Categorias
Cavalos

O que você acha da doma tradicional ?

Lembre-se que antes da doma racional ser conhecida, era normal se ver um animal pulando com o domador no lombo, surrando e esporeando, e era normal. Digo mais o domador mais violento tinha muito valor, pois se achava que o animal medroso teria mais respeito.

5 respostas em “O que você acha da doma tradicional ?”

A doma tradicional foi largamente utilizada nos tempos passados, mas hoje já não atende plenamente as exigência do mercado da equicultura, pois estamos na era da plena evolução, através da tecnologia globalizada e esta metodologia já não está atendendo plenamente os anseios dos profissionais, desta modalidade de esporte, pois atualmente já existem metodologias mais modernas e que molestam menos os eqüinos, por ocasião da sua doma.

Acho que antes os domadores não tinham consciência de que se você Conquistar o Respeito do animal, ao invés de bater é Muito melhor, tanto para a alegria e paz do cavalo, quando do homem.

A doma racional é um grande ”achado”, pois presa o bem estar do animal que entes sofria tanto sem ninguém se importar.Mesmo assim, eu fico triste ao ver que mesmo os que conhecem a doma racional não tem paciência para conquistar e começam a impor respeito, o que nunca foi nem será a melhor forma de domar, ou até mesmo de fazer amizades.

Uma coisa que me deixa muito triste são as gineteadas do sul, não é tão horrível quanto antes, mas chega bem perto, essa cultura de judiar dos animais é uma tradição que nem deveria ter nascido, hoje o número de gineteadas está bem menor, mas ainda existem muitos gaúchos que fazem, mesmo conhecendo a doma racional.

Meu tio formou no curso de doma racional, ele entende bem os cavalos, mas quando um animal é muito selvagem(demora mais de 5 horas para deixar chegar perto no redondel), ele acaba partindo para o outro lado, e mesmo sem bater ele laça e obriga o Animal a aceitar o cabresto e todo o resto, o que não resulta em coisa boa, pois vira um animal desconfiado e arisco, sem vontade de trabalhar.

O que antes faziam com os cavalos na doma tradicional é semelhante a o que os europeus fizeram com os africanos, ”esse bando de animais selvagens sem sentimentos devem trabalhar sem descanso, sem recompensa e sem rebeldia para nos”.Assim fizeram com os cavalos, esse bando de animais selvagens e sem sentimentos vão fazer tudo que mandarmos, se relutarem, bata, se não aceitarem, bata, se não gostarem, bata, e não precisão de descanso nem salário, uma vez que são animais.

————————

Ainda bem que o quadro está em mudança, e quase todos respeitam o animal e suas necessidades, antes de querer seu respeito.

Bem, eu sou veterinária e trabalho com meu pai na fazenda dele! O mais interessante seria vc ter escrito para que atividade seria a doma : corridas, hipismo, entre outros! mas a mais adequada é a doma americana, que nao machuca o animal e nem faz ele sofrer tralmas! qualquer duvidas sobre animais especialmente cavalos que é a minha área e so mandar um e-mail : [email protected] ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *