Categorias
Répteis

o que eu faço para minha jabota botar os ovos no lugar certo !!?

Hoje, estava em meu quintal, e encontrei minha jabota colocando ovos no viveiro que não tem mais teto !, daí deixei lá com mais 1 hora eu fui lá o buraquinho estava do mesmo tamanho, ai eu fui tirei e percebi que tinha uma pedra daquelas duras estava muinto ruim, para tirar (ela era grande), diante de uns 4 cm, ai eu peguei terra do mesmo que tinha lá juntei e coloquei e botei alguns blocos ao redor para ficar certo o lugar, quando fui olhar ella ela tava doida para botar os ovos daí incrementei mais de terra para cima uns 3 cm, para ficar mais longe da pedra ,,, porr que eu botava em outro lugar ella não queria só queria lá, aii foi o jeito respeitar o gosto de lugar della !!
daí botei lá terra boa e ela correu pra lá e continuou cavando, ficou lá e vou deixar passar a noite !!
ee vooçs pessoal o qee vooçs acham ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ?

3 respostas em “o que eu faço para minha jabota botar os ovos no lugar certo !!?”

retirado de site saude animal

Se você vivem em uma região fria, não foi uma boa idéia enterrar os ovos, pois se eles não forem submetidos a uma temperatura média de pelo menos 27ºC, não serão fecundados. O ideal é que logo após a postura os ovos seja colocados em uma incubadora que pode ser feita com um aquário, contendo uma lâmina de água de 8cm e tendo uns 2cm acima desta lâmina uma tela na qual devem ser colocados os ovos. A água então deve estar permanentemente aquecida a 28ºC e a incubadora deve estar fechada, podendo ser mesmo um plástico cobrindo o aquário, mas bem fixo com uma fita adesiva. Nessa condições, se os ovos estiverem fecundado, os filhotes devem nascer em torno de 6 meses. Quanto a movimentar os ovos, de fato, os ovos dos jabutis não devem ser virados, pois por não possuírem os mesmos mecanismos de proteção interna existentes nos ovos das aves, fatalmente o embrião pode sofrer danos mecânicos.
Ainda, também para que tenha sucesso incubando ovos de jabutis, é importante a existência de bons machos, pois é muito comum que as fêmeas realizem posturas com ovos não fecundados.
Espero ter podido auxiliá-la. Boa sorte!

Luiz Roberto Francisco – Diretor do Zoológico de Curitiba

http://www.saudeanimal.com.br/c302.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *