Categorias
Gatos

O que significa opacificação de paredes brõnquicas com dilatação de lúmens brônquicos?

Tirei uma radiografia da minha gata e deu isso, alguem pode me explicar o que significa?

Obrigado.
LARA: veio com laudo, e está escrito isso. Obrigado.

6 respostas em “O que significa opacificação de paredes brõnquicas com dilatação de lúmens brônquicos?”

Padrões tomográficos das doenças intersticiais pulmonares difusas com correlação clínica e patológica*

RESUMO

A tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) é a técnica de imagem radiológica que reflete mais de perto as alterações da estrutura pulmonar. Os vários achados tomográficos podem ser combinados para formar padrões típicos. Estes, conjuntamente com a distribuição anatômica dos achados e com os dados clínicos, pode estreitar o diagnóstico das doenças intersticiais pulmonares difusas e, em vários casos, sugerir o diagnóstico correto com alto grau de acurácia. Os padrões mais comuns das doenças intersticiais pulmonares difusas na TCAR são o nodular, linear/reticular, lesões císticas, opacidades em vidro fosco e consolidações. Este artigo revisa as correlações entre os padrões tomográficos na TCAR e os achados patológicos e resume as causas mais comuns e os métodos de investigação para se atingir um diagnóstico das doenças pulmonares crônicas difusas mais comuns.

Descritores: Doenças pulmonares intersticiais/patologia; Tomografia computadorizada por raios X; Técnicas de diagnóstico do sistema respiratório.

Débynha, significa que na radiografia indica que as paredes dos brônquios pulmonares estão opacas (Brancas) e o Lúmen dos brônquios está dilatado (devido a alguma coisa… edema pulmonar?????). Você deveria pedir para o radiologista ter dado o diagnóstico.

Observações:

Paredes brônquicas- as paredes brônquicas seriam o “desenho” dos brônquios na radiografia.

Opacificação- Imagem que atenua mais o feixe de raios X do que as estruturas adjacentes. Na tomografia de tórax aparece como área mais branca (de menor densidade fotométrica) do que seus arredores. Ou seja, fica branco na radiografia e pode ser várias patologias ex.: Edema Pulmonar.

Lúmen Brônquico- o lúmen seria a “parte de dentro” dos brônquios, onde passa o fluxo pulmonar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *