Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que são entidades filantrópicas?, se possivel com exemplos!! please! ^^?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Entidade = s. m. 1. Sociedade ou grupo que dirige as atividades de uma classe.
    Filantrópico = s. m. 1. Amor à humanidade. 2. Caridade.

    Filantropia vem do grego φίλος (amor) e άνθρωπος (homem), e significa “amor à humanidade”. O seu antônimo é a misantropia.

    Os donativos a organizacional humanitárias, pessoas, comunidades, ou o trabalho para ajudar os demais, directa ou través de organizações não governamentais sem fins lucrativos, assim como o trabalho voluntário para apoiar instituições que têm o propósito específico de ajudar os seres vivos e melhorar as suas vidas, são considerados actos filantrópicos.

    “História”

    O termo foi criado por Flavio Claudio Juliano (331/332 – 26 de Junho de 363), que foi imperador romano desde 361 até à sua morte.

    Uma das tarefas de Juliano como imperador, foi a de restaurar o paganismo como religião dos romanos, e neste intento, imitou a igreja cristã. Assim criou o termo “filantropía” para concorrer com o termo cristão caridade, que era uma das virtudes da nova religião e que nunca tinha sido parte do paganismo em Roma ou atenas.

    “Visão popular de filantropia”

    A filantropia pode ser vista limitadamente como a ação de doar dinheiro ou outros bens a favor de instituições ou pessoas que desenvolvam atividades de mérito social. É encarada por muitos como uma forma de ajudar e guiar o desenvolvimento e a mudança social, sem recorrer à intervenção estatal, muitas vezes contribuindo por essa via para contrariar ou corrigir as más políticas públicas em matéria social, cultural ou de desenvolvimento científico. Os indivíduos que adoptam esta prática, naturalmente indíviduos que dispõem dos necessários meios econômicos, são em geral denominados por filantropos ou filantropistas. A filantropia é uma das principais fontes de financiamento para as causas humanitárias, culturais e religiosas. Em alguns países a filantropia assume papel relevante no apoio à investigação científica e no financiamento das universidades e instituições acadêmicas.

    Uma falsa filantropia pode ser chamada pela gíria pilantropia.

  2. Entidade filantrópica é uma pessoa jurídica, sem intuito lucrativo, que se destina ao apoio dos mais carentes. Podem ser enidades filantrópicas a fundações, templos de qualquer culto, partidos políticos, entiddes sindicais, associações, entidades culturais e etc. Algumas tem mais visibilidade que outras e, por isso, acabam recebendo mais recursos, mas isso não torna o trabalho da menos conhecidas inferior ao das mais.
    Ex: APAE; Pastoral da Criança; Médicos sem fronteiras

    Bom trabalho a vc!

  3. A Fabiana respondeu bem. Só vou dar mais uma contribuição:
    Sem querer desmerecer o trabalho de quem trabalha em entidades filantrópicas, a filantropia salva muitas vidas, mas o fato é que não consegue resolver o problema porque não vai até a raiz desse problema, enquanto houver gente caridosa, mas ao mesmo tempo que não luta por direitos humanos, os problemas só aumentarão assim como a filantropia. É claro que algumas medidas emergenciais as vezes são necessárias, mas é preciso por outro lado entender que esse trabalho de caridade é de responsabilidade do Estado o qual recolhe nossos empostos. Além disso há muitas entidades que são fachadas, recebem doação de dinheiro e fingem que trabalham quando na verdade estão embolsando tudo.
    Parabéns a todos que fazem caridade, mas por favor tenham os pés no chão e não se deixem alienar.

  4. Qualquer entidade que funciona sem fins lucrativos.

    EX: Fundação de amparo a…….

    Associação do bairro….

    Cooperativa…..

    xau

Perguntas Relacionadas