Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que faz o homem se apropria dos recursos naturais?

O que faz o homem se apropria dos recursos naturais?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Boa pergunta, Carlos Pedro!

    Eu costumo listar uma série de atitudes negativas, do ser humano, em relação a natureza…

    Parece repetitivo, mas a cada questionamento ecológico, elas me parecem mais atuais do que nunca…

    Não existem argumentos ou palavras que sufocam esta verdade terrível…

    Lá vai!!!

    Do jeito que as coisas vão o ser humano é o inimigo natural do planeta.

    Onde ele vai causa a destruição.

    Ele chega num ambiente ecológico preservado…

    O primeiro sinal de sua presença são suas fezes flutuando nos rios…

    O segundo sinal de sua presença é cheiro da mata pegando fogo… Fumaça!!!

    O terceiro sinal de sua presença é o desmatamento…

    O quarto sinal de sua presença é a matança dos animais…

    O quinto sinal de sua presença é a estrada aberta na mata…

    O sexto sinal de sua presença é o caminhão passando na estrada…

    O sétimo sinal de sua presença é a extração ilegal da madeira…

    O oitavo sinal de sua presença é o pasto onde havia floresta…

    O nono sinal de sua presença é o gado pastando…

    O décimo sinal de sua presença é o governo regularizando tudo!!!

    O SINAL DE SUA PRESENÇA É O AQUECIMENTO GLOBAL!!!

    Este ciclo vai continuar por gerações e gerações até o fim…

    Perdão pelo pessimismo.

    Boa semana…

    Fui…

  2. Há algumas décadas, parece ter aumentado a preocupação do homem com o meio ambiente ou, melhor, com os recursos naturais disponíveis no planeta. Tais recursos estão permeados por valores que vão além da sua expressão econômica; nisso, a referida preocupação também reflete uma possível perda do controle sobre o natural por parte do homem.
    A grande sociedade industrial tornou-se vítima de suas próprias obras em todo o conjunto de seu espaço e passou, a partir da percepção desse fato, a discutir a situação em questão, tendo em vista que seus arranjos institucionais são baseados no uso cada vez mais intensivo dos recursos naturais, incluindo-se aí a água, resultando em impactos ambientais, seja sobre a superfície ou sobre a atmosfera.
    Muito se fala a respeito da preservação do meio ambiente. Porém, é preciso indagar: o que resta da natureza que ainda possa ser preservado? Numa visão um tanto pessimista, pode-se afirmar que muito pouco. Por isso mesmo parece ser mais apropriada a idéia de recuperação da natureza – levando-se em conta que a natureza original não existe mais.
    Os recursos naturais são, na verdade, sociais. Se forem verdadeiramente naturais, então não são recursos, já que se tornam recursos a partir do momento em que o homem se apropria deles e passa a fazer algum tipo de uso. Desta forma, a questão ambiental é natural, mas também social, econômica e, principalmente, ideológica, o que a faz, então, mais complexa do que se imagina.
    Nesse sentido, por meio deste texto pretende-se provocar algumas reflexões não simplesmente a respeito do meio ambiente e de sua importância, mas, principalmente, sobre a visão que tem dominado a mídia e os centros de pesquisa mundiais no tocante a algumas questões como o uso da água, o aquecimento global e o papel do homem na degradação do planeta.
    Para isso, outras perguntas devem ser aqui lançadas. Será que a Terra está mesmo passando por mudanças tão radicais quanto se imagina? Caso essas mudanças estejam ocorrendo, pode-se mesmo atribuir ao homem toda a responsabilidade por elas? Será o homem tão grandioso a ponto de modificar toda a dinâmica do planeta, a começar pelo Ciclo da Água e pela atmosfera?

    RESUMO!
    A influência do homem sobre a natureza e, em especial, sobre o clima da Terra é mais limitada do que se pode imaginar. O papel da humanidade sobre o clima pode ter reflexos em escala local ou regional, mas dificilmente isso se expande para o nível global. Contudo, a discussão ecológica é válida para alertar que o problema ambiental é sério, e não porque causará mudanças climáticas, mas sim porque mais pessoas sofrem a cada dia com os impactos dos fenômenos naturais sobre o ambiente construído e, assim, é preciso agir localmente.
    A idéia de controlar a natureza acaba atribuindo a ela um valor econômico, que está relacionado à escala de valores estabelecida pela sociedade para os bens que antes eram chamados de naturais. Isso faz com que as teorias alarmistas recebam mais atenção porque, em geral, são oriundas dos países desenvolvidos e acabam, muitas vezes, tornando os recursos naturais ainda mais valorizados.
    A visão de natureza que o homem contemporâneo traz consigo está longe de ser a ideal e atende exclusivamente aos interesses do modelo de desenvolvimento capitalista que se conhece. Em verdade, a natureza não é opressora, mas é utilizada para oprimir, já que aqueles que detêm o poder fazem com que os demais se sintam reféns da necessidade de conservar e acabem pagando um preço por isso.
    Uma mudança na maneira como a humanidade se apropria do meio ambiente e de seus recursos passa por modificações nas concepções de toda a sociedade. Uma nova visão do mundo deve corresponder a uma nova visão do homem, a uma nova visão social, na qual cada um se sinta parte dos problemas que podem estar afetando a sobrevivência da raça humana.

  3. DOIS MOTIVOS SIMPLES:

    I Quem ele é = O único animal racional, portanto dono do planeta e por isso tem prioridade sobre o uso dos recursos naturais em detrimento das demais espécies…

    II O modo como habita (explora) a natureza = Dentre as espécies animais o homem é a única que optou pela exploração que extermina os recursos naturais, a exploração não apenas pela sobrevivência, mas para seu enriquecimento e aqui ele se prevalece não apenas sobre as demais espécies… como principalmente sobre os demais da própria raça humana…

  4. O Homem é o único animal capaz de intimidar e matar todos os outros seres do planeta, por isso, tem prioridade sobre o uso dos recursos naturais.
    Com essa identidade instintiva o Homem assume o papel de um ectopasita facultativo, ou seja, ataca a parte externa do hospedeiro (Terra) sem a preocupação de exterminá-lo.
    Por isso o nome mais apropriado para o Homem é ECOPARASITA FACULTATIVO.

Perguntas Relacionadas