Categorias
Cavalos

o que eu faço para curar a broca?

a broca no casco do cavalo eu queria saber como matar a broca cam que remedio me disseram que é com iodo e queria saber mais como se cura e tambem queria saber se a ferradura agrava a broca

7 respostas em “o que eu faço para curar a broca?”

A ferradura não agrava, mas abafa mais, o bom é casquear, e deixar desferrado mesmo, ver se consegue abrir a broca e poe diariamente um produto a base de iodo(iodofhor ou biocid). A broca ocorre muito em cavalos que ficam em banhado ou cocheira molhada com muita urina, além de que é importante limpar o casco pelo menos 2xs por semana a capricho para prevenir!

Você diz que seu cavalo tem “broca”, existem alguns diagnósticos diferenciais além de estágios diferentes da “broca”, PROVAVELMENTE ele tem uma pododermatite, mas por aqui não é possível confirmar isso e muito menos a origem dessa possível pododermatite.

Como não tem como saber o que o seu cavalo tem, o melhor seria não colocar a ferradura, faça o casqueamento e mantenha o casco dele limpo. Limpe todos os dias com Iodo a 10% ou Líquido de Dakin (como já foi sugerido), a vantagem do Iodo é que vc tem certeza de que a medicação foi aplicada naquele dia, por causa da coloração. Se for deixar pra alguém fazer, é uma maneira eficaz de verificar a limpeza diária. Já que não se tem certeza da doença que afeta o casco, então não coloque ferradura, deixe o animal com o casco limpo em um lugar que suje menos, por exemplo, se vc puder tirar o cavalo do pasto e colocar em baia, pelo menos nos dias em que o chão estiver molhado, seria melhor.

Como não se sabe qual a doença e nem o estágio da doença (pode ser que mesmo sendo “broca”, já seja profunda) chame um veterinário de equinos para verificar e fazer/indicar o tratamento adequado. Tome cuidado, se vc deixar essas afecções de casco evoluirem e afetarem a falange seu animal pode ter uma Laminite, aí complica o tratamento e o tempo de recuperação é maior, além do risco de perder o cavalo por conta da Laminite.

olha pra matar a broca é bom colocar lã depois derrame querosene lá no riu grande meu pai colocava pólvora no buraco da broca e acendia depois ponhava iodo o cavalo estava curado em 2 dias é muito eficaz mas procure um veterinário ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *