Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que significa “posse responsável de animais”?

Fala-se muito em “posse responsável de animais”. Significa apenas cuidar bem dos animais? Quais as orientações contidas nesta expressão?

Deixe sua resposta e acesse o site para saber mais: http://www.adotaretudodebom.com.br

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

50 Respostas

  1. A posse responsavel mostra que vc esta legalizado ater esse animal msm senso selvagem mais para vc ter a posse responsavel de um animal selvagem precisa e claro de uma legalização do ibama a posse responsavel significa tbm que vc deve cuidar bem e tratar bem desse animal pois se não elee sera retira de vc caso sseja denunciado ou pego wm flagrante a posse respinsavel pode envolver cuidar dar carinho alimentar dar banho fazeer outros modos de higenizçaõ como escovar os dentes e não maç tratar ou deixar que outros maltratem assim como se deve ter a pse responsavel de uma criança
    o que não se deve e não pode fazer com a posse responsavel de um animal
    machucar deixar que parasitas como as pulagas entrem no animal caso isso aconteça deve ser tratado pois se não for pode ser considerado uma especie de descuido tambrm não pode deixsr o animal descuidado o abandonado

  2. Posse Responsável – Considerações para quem quer adotar

    “O Animal que o homem escolher como companheiro nunca deverá ser abandonado”.

    * Cães e Gatos vivem em média 12 anos. Portanto, se você e sua família costumam viajar para lugares onde não se pode levar animais melhor não adotar, a menos que possam contar com pessoas próximas no convívio para que cuidem do animal na sua ausência. Hoteizinhos devem ser evitados, pois na grande maioria deles, o animal fica preso e sem a presença da família, ele pode entrar em depressão. Em último caso, claro que é melhor o hotel, mas certifique-se de que seu animal não ficará confinado.

    * Cães sentem tristeza assim como os humanos, principalmente quando estão sozinhos. Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho pra lhe fazer companhia, o gato é o ideal, pois ele é mais auto suficiente, embora também se apegue ao dono. Gatos dormem muitas horas, portanto se adaptam melhor à ausência do dono. Muitas pessoas dizem que o gato gosta da casa mais que do dono. Isso não é verdade. Se o gato for tratado com a mesma afetividade com que tratamos os cães, ele responderá da mesma maneira.

    * O ideal é ter sempre mais de um animal, pois um faz companhia para o outro, brincam e não ficam tão dependentes emocionalmente dos donos como ficariam se estivessem sozinhos. Se você optar mesmo por um cão, adote dois de uma vez. Cães e gatos são animais muito sociáveis e tendo outro da mesma espécie no convívio, eles se sentem mais seguros e menos depressivos. A opção cão e gato também é possível. Cães e gatos, ao contrário do que diz a lenda, podem se tornar grandes companheiros.

    * Se você mora em apartamento não pense que não pode ter um animal de estimação. A Lei garante a todo o cidadão o direito de ter o animal que escolher para ser seu companheiro, desde que o mesmo não cause prejuízo para os vizinhos. Procure adotar um gato ou um cão adulto, que se adaptam mais facilmente. Converse antes com o síndico e faça um acordo amigável com ele. Clique aqui e saiba mais sobre animais em apartamentos

    * Cuidado com o impulso de comprar animais em feiras de filhotes. Inúmeros cães de raça são comprados para serem dados de presente de Natal e depois abandonados no Carnaval, quando a familia resolve viajar e nao tem com quem deixá-los. Diga NÃO às feiras de filhotes. A realidade do nosso País não comporta a venda indiscriminada de animais. Para cada filhote que se compra, muitos morrem na carrocinha ou abandonados nas ruas. E quando você compra, está incentivando a criação de mais filhotes e mais abandonos. Não pense que cães de raça não são abandonados. Visite o site Carrocinha Nunca Mais e veja as fotos de animais mortos nos Centros de Controlde de Zoonoses. Posse responsável começa na ADOÇÃO, não na compra de animais. Se disseram pra você que só os animais de raça são bons companheiros não acredite. O famoso “vira-lata” ou SRD (sem raça definida) é o cão mais versátil que há, além do mais saudável também. Os cruzamentos constantes entre animais com parentesco, o que caracteriza as raças em geral, muitas vezes são responsáveis por doenças congênitas.

    * Se o seu filho quer um cão ou um gatinho mas ele ainda é muito pequeno para entender que animais sentem como nós, dê a ele um animal de pelúcia, até que ele esteja maduro para se responsabilizar pelo animal.

    * Se você não tem paciência ou tempo para criar um filhote, adote um animal adulto. Há inúmeras vantagens, principalmente se for um cão ou gato abandonado. Esses animais ficam tão estressados por terem que viver nas ruas, vítimas de toda sorte de crueldades, que quando encontram “um cantinho” e amor tornam-se gratos pelo resto de suas vidas. Animais adotados quando adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los a fazer as necessidades no lugar certo. A grande maioria dos animais adultos encontrados, não precisa ser ensinada . Por instinto, por serem adultos e “vividos” eles já sabem que “fora” é o melhor lugar para fazer as necessidades (lavanderia, quintal, ou mesmo na rua, quando levados para passear).

    * Se você teve animais por muitos anos, sente falta de uma companhia mas no momento não pode assumir outro bichinho por estar com projetos pendentes ou por qualquer outra razão, você pode hospedar um animal encontrado pela APASFA, até que se encontre um dono definitivo para ele. Não temos asilo e precisamos muito desse tipo de ajuda voluntária. Clique aqui para mais informações

    * Cuidados veterinários também custam dinheiro e você precisa pensar se vai ter condições de dar assistência ao seu animal quando necessário.Vacinação é tão imprescindível quanto a necessidade de esterilização do cão ou gato que você pretende adquirir. Algumas associações protetoras de animais oferecem serviços veterinários a preços populares. Consulte também as escolas de Medicina Veterinária na sua cidade.

    E ainda tem muito mais.

  3. 1- Vacine o cão anualmente;
    2- Passeie com o cão todos os dias. Assim ele vai se exercitar e se socializar com outros cães e pessoas;
    3- Ofereça ao animal um alimento balanceado, próprio para cães, evitando dar restos de comida caseira;
    4- Mantenha sempre limpo o local onde o cão fica, com água fresca à disposição;
    5- Procure o médico veterinário quando o cão ficar doente. Não tenta medicá-lo por conta própria;
    6- Dê para o animal medicamento contra vermes (vermífugo) periodicamente.
    7- Use sempre coleira e guia ao levá-lo para passear na rua;
    8- Coloque uma identificação na coleira do seu cachorro, para que ele possa ser devolvido em caso de perda ou fuga;
    9- Recolha as fezes do cão em locais públicos;
    10- Tome as medidas de segurança quando possuir cães de guarda: adestramento básico, muros altos, portões sempre fechados, uso de guia e placas de sinalização indicando a presença de cão de guarda. Isso pode evitar que seu cachorro não
    venha a ferir pessoas ou outros cães;
    11- Não permita que seu animal cruze indiscriminadamente, gerando um grande número de cães sem donos nas ruas.
    12- Não permita que seu cão viva solto nas ruas.

  4. Entende-se que é uma proteção que a pessoa dá ao animal., seja ela alimentícia, cuidados médicos ( veterinário, vacinas, higiene). Cabe ao tratador tratar esse animal como se fosse pessias que necessitem de cuidados. O abandono é considerado crime.

  5. Posse responsável de animais é cuidar de um animal que está na rua ou em alguma casa de abrigo para animais e você vai cuidar do bichinho, dar carinho, brincar , tomar vacinas,alimentação, tudo para que o animal fique feliz e com isso você tambèm será mais feliz.
    .
    Tchau.

  6. posse responsável é uma pessoa se responsabilizando por aquilo que tem em mãos assim como eu sou muito responsável pela minha cachorra que adotei de rua…..o final feliz dela já esta em seu portal da pedigree

  7. Olá MiGX.Acho que isso significa ter direito apenas para cuidar bem dos animais.

  8. A posse responsável seria mais ou menos saber o q está fazendo, ciente dos deveres e responsabilidades que o ato de possuir um animal acarreta e arcar com essa responsabilidade, independente do q venha a acontecer no futuro. Resumindo é vc arranjar um cachorro, gato ou qualquer outro animal sabendo q ele vai dar gasto, q pode dar problemas, q as coisas podem sair totalmente do controle mas msm assim não abandonar ou maltratar o animal. Zelar pelo seu bem estar….acho q é isso.

  9. posse responsável mostra que vc esta legalizado ater esse animal mesmo senso selvagem mais para vc ter a posse responsável de um animal selvagem precisa e claro de uma legalização do ibama a posse responsavel significa tambèm que vc deve cuidar bem e tratar bem desse animal pois se não ele será retirado de você caso seja denunciado ou pego em flagrante a posse respinsavel pode envolver cuidar dar carinho alimentar dar banho fazeer outros modos de higenizçaõ como escovar os dentes e não maç tratar ou deixar que outros maltratem assim como se deve ter a pse responsavel de uma criança
    o que não se deve e não pode fazer com a posse responsavel de um animal
    machucar deixar que parasitas como as pulagas entrem no animal caso isso aconteça deve ser tratado pois se não for pode ser considerado uma especie de descuido tambrm não pode deixsr o animal descuidado o abandonado

  10. Pedigree, na minha opinião sua campanha é HIPÓCRITA e ESPECISTA, assim como nossa sociedade é em relação aos animais, que acha que cuidar bem do seu cãozinho é sinônimo de amor aos bichos. Ao mesmo tempo que vocês fazem campanha para adotarem cães abandonados, utilizam restos mortais de outros nos ingredientes de seus produtos. Por que vocês acham que um cão tem direito a vida e um porco, um boi, um frango e uma ovelha não? Vi no seu site Ração Ovelha & Cereais. Bizarro! Por culpa de empresas como a sua, milhares animais estão confinados e sendo sacrificados neste momento, como por exemplo os pintinhos machos, que são colocados em trituradoras vivos e sua carne aproveitada como ração sabor “frango”: Veja http://www.youtube.com/watch?v=FkX1RNKp8WE

    Veja só como existem alternativas pra que essa crueldade não seja necessária. http://www.guiavegano.com.br/adote/racoes.htm

    Portanto, enquanto a Pedigree fizer seus produtos para cães e gatos as custas da exploração e sofrimento de outros animais, nunca poderá se dizer uma empresa verdadeiramente ética e muito menos ter moral pra questionar a responsabilidade das pessoas em relação aos animais.

  11. Eu divulgo a Posse Responsável aqui no YR a muito tempo.
    E não faço isso por “propaganda” não…

  12. Um pouco antes da inauguração do Centro Integrado Integrado de Defesa Social (Cids), neste sábado (08), às 8 horas, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Vila Velha estará na orla Praia da Costa (em frente ao Restaurante Timoneiro) para abertura do Projeto Posse Responsável.
    O projeto é realizado todos os verões com o objetivo de conscientizar o proprietário do cão a recolher os dejetos deixados pelo animal e a utilizar a guia e a focinheira ao passear no calçadão. Além disso, o projeto também pretende reduzir o número de cães circulando nas praias da cidade, conforme prevê a Lei municipal 4.726/08, diminuindo, com isso, o número de agravos de cães à população.
    Atividades
    Neste ano, as atividades desenvolvidas são exposição de material da Zoonoses, distribuição de material educativo e de sacolinhas para o recolhimento de dejetos, além de atividades lúdicas para as crianças com profissionais de saúde vestindo fantasias de cão, gato e mosquito da dengue.
    Todos os sábados, até o dia 12 de fevereiro, sempre das 8 às 13 horas, uma animada equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai circular por toda a orla de Vila Velha orientando a população. A posse responsável de animais domésticos surge como o principal instrumento para a reeducação sobre o problema e suas consequências.
    Legislação
    Pela Lei 3.500/98, que regulamenta o trânsito de animais em vias públicas, é proibida a circulação e a permanência de animais em praias, praças e calçadões. Os bichinhos de estimação só podem transitar nas ruas com coleira, corrente, focinheira e acompanhados por pessoas capazes de controlá-los.
    Denúncias sobre a presença de animais nas praias podem ser feitas no CCZ, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 17 horas, pelos telefones 3226-9477/9499.
    O abandono e os maus tratos aos animais também são focos do programa. “Alguns donos esquecem que o animal não é brinquedo que pode ser descartado depois. Ele é sua responsabilidade quando filhote e também na idade avançada. Ter um animal de estimação é assumir um compromisso”, enfatiza a gerente do CCZ, Wanessa Andrade.
    Posse Responsável de Cães e Gatos
    Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem-estar desses animais. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz.
    Os projetos pioneiros de controle populacional e conscientização, além dos Congressos e outros eventos desenvolvidos pela ARCA Brasil há mais de 15 anos foram fundamentais para consolidar no país o conceito de Posse Responsável de Cães e Gatos. Com a criação dos Dez Mandamentos, a ARCA mudou a maneira de tratar esses bichos e deu um novo rumo à proteção animal no Brasil.
    Por outro lado, a superpopulação desses animais é um problema vivido pela maioria dos centros urbanos em todo o mundo; em muitos casos, o triste destino desses animais é o abandono e muito sofrimento. Mudar esse quadro é um dos grandes desafios que se apresentam no século XXI.
    Baseado nos Dez Mandamentos, a ARCA Brasil lançou o Teste do Proprietário Responsável de Cães e Gatos. Com ele, quem já tem um animal de estimação – ou aquele que pensa em adotar um –, poderá avaliar se oferece – ou se poderá oferecer – o que um animal precisa para uma vida saudável e feliz.
    1-Nunca adote ou adquira um
    animal se algum membro de
    sua família estiver em
    desacordo!
    2Não ofereça animais!
    A adopção de um animal deve ser uma escolha consciente e não algo imposto!
    3Não adquira ou adopte um animal de uma determinada raça só por que está na moda.
    A moda passa !…
    4-Não adopte só porque é de graça ou porque o cachorro é muito querido ou fofinho!
    Os cachorros depressa crescem e necessitam de espaço, alimentação, visitas ao Veterinário e de um dono que tenha tempo para ele!
    5Esterilize ou castre o seu animal se não tiver possibilidade de ter cachorros, evitando que crias indesejáveis sejam mal encaminhadas ou abandonadas!
    6Nunca deixe o seu animal solto nas ruas, mesmo que sob sua vigilância!
    A lei obriga que o animal circule sempre na via pública com trela!
    7Quando o levar a passear, recolha sempre as suas fezes para um saco de plástico apropriado.
    A presença de fezes espalhadas nos parques públicos são responsáveis pela transmissão de doenças às pessoas, especialmente às crianças que brincam na relva ou com
    animais
    8Quando for viajar, leve-o junto ou deixe-o ao cuidado de alguém que cuide bem dele e da sua alimentação!
    9Se por qualquer motivo, não puder tê-lo mais em casa, procure um novo dono que assuma a posse responsável!
    10Nunca o abandone!
    O abandono de animais é um crime punido por lei, além de ser desumano!

  13. É isso ai Rodrigo……….estão usando o respostas para criarem polemica e não acredito que uma entidade não sabe o que quer dizer isso.

  14. 1- Vacine o cão anualmente;
    2- Passeie com o cão todos os dias. Assim ele vai se exercitar e se socializar com outros cães e pessoas;
    3- Ofereça ao animal um alimento balanceado, próprio para cães, evitando dar restos de comida caseira;
    4- Mantenha sempre limpo o local onde o cão fica, com água fresca à disposição;
    5- Procure o médico veterinário quando o cão ficar doente. Não tenta medicá-lo por conta própria;
    6- Dê para o animal medicamento contra vermes (vermífugo) periodicamente.
    7- Use sempre coleira e guia ao levá-lo para passear na rua;
    8- Coloque uma identificação na coleira do seu cachorro, para que ele possa ser devolvido em caso de perda ou fuga;
    9- Recolha as fezes do cão em locais públicos;
    10- Tome as medidas de segurança quando possuir cães de guarda: adestramento básico, muros altos, portões sempre fechados, uso de guia e placas de sinalização indicando a presença de cão de guarda. Isso pode evitar que seu cachorro não
    venha a ferir pessoas ou outros cães;
    11- Não permita que seu animal cruze indiscriminadamente, gerando um grande número de cães sem donos nas ruas.
    12- Não permita que seu cão viva solto nas ruas.

  15. Posse responsável significar: cuidar de nossos bichinhos, dar a eles uma alimentação digna e saudável, água todos os dias, todo tempo, leva-los para passear, dar banho neles, ama-los, dar carinho a eles, presentea-los, ficar próximo deles, ter paciência mesmo quando estão latindo por horas em seu ouvido por causa dos fogos de reveillon, nunca abandona-los e acima de tudo: trata-los como pessoas da família, afinal é isso que são!
    Parabéns a Pedigree por seu trabalho maravilhoso! Ajudando os cães menos favorecidos. Divulgo o trabalho de vocês para todos, e me emociono toda vez que penso nesse trabalho. Que Deus abençoe a todos vocês que cuidam desses animalzinhos e eles!

  16. …,…legalização total…,…cuide muito bem dos animais…,…afinal eles são muiiiiiiiiiiiitooooooooo…,….bons…,…valeu!

  17. NÃO fala-se muito em “posse responsável de animais”, nem sabia q existia mas deve ser quando vc eh dono do animal e cuida bem dele

  18. posse responsável de animais quer dizer que a pessoa pode ter um animal mesmo que seja selvagem mas precisa ter a legalização do ibama!
    Feliz 2011!

  19. Significa que você se responsabiliza pelo bichinho por toda a vida dele, cuidando da saúde, ou seja, levando ao veterinário, dando remédios, vermifugando, dando as vacinas anualmente. É muito importante também dar muito amor, atenção e carinho ao animal. Você se torna totalmente responsável por ele, comprometendo-se a nunca doá-lo a outra pessoa, mesmo quando ele estiver velhinho, necessitando de cuidados especiais.
    Tenho um cachorro de 14 anos e meio e ele tem toda a atenção, amor e cuidados que todos os seres vivos, inclusive os animais merecem. E no dia que ele se for, sei que vou ficar muito triste, porque ele é um grande companheiro.

  20. Vamos por parte. Não acessei o “site” para saber mais. Estou arriscando uma resposta dentro do meu entendimento. Pura análise pessoal. Pode ser burra. Mas é minha. Então vejamos: se é posse não é propriedade. Pra começar, nem eu nem você somos donos ou proprietários de qualquer animal. Aliás, a dona do animal é a natureza. Resumindo: a “posse responsável de animais” é aquela na qual cuidamos (se possível), alimentamos (se possível) e jamais maltratamos todo e qualquer animal. Todo ser vivo tem uma função na natureza. Daí a responsabilidade maior dos racionais. Se pensamos, não é para a prática do mal, mas, integralmente para a prática do bem. A natureza agradece se zelarmos por seus componentes. Admito que seja mais ou menos isso.
    Abraços fraternos.

  21. Posse responsável, na minha opinião, é tratar um animal com respeito, amor e carinho. É cuidar de sua saúde e de suas necessidades, enfim é responsabilisar-se, totalmente, pela vida do bichinho que adotou para viver em sua companhia!

  22. * Todos os membros da minha família precisam querer a adoção.
    * Se você não mora numa casa própria, não se esqueça de levar em consideração a necessidade de procurar um local onde seu amigo caiba e seja aceito.
    * Em casas com quintal é importante impedir a saída do cão ou gato.
    * No caso de gatos, todas as janelas e sacadas devem ter protegidas por redes de proteção.
    * Nos passeios à rua, o animal deve ser mantido em coleira e guia. Animais agressivos devem estar com focinheira adequada.
    * O animal não deve permanecer preso em corrente, em espaços reduzidos sem liberdade de movimento.
    * Se alguém da família engravidar, o animal deverá continuar sendo tratado da mesma forma, adequadamente.
    * Deve-se levar em conta se o animal terá companhia durante grande parte do dia, seja de uma pessoa ou de outro animal.
    * Deve-se avaliar se os gastos necessários para alimentação, saúde e higiene do novo amigo cabem no orçamento familiar (alimentação industrializada – ração, vacinas, vermífugos, banhos, etc.).
    * Para evitar crias indesejadas o melhor método é a esterilização.

    EXISTEM NÍVEIS DE LIBERDADE QUE DEVEM SER ASSEGURADAS AO SEU NOVO COMPANHEIRO

    Os animais devem ser livres de fome, de sede, má nutrição, de desconforto (estresse ambiental), sujeira, de lesões, dores e doenças, de sofrimento, de medo e ansiedade, para expressar seu comportamento normal, de acordo com sua espécie.

    Outras responsabilidades competem ao guardião e muitas delas são garantidas por lei:

    * Domiciliação do animal.
    * Recolhimento de fezes nas ruas.
    * Supervisão nos passeios, mantendo o animal contido adequadamente: coleira, guia e focinheira no caso de animais potencialmente agressivos ou até caixa de transporte quando o caso.
    * Vacinação contra raiva é obrigatória.
    * Manter animais em número permitido por lei e compatível com o espaço físico destinado a eles.
    * RGA.
    * Manter os locais onde ficam higienizados.
    * Evitar crias indesejáveis.
    * NUNCA DESISTIR DO ANIMAL, ABANDONANDO-O.

    Vale lembrar que, num grupo social, existem pessoas que gostam da convivência com animais e outras não, e isso deve ser respeitado. Os limites no convívio são garantidos por lei e, no geral, a sua quebra causa conflitos. Em algumas situações, podem causar grandes prejuízo aos animais, para o seu tutor e até a outras pessoas.

  23. olha significa cuidar do animal. q vc vai ter posse sobre ele e se torna-rá responsavel por este animal.
    devera cuidar dele e um monte d coisa.

  24. Significa não abandonar um cachorro (por exemplo) quando se muda de cidade ou se sai de férias.
    Ou (mais comum) quando ele cresce e deixa de ser aquele filhotinho fofinho.

  25. Tornar-se responsável pelo bem-estar desses animais com os cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz, com aqueles que consideramos nossos amigos, para que eles vivam bem e com saúde, durante sua curta (ou não, no caso de tartarugas) vida!!!

  26. Como Ter um Cachorro de Forma Responsável?.

    Muito se fala hoje em dia sobre posse responsável de animais.

    Este assunto tem estado na mídia e é motivo de conversa entre os profissionais que trabalham principalmente com cães, por conta dos casos de ataques destes animais, alguns fatais, que têm ocorrido com uma freqüência maior do que gostaríamos ver.

    Mas posse responsável diz respeito apenas a cães agressivos e de grande porte? Claro que não. Posse responsável se aplica a todos os bichos. Tem a ver com o respeito com a qual precisamos tratar os nossos animais e também com o respeito que precisamos ter para com os nossos vizinhos humanos.

    Posse responsável é não permitir que nossos cachorros sofram. É não permitir que eles incomodem as pessoas que vivem a nossa volta, e até mesmo as que passam pela rua. É não colocar nossos cães em situações de riscos, e também garantir que nossos cães não colocarão as outras pessoas em risco.

    A BitCão sempre se preocupa em esclarecer quais são as situações em que o comportamento do peludo não é apenas birra, malcriação, ou pura implicância, mas é fruto de estresse, angústia, ou sofrimento físico ou mental. Desta forma estamos contribuindo para que os donos entendam melhor seus amigões e pratiquem a posse responsável eliminando, ou pelo menos diminuindo o máximo possível, a fonte destes sofrimentos e as punições desnecessárias.

    Também estamos atentos para ajudar nossos amigos humanos a conviver melhor com seus semelhantes, já que nem todos gostam de cães, e se sentem prejudicados pelo convívio próximo com nossos adorados peludos.

    Quanto menos área de atrito nós, donos de cães, criarmos ou deixarmos que exista, menores serão as resistências de nossos vizinhos rabugentos (e diga-se de passagem, muitos ficam rabugentos com razão)

  27. A irresponsabilidade na posse dos animais não é privilégio das classes menos favorecidas.Alguns moradores da favela, até procuram amenizar o problema dos animais abandonados,os adotando e levando para a comunidade.

    A aplicação de uma política nacional que vise controlar a superpopulação,implantando leis que especifiquem as responsabilidades do dono, somada a um eficiente trabalho desenvolvido pela vigilância epidemiológica, garantiria uma qualidade de vida á todos.

    A falta de união entre as associações protetoras, clínicas veterinárias e órgãos públicos permitiu que a população canina brasileira ultrapassasse os 5 milhões de animais, limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

    Para controlar o risco de doenças e ataques,o correto é a presença de um cão para cada dez habitantes.

    Na cidade de São Paulo,existe 1,3 milhão de cães, o equivalente a um por oito habitantes.Os Estados do centro-oeste tem a média de dois cães para cada dez pessoas.Os Estados do sul são os únicos adequados a recomendação da OMS.

    Existe um mito que todos os cães devem procriar pelo menos uma vez para que eles permaneçam sempre saudáveis.Na realidade, a fêmea esterilizada reduz a chance de desenvolver câncer de mamas e infecções no útero e os machos de se envolverem em acidentes de trânsito, brigas e mordeduras.

    O macho não castrado torna-se mais violento e propenso ao ataque e a transmissão de doenças contagiosas.

    A cada criança que nasce, nascem 15 cães e 45 gatos.Numa estimativa aproximada, a cadela no prazo de 6 anos gera indiretamente 64 mil filhotes e a gata, em 7 anos gera 420 mil novos seres.O número de animais abandonados, não é maior porque muitos morrem precoscemente.

    Os abrigos não representam a melhor opção e,sim uma forma de armazenar o problema, sem poder nem a curto ou longo prazo encontrar uma solução .

    Adotar um animal exige responsabilidade do dono e um compromisso com a vida deste ser indefeso.O abandono precisa ser encarado como um ato desprezível.O trato dispensado ao animal deveria caracterizar o perfil do caráter da pessoa.Quem o maltratasse deveria ser marginalizado pela sociedade.

    Sómente o idealismo não é suficiente para encontrarmos o melhor caminho.Precisamos agir e cobrar um programa humanitário nas escolas, uma campanha de conscientização para que a população saiba como evitar a procriação e a comercialização indiscriminada de filhotes.

    Os animais não podem pagar com a vida o preço da incoerência humana.No passado, os trouxeram para nossa sociedade e hoje não querem assumir a conseqüência deste ato.Toda posse deve ser responsável.Não ignore teu amigo!

    Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
    A Posse Responsável Dos Animais é Um Compromisso Com A Vida. publicado 17/10/2006 por Vininha F. Carvalho em http://www.webartigos.com

  28. Olá, Pessoal do Pedigree. Vou pegar umas informações dos sites:
    http://www.arcabrasil.org.br/acoes/posse/index.htm

    Esse site da um exemplo de pose responsável de cães e gatos, os animais mais abandonados pelos donos. Em fim…

    Posse Responsável de Cães e Gatos
    Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem-estar desses animais. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz.
    Os projetos pioneiros de controle populacional e conscientização, além dos Congressos e outros eventos desenvolvidos pela ARCA Brasil há mais de 15 anos foram fundamentais para consolidar no país o conceito de Posse Responsável de Cães e Gatos. Com a criação dos Dez Mandamentos, a ARCA mudou a maneira de tratar esses bichos e deu um novo rumo à proteção animal no Brasil.
    Por outro lado, a superpopulação desses animais é um problema vivido pela maioria dos centros urbanos em todo o mundo; em muitos casos, o triste destino desses animais é o abandono e muito sofrimento. Mudar esse quadro é um dos grandes desafios que se apresentam no século XXI.
    Baseado nos Dez Mandamentos, a ARCA Brasil lançou o Teste do Proprietário Responsável de Cães e Gatos. Com ele, quem já tem um animal de estimação – ou aquele que pensa em adotar um –, poderá avaliar se oferece – ou se poderá oferecer – o que um animal precisa para uma vida saudável e feliz.

    • Veja que o site patrocina o seu projeto, pedigree, que adotar é muito melhor que comprar, pois diversos animais que estão abandonados merecem um bom lar com um bom cuidador.

    Pojeto Adotar é tudo de bom
    Com o objetivo de incentivar a adoção responsável e consciente de cães, ao invés da compra ou adoção por impulso, a ARCA Brasil, junto com a PEDIGREE®, lança o projeto adotar é tudo de bom, oferecendo uma nova e verdadeira chance de vida aos cães inscritos no projeto. Veja >>> http://www.arcabrasil.org.br/acoes/adocao/

    Mais informações:
    http://www.apasfa.org/futuro/posse_resp.shtml
    http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/leiseprotecao/posseresponsavel.jhtm
    http://www.webartigos.com/articles/564/1/A-Posse-Responsavel-Dos-Animais-e-Um-Compromisso-Com-A-Vida/pagina1.html

  29. oi pessoal eu gosto muito de animais e eu tenho 2 pássaros e 1 cão alias 2 caos só que um morreu.E as minhas orientações é não bater(judiar) de seu animal,cuidar dar comida,carinho,e se ficar doente leve em algum veterinario e de um bom conforto a ele.
    TCHAU!!!!!

  30. 1. Alimentação:
    A base da saúde de um animal está na sua alimentação, a qual deve ser própria para sua espécie, idade, porte e estado de saúde, além de sua qualidade, que deve ser a melhor possível. Atualmente, a indústria de alimentação animal (pet food) está cada dia mais desenvolvida, o que é resultado das constantes pesquisas nessa área.
    1.1. Alimentação de cães e gatos de acordo com sua idade:
    É muito importante que os animais recebam a ração de acordo com sua idade, ou seja, ração de filhote para os filhotes, de adulto para animais adultos e sênior para os com 7 anos ou mais (formuladas a fim de prevenir doenças cardíacas e urinárias).
    Os cães miniatura (até 3 kg) ficam adultos em média aos 10 meses de idade. Ex.: Pincher, Poodle Micro Toy, etc.
    Os cães de pequeno porte (entre 3 e 10 kg) ficam adultos em média aos 12 meses. Ex.: Dachshund, Maltês, Lhasa Apso, etc.
    Os cães de médio porte (entre 11 e 20 kg) ficam adultos em média aos 15 meses. Ex.: Cocker Spaniel, Fox Terrier Pêlo Duro, etc.
    Os cães de grande porte (entre 21 e 40 kg) ficam adultos por volta dos 18 meses. Ex.: Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor Alemão, etc.
    Os cães gigantes (acima de 40 kg) ficam adultos somente por volta dos 2 anos de idade. Ex.: Dog Alemão, Fila Brasileiro, etc.
    Já no caso dos gatos, estes normalmente ficam adultos aos 12 meses de idade.
    Quando se aproxima a data em que o animal vai se tornar adulto, o proprietário deve fazer a transição para a ração de animais adultos, seguindo as instruções de seu Médico Veterinário (nenhuma mudança alimentar deve ser brusca).
    1.2. Alimentação do cão de acordo com o seu porte:
    Existem rações específicas para cães miniatura e pequeno porte, cães médios, cães grandes e gigantes. É muito importante que se obedeça esse critério pois o mesmo foi desenvolvido após inúmeras pesquisas de nutrição veterinária em várias universidades e centros de pesquisa dessa área. Tais critérios levam em consideração dentição, problemas de saúde e nível de atividade metabólica de cada porte. Ex.: Ração de Cães Miniatura e Pequeno Porte normalmente deve apresentar pellets (croquetes) pequenos, em vista da pequena arcada dentária desses animais e alto nível de energia, devido a seu metabolismo ser bastante acelerado; Ração de Cães de Raças Médias deve ser elaborada com matéria-prima o mais hipoalergênica possível, visto a grande maioria dos cães com hipersensibilidade alimentar serem os de médio porte; Ração de Cães Grandes e Gigantes deve ser sempre elaborada com altos níveis de glicosamina e sulfato de condroitina (protetores articulares), pelo fato de cães desse porte serem os mais freqüentemente atingidos por doenças ortopédicas.
    1.3. Alimentação de cães e gatos de acordo com o estado de saúde:
    Existem rações elaboradas especificamente para auxiliarem no tratamento de determinadas doenças ou estados de saúde. Muitas vezes o Médico Veterinário indica essas rações como um suporte ao tratamento clínico, o que auxilia em muito na recuperação ou manutenção do animal. Ex.: Rações para animais com obesidade, diabetes, doenças urinárias, renais, hepáticas, cardíacas, dermatológicas, intestinais, articulares, ou ainda para animais que estão convalescentes (com doenças infecto-contagiosas, apresentando quadros de anorexia, ou no pós-operatório).
    1.4. Alimentação de qualidade para cães e gatos:
    A alimentação de um pet é um investimento. Animais bem alimentados ficam doentes com menos freqüência e têm mais chances de atingirem uma longevidade.

  31. dar ao animal tudo que ele precisa
    amor
    carinho
    comida
    agua
    passeios
    lucal grande
    onde dormir
    veterinario
    ….
    de tudo o melhor…
    tenho
    5 hamsters
    3 peixes
    2 passarinhas

    e eles sao minha vida…faria faço e farei até o impossivel por eles!

  32. SIGNIFICA QUE VC DEVE TER ALTORIZAÇÃO PARA POSSUI O ANIMAL
    E TAMBÉM CONCORDA NAS NESSECIDADES DO MESMO
    EX:DAR VACINA,DAR BANHO,COMIDA,UM LOCAL ADEQUADO PARA O ANIMAL,ETC…

  33. Gosto muito de animais principalmente cães. Fico muito indiginado com quem compra ou adota algum animal de estimação e não sebe cuidar e aí abandona. Posse responsável de animais é como a própria pergunta diz (responsável). Responsabilidabe de ter tempo para cuidar. Vacinar regularmente, alimentação, dedicação, amor, carinho pois os animais sentem falta disso. Tem gente que que ter um animal de estimação mas não pensa antes se vai poder ter tempo para ele. Tenho muita vontade de ter um Golden Retriever mas como moro em apartamento fica dificil

  34. Posse Responsável – Considerações para quem quer adotar

    Se você pretende ter um bichinho de estimação, precisa pensar em pontos fundamentais.Relacionamos algumas considerações para quem pretende colocar mais um membro na família, lembrando sempre o que diz um dos tópicos da “Declaração Universal dos Direitos dos Animais”: “O Animal que o homem escolher como companheiro nunca deverá ser abandonado”.

  35. Posse Responsável – Considerações para quem quer adotar
    Se você pretende ter um bichinho de estimação, precisa pensar em pontos fundamentais.Relacionamos algumas considerações para quem pretende colocar mais um membro na família, lembrando sempre o que diz um dos tópicos da “Declaração Universal dos Direitos dos Animais”: “O Animal que o homem escolher como companheiro nunca deverá ser abandonado”.
    Cães e Gatos vivem em média 12 anos. Portanto, se você e sua família costumam viajar para lugares onde não se pode levar animais melhor não adotar, a menos que possam contar com pessoas próximas no convívio para que cuidem do animal na sua ausência. Hoteizinhos devem ser evitados, pois na grande maioria deles, o animal fica preso e sem a presença da família, ele pode entrar em depressão. Em último caso, claro que é melhor o hotel, mas certifique-se de que seu animal não ficará confinado.
    Cães sentem tristeza assim como os humanos, principalmente quando estão sozinhos. Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho pra lhe fazer companhia, o gato é o ideal, pois ele é mais auto suficiente, embora também se apegue ao dono. Gatos dormem muitas horas, portanto se adaptam melhor à ausência do dono. Muitas pessoas dizem que o gato gosta da casa mais que do dono. Isso não é verdade. Se o gato for tratado com a mesma afetividade com que tratamos os cães, ele responderá da mesma maneira.
    O ideal é ter sempre mais de um animal, pois um faz companhia para o outro, brincam e não ficam tão dependentes emocionalmente dos donos como ficariam se estivessem sozinhos. Se você optar mesmo por um cão, adote dois de uma vez. Cães e gatos são animais muito sociáveis e tendo outro da mesma espécie no convívio, eles se sentem mais seguros e menos depressivos. A opção cão e gato também é possível. Cães e gatos, ao contrário do que diz a lenda, podem se tornar grandes companheiros.
    Se você mora em apartamento não pense que não pode ter um animal de estimação. A Lei garante a todo o cidadão o direito de ter o animal que escolher para ser seu companheiro, desde que o mesmo não cause prejuízo para os vizinhos. Procure adotar um gato ou um cão adulto, que se adaptam mais facilmente. Converse antes com o síndico e faça um acordo amigável com ele. Clique aqui e saiba mais sobre animais em apartamentos
    Cuidado com o impulso de comprar animais em feiras de filhotes. Inúmeros cães de raça são comprados para serem dados de presente de Natal e depois abandonados no Carnaval, quando a familia resolve viajar e nao tem com quem deixá-los. Diga NÃO às feiras de filhotes. A realidade do nosso País não comporta a venda indiscriminada de animais. Para cada filhote que se compra, muitos morrem na carrocinha ou abandonados nas ruas. E quando você compra, está incentivando a criação de mais filhotes e mais abandonos. Não pense que cães de raça não são abandonados. Visite o site Carrocinha Nunca Mais e veja as fotos de animais mortos nos Centros de Controlde de Zoonoses. Posse responsável começa na ADOÇÃO, não na compra de animais. Se disseram pra você que só os animais de raça são bons companheiros não acredite. O famoso “vira-lata” ou SRD (sem raça definida) é o cão mais versátil que há, além do mais saudável também. Os cruzamentos constantes entre animais com parentesco, o que caracteriza as raças em geral, muitas vezes são responsáveis por doenças congênitas.
    Se o seu filho quer um cão ou um gatinho mas ele ainda é muito pequeno para entender que animais sentem como nós, dê a ele um animal de pelúcia, até que ele esteja maduro para se responsabilizar pelo animal.
    Se você não tem paciência ou tempo para criar um filhote, adote um animal adulto. Há inúmeras vantagens, principalmente se for um cão ou gato abandonado. Esses animais ficam tão estressados por terem que viver nas ruas, vítimas de toda sorte de crueldades, que quando encontram “um cantinho” e amor tornam-se gratos pelo resto de suas vidas. Animais adotados quando adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los a fazer as necessidades no lugar certo. A grande maioria dos animais adultos encontrados, não precisa ser ensinada . Por instinto, por serem adultos e “vividos” eles já sabem que “fora” é o melhor lugar para fazer as necessidades (lavanderia, quintal, ou mesmo na rua, quando levados para passear).
    Se você teve animais por muitos anos, sente falta de uma companhia mas no momento não pode assumir outro bichinho por estar com projetos pendentes ou por qualquer outra razão, você pode hospedar um animal encontrado pela APASFA, até que se encontre um dono definitivo para ele. Não temos asilo e precisamos muito desse tipo de ajuda voluntária. Clique aqui para mais informações

  36. acho que se pelo menos algumas das empresas usarem esse tipo de marketing, nossa o mundo seria outro, quem dera, PRA QUEM nao sabe e queira uma resposta? POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS É VC TER ABSOLUTA CERTEZA DE QUE VC QUER REALMENTE O ANIMAL, COMO FOSSE PENSAR EM TER UM FILHO, SE VC ACEITAR TER UM FILHO, NAO PODE DESISTIR DEPOIS E LARGAR O FILHO NA RUA ( APESAR QUE TEM GENTE QUE É CAPAZ DISSO), EMFIM, O MELHOR É SE PERGUNTAR TENHO COMPETENCIA PARA CRIAR UM ANIMAL?agora pra pessoa super educada que diz divulgar isso de graça deveria aproveitar essa boa oportunidade e explicar melhor,já que sabe…ate divulgam site pra adoção que coisa feia, isso cheira a inveja, coitados dos animais.

  37. Significa cuidar do seu animal com muito carinho e muito amor,sempre dar um bom banho no animal e saber cuidar do animal.Obrigada!
    Ass:Usuário do yahoo!

  38. Eu acho que é adotar e dar mais do que carinho e comida para o animal. É saber que ele é uma vida e deve ser cuidado como tal. Você assume a “paternidade” e não o desampara quando está doente, não o abandona, dedica seu tempo a ele, lhe dá amor. Temos visto muito desamparo aos animais por parte de pessoas que os adotam e depois os jogam na rua como se lixo fosse. Isso é condenável e imoral!! É aí que me dá uma dúvida se realmente quem faz isso é humano… 🙁

Perguntas Relacionadas