Categorias
Cavalos

Olá eu tenho um cavalo chamado Mantorras e queria saber qual é a idade certa para os cavalos procriarem?

4 respostas em “Olá eu tenho um cavalo chamado Mantorras e queria saber qual é a idade certa para os cavalos procriarem?”

Tecnicamente, a idade recomendada para a reprodução dos Equídeos está em torno dos 18 meses, mas em atendimento a variáveis práticas, ela deve ser estendida para os 30 meses; para uma melhor preservação da conformação geral da mãe e um melhor desenvolvimento físico e sanitário do recém-nascido.

Nos eqüideos em geral, o instinto de reprodução aparece em torno dos 18 meses, contudo, a reprodução de animais jovens não é recomendada porque a égua, fecundada na fase de crescimento – até os 30 meses – retira o alimento para a constituição do feto do próprio organismo e, conseqüentemente, atrapalha o seu desenvolvimento.

A idade mais recomendada para o início da reprodução nos machos é de 3 anos e nas fêmeas varia de 3 a 5 anos. Esta variação ocorre por vários fatores do meio e, principalmenete, alimentação.

Espero ter ajudado! =)

nos cavalos , ele começam as primeiras montam com 30 meses , mas é necessario observar seu acasalamento pois ainda nao é muito experiente e talvez a égua nao queira aceita – lo.
garanhao bom é como o meu , chega ”se comunica co m a égua, dá umas mordidinhas no pescoço dela , se esfrega nela e se estiver no cio mesmo cobre ela.
as femeas se reproduzem com 4 a 5 anos (é a idade ideal) a egua qnto mais velha melhor,pois na gestaçao, o potrinho tira dela os nutrientes de crescimento ,desenvolvimento etc.

espero q tenha t ajudado.
sou criador de cavalos , e estou pensando d ser zootecnista.
faloo

Criar e cuidar de uma égua grávida, para não falar de um potro, é uma grande decisão e responsabilidade. Há muitas coisas a se considerar depois decidir reproduzir sua égua. Se você não está familiarizado com a reprodução e com os cuidados de uma fêmea grávida, o melhor é procurar ajuda profissional sobre reprodução e ter alguém que possa ajudar a responder qualquer pergunta ou preocupação que você possa ter.

# As éguas têm um acasalamento natural. A maioria das éguas têm cios regulares durante a primavera e verão, cessando durante o outono. Estes cios são acionados por um clima mais quente, que estimula o cérebro a produzir hormônios reprodutivos. Com alguns cavalos puro sangue, a luz artificial e o calor – como a luz elétrica em estábulos – farão a égua procriar mais cedo e dar a luz o mais perto do 1º de janeiro possível (o aniversário oficial de todos os cavalos puro sangue de corrida). Mas normalmente, os meses mais comuns para uma égua dar a luz é a partir de maio até julho. Então, sabendo que o período da gestação duma égua dura onze meses, o melhor momento para fazer a égua procriar é de junho a agosto.

# Prós e contras de se reproduzir – Apesar de existirem vantagens em fazer sua égua procriar, há pontos negativos também. A maioria das éguas não tem qualquer dificuldade na gestação e tem um parto bem sucedido, mas às vezes surgem problemas. Quando pensar em procriar sua égua, você precisa se certificar de que tem tempo para o trabalho duro e instalações especiais, tal como uma área separada a fim de afastar o potro. Reproduzir puro sangues pode ter um benefício financeiro, já cruzamentos entre raças não oferecem tanto, apesar de gerar potros amigáveis. Com os garanhões você não tem que preocupar-se depois da procriação, mas há incidentes que podem acontecer durante o cruzamento que podem causar danos, como a égua chutá-lo.

# Idade para a reprodução – A maioria das éguas são capazes de procriar em seu primeiro cio, com cerca de 18 meses de idade, até que elas parem de ter cios regulares. A maioria dos criadores gostam de começar quando a égua tem quatro anos porque ela já parou de crescer nessa idade. Às vezes, a égua ainda pode reproduzir com mais de 15 anos. Com garanhões, a maioria dos criadores tentam dar adestramento quando o garanhão tem dois anos, a fim de que ele seja mais fácil de lidar quando começar a reproduzir com três ou quatro anos. Não inicie a reprodução de seu garanhão muito jovem ou você nunca mais vai conseguir treinar ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *