Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que foi a Revolta do Cangaço?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. O cangaço foi algo q ocorreu no sertão brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados, saqueavam fazendas, não tinham moradia fixa, viviam perambulando pelo sertão, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo, durante a República Velha 1889 a 1930, aconteceram inúmeras revoltas, a maioria delas provocadas por questões políticas, religiosas, misérias, disputas de terras ou pelo poder, as principais revoltas ocorridas nesse período foram: Revolta da Armada/Federalista, Revolta de Canudos, Revolta da Vacina, Contestado, Revolta da Chibata, Revolta de 1930 e Revolta Constitucionalista. Isso foi a revolta do cangaço.

    At+

  2. Cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX até o final da década de 30 (1938, com o exterminio do ultimo bando, o de Lampião). O cangaço tem suas origens na terrivel exclusão social em que vivia os pobres do nordeste, traduzindo-se em fome, miséria, latifúndios, coronelismo, violência, nenhuma perspectiva de vida, etc..o cangaço caracterizava-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, vilarejos e até cidades, saqueavam comboios…mas também serviam aos interesses de fazendeiros, onde alguns deles (chamados de coiteiros) os escondiam das tropas policiais (chamadas de volantes)…em troca, os cangaceiros prestavam serviços tais como assaltar o gado de fazendeiros inimigos, matar desafetos, etc…Os cangaceiros não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.

  3. O cangaço teve origem na ação de grupos armados um tanto quanto independentes uns dos outros, que surgiram no Nordeste brasileiro, usando táticas de guerrilha para vingar crimes contra os membros da família ou amigos. Depois que a vingança era concluída, eles se tornavam foras-da-lei e seguiam praticando crimes para garantir comida e munição, mas terminavam amealhando fortunas com saques.

    Os cangaceiros eram, na sua grande maioria, pessoas de origem humilde que se submetiam à liderança de um chefe que impunha seu próprio conceito de moralidade, honra, justiça. Os bandos perseguiam metas isoladas, às vezes até mesmo brigando entre si, e teve seu auge entre 1922 e 1930, quando espalharam o terror em todo o semi-árido Nordeste e foram perseguidos pelas tropas de sete estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba , Rio Grande do Norte e Ceará.

    Além de profundos conhecedores da caatinga, os cangaceiros contavam com a proteção de chefes políticos que os abrigavam em suas fazendas (coiteiros) e em troca atuavam como jagunços deles, praticando atrocidade contra seus inimigos. O posto de capitão de Virgulino Ferreira da Silva, líder do mais famoso bando, por exemplo, foi dado pelo Padre Cícero com o beneplácito que governo federal, além de elevada soma em dinheiro, na esperança de que estes combatessem a Coluna Prestes. É sabido que Lampião cuidou para que as duas forças jamais se encotrassem. Como conheciam bem a inóspita região, os cangaceiros impunham sucessivas derrotas às volantes, como ficaram conhecidas as forças policiais que os combatiam. Alguns governos ofereciam altas recompensas por informações que levassem à sua captura.

    Segundo os pesquisadores do fenômeno, o banditismo está na origem da colonização no Nordeste brasileiro, uma vez que os pioneiros, financiadas pela Coroa, invadiam o Sertão para eliminar as populações nativas que reagiam à ocupação de suas terras, mas ainda entendem que um outro fator que contribuíu deveras para a proliferação do cangaço: a grande seca que dizimou o Nordeste em 1877, que espalhou pobreza extrema e fome. Milhares de sertanejos sem nenhuma perspectiva de sobrevivência buscavam no cangaço uma forma de sobrevivência. Os exércitos privados, mantidos por coronéis do Nordeste, que possuía a terra desde as Capitanias também não diferiam em nada dos cangaceiros. O cangaço foi um dos momentos mais turbulentos e contraditórios na história do Brasil e muitos vêem os cangaceiros como vítimas da estrema violência que assolava a região.

    O fim do cangaceiros teve início em 1938, quando o bando de Lampião foi abatido na grota de Angico em Sergipe. Mas Corisco, o Diabo Louro, sobreviveu até 1940, e promoveu chacinas contra os que julgava serem responsáveis pela morte de Lampião.

Perguntas Relacionadas