasionando até sua morte no parto.
Já a que esta prenha, vc deve esperar até 1 mês para ela parir, retirando logo de cara o machinho.
Logo que estão prenhas, ela ja começam a fazer o ninho, ficam extremamente ariscas e mais elétricas…
Começam a inchar as mamas e ficar gordinha.
Dentro de 21 dias ela pode parir a qualquer momento, sendo que não é aconselhável o macho estar junto, pode tanto ajudar como prejudicar.
Quando ela parir, deixe-a quieta por pelo menos 15 dias… Com 21 dias já estarão saudáveis, com 28 dias já podem serseparados por sexo…Lembrando que não toque na fêmea nem nos filhotes nos primeiros 15 dias, deixe tudo normal, sem tocar no ninho.
Boa sorte com a nova cria!

Se ela não está brigando com o macho, ele pode ficar sim, ele não vai fazer mal pros filhotes. Se a portinha da sua gaiola é de correr (igual de gaiola de passarinho) convém amarrar com um araminho de saco de pão, pra garantir que não haverá fugas. O ninho eles montam a qualquer momento, com ou sem filhotes, mas ela vai parir depois de 3 semanas de gravidez, mais ou menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *