Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

o que eh um mestrado?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Mestrado é a especialização em determinada área da graduação, tornando-o um Mestre daquilo: Mestre em Linguística, Mestre em odontologia etc…
    Dura em média 2 anos e é preciso apresentar um projeto de final de curso. De acordo com seu empenho na graduação, vc não precisa pagar o mestrado e ainda pode ganhar uma bolsa científica (varia o valor).

    Informações detalhadas: http://www.universia.com.br/posuniversitario/materia.jsp?materia=15114

  2. A resposta anterior está correta. O mestrado é um tipo de especialiação (está faltando uma letra no meu teclado) numa dedterminada área. Em faculdades públicas vc precisa ter um curriculo, faer provas, saber inglês (pelo menos o instrumental) e ter um projeto de pesquisa p/ desenvolver durante o mestrado. se vc passar nas provas e seu projeto for aprovado, vc ganha uma bolsa de estudos (aqui em londrina, pr é de aproximadamente 800 reais).
    No mestrado vc tem os créditos (aulas q vc precisa frequentas) e tempo p/desenvolver sua pesquisa, claro q terás um orientador. Ao final escreverás uma dissertação sobre o assunto. Em faculdades públicas, vc tem de apresentar, defender sua dissertação para uma banca de doutores e mestres.
    Pode demorar de 2 a 3 anos, depende de vc.
    Além de se aprimorar no assunto escolhido, vc poderá lecionar em faculdades possuindo mestrado.,

  3. O papel do Mestrado é transformar você num mestre. A defesa da tese é apenas um formalismo (importante) para comprovar o fato perante a comunidade científica. Infelizmente, ocorre, mais freqüentemente do que seria desejável, um aluno defender uma tese de mestrado e receber o diploma sem ser mestre. Ocorre também o contrário: um aluno já ser mestre quando inicia o programa de mestrado, mas não tendo o diploma para comprovar o fato.

    Por que falamos disso? Em primeiro lugar, porque queremos passar nossa idéia sobre o que é um mestre: é alguém que consegue resolver problemas não triviais sozinho, buscando e avaliando caminhos promissores, e produzindo um resultado que possa sofrer o olhar crítico dos especialistas. Visto desse ângulo, achamos que entenderão o parágrafo anterior: há quem saiba fazer isso ao iniciar mestrado e há quem não o saiba, mesmo depois de defender a tese.

    Em segundo lugar, queremos desfazer uma idéia que a maioria dos alunos tem sobre o mestrado. Não é o objetivo do mestrado transformá-lo num expert em alguma área de informática (por exemplo, redes de computadores ou gerência de redes). Repetimos: não é isso o objetivo do mestrado. Você vai acabar sabendo um bocado de coisas sobre a área que você escolher para desenvolver seu trabalho de tese, não há dúvida. Você pode até se tornar expert nessa área. Porém, ser um mestre não é apenas (nem principalmente) isso. É ser capaz de atacar outros problemas quaisquer e chegar a bom termo. Seu assunto de tese é apenas um “estudo de caso” para comprovar que você é capaz de desenvolver um trabalho não trivial de forma independente. Amanhã, serão outros os problemas a resolver e você certamente não deveria precisar defender outra tese para se habilitar, não acha? Lembre disso: você quer se tornar um mestre e não um especialista em, digamos, gerência de redes.

    O Papel do Orientando

    Falamos acima de transformação em mestre. Lembre que quem vai efetuar essa transformação é você. O esforço é seu.

    Aqui vai uma lista do que consideramos seu papel, como aluno. Pense nos itens à luz do que falamos até agora.

    Seja franco. Se tem um pepino, converse com seu Orientador. O Orientador também deverá ser franco. É uma boa forma de encurtar o tempo total empregado no trabalho.
    Chegue preparado para as discussões. Se você não está preparado, faça seu trabalho de casa primeiro e venha conversar. Isso não quer dizer que você deve tirar todas suas dúvidas sozinho. O Orientador está aqui para tirar dúvidas. É uma questão de medida. Não tenha medo de falar com ele, mas tente ser um mestre primeiro: o objetivo todo é esse. Então procure soluções possíveis, papers, referências e não desista na primeira leitura. Você não pode exigir do seu orientador que ele faça seu trabalho (ele já é mestre, presumivelmente …). Você faz. Ele pode orientar e ajudar.
    Aprenda a usar a danada da crase! Ler coisas suas cheias de erros de português nos deixa de mau humor e você não quer isso, não é … ? Um errinho aqui acolá se perdoa, ninguém é perfeito.
    Saiba ler inglês perfeitamente. Na informática, não tem outro jeito. Ponto final.
    Siga o cronograma estabelecido. Você é quem mais vai ganhar com isso. Seu cronograma de trabalho será sempre negociado entre você e o Orientador, nunca imposto por ele. Ele pode fazer uma pressãozinha mas nunca aceite um cronograma que você não ache factível. Uma vez negociado o cronograma, cumpra-o. Se você ver que não vai cumprir e sua consciência estiver limpa quanto ao esforço desprendido, rediscuta com ele o cronograma. Às vezes, a gente erra mesmo nas estimativas de tempo.
    Avise seu Orientador se você se ausentar mais do que alguns dias. Basta um mail. Se sumir um ou dois dias, ele não precisa saber. Se você se ausentar um mês, certamente ele vai querer saber.
    Apareça às reuniões acertadas. Respeite o tempo do Orientador . Ele deve respeitar o seu. Se você não puder aparecer, não tem problema: avise-o antes.
    Apresentar seminários públicos periódicos sobre seu trabalho. Pelo menos um a cada 3-4 meses. Isso ajuda a manter as coisas sob controle e ajuda a transformar outras pessoas (os ouvintes) em mestres melhores.
    Assista aos seminários dos outros alunos. Vamos transformá-lo num mestre, certo? Assistir a seminários da sua área é obrigatório. Seminários de outras áreas podem ser altamente interessantes também. Abra seus horizontes … Não queremos que você seja mestre no assunto de sua tese apenas. Aliás, isso furaria a definição de mestre dada acima!
    Escrever e publicar pelo menos 1 artigo. Isto é muito bom e estimulante para você. Também é bom para nossos CVs …
    Fazer trabalhos adicionais (não relacionados com sua tese). Não devemos exagerar nisso mas estaremos pedindo alguns trabalhos adicionais (apostilas, seminários, home pages, etc.). Se você achar que estamos exagerando, siga o primeiro item acima.

Perguntas Relacionadas