Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que é uma potência ambiental?

Quando se fala ´´este pais é uma potencia ambiental´´ O QUE ISSO QUER DIZER ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Que ele tem muitas reservas ambientais ou que tem políticas ambientas ecologicamente corretas.

  2. Potência ambiental uma grande potência de ambiente ou seja um pais com muitas florestas bosques e vegetação como o brasil que por ter a maior floresta do mundo (Amazônia) é uma potência ambiental e geralmente os países com potência ambiental praticam o eco turismo (turismo ecológico) só o Brasil que pratica muito pouco pois é burro porque da muito dinheiro

  3. Brasil, uma potência ambiental

    O Brasil é um país assentado sobre uma dolorosa contradição: de um lado, a maioria da população é assolada por diferentes níveis de pobreza; por outro, as riquezas naturais de seu território conferem ao país a perspectiva de uma futura potência eco-econômica. O tamanho do Brasil é comparável ao de um continente e praticamente todo tipo de condição ecológica favorável ao desenvolvimento da vida existe ao longo de sua geografia. Um exemplo disso são os diferentes ciclos de exploração pelos quais o país passou ao longo dos séculos: madeira, cana-de-açúcar, café, borracha, ouro, leite e cacau, só para citar alguns dos maiores. Mesmo com o desgaste de cada uma dessas atividades, o Brasil continua reservando dotes naturais invejáveis. Mais que isso: com uma análise apurada sob a ótica dos econegócios, faz muito sentido a afirmação de que este é “o país do futuro”.
    De acordo com especialistas, se forem levados em consideração os recursos naturais e o potencial de seu uso sustentável, o Brasil tem hoje a solução para alguns dos principais problemas que já começam a afligir a humanidade em virtude do uso desordenado do meio ambiente:

    ÁGUA DOCE: a Bacia Amazônica é uma das maiores do mundo. Além dela, existem pelo menos outras nove bacias menores espalhadas pelo território, que concentram grandes volumes de água – e grande potencial hidrelétrico. Abaixo da superfície há o Aqüífero Guarani, a maior reserva de águas subterrâneas do mundo, cuja maior porção está em território brasileiro. O país detém cerca de 15% do total da água doce do planeta.

    ENERGIA: antes mesmo das preocupações com o acúmulo de gases na atmosfera, boa parte da energia consumida no Brasil já era não poluente. Ainda que haja uso de petróleo e gás natural, as usinas hidrelétricas e a biomassa correspondem a cerca da metade do consumo energético brasileiro, o que coloca o país um passo à frente na corrida pela supressão dos combustíveis fósseis. Há ainda grande potencial para a produção de energias eólica e solar.

    BIODIVERSIDADE: o desenvolvimento de tecnologias e materiais orgânicos/biodegradáveis depende da disponibilidade de organismos vivos para pesquisa e manipulação. Os ecossistemas brasileiros reservam grande variedade de espécies da fauna, flora e microorganismos, havendo ainda muitos outros a serem descobertos. É um campo vasto para a pesquisa da indústria farmacêutica e de métodos de cura alternativos.

    Esta é uma visão geral, apenas a ponta do iceberg com relação ao que pode ser feito no país em direção a um modelo de crescimento sustentável, produzindo riqueza, convertida também em benefícios sociais. “Além do aproveitamento dos recursos naturais oriundos do aproveitamento direto da fauna e flora, existem outras alternativas indiretas de aproveitamento desses recursos, como o ecoturismo e o turismo de aventura”, comenta Milene Castellen, pesquisadora da Embrapa na Bahia. Outro caminho, apontado por Miguel Calmon, que atua no Programa de Conservação para Floresta Atlântica da TNC (The Nature Conservancy), está na economia em torno da preservação: “Ainda temos o potencial dos projetos de restauração gerarem emprego e renda local através de coleta de sementes, produção de mudas, plantio e manutenção de área. Ou seja, o conceito de pagamento por serviços ambientais é uma das grandes oportunidades para proteger o que existe, restaurar áreas degradadas e conectar os remanescentes existentes”.
    Porém, para que as previsões otimistas se concretizem e o Brasil possa de fato tornar-se uma potência em econegócios, é preciso que haja imediatamente uma guinada nos modos produtivos na indústria, no setor agrícola, na mentalidade dos empreendedores e nas políticas para utilização dos recursos ambientais.

    by Thomas Edison

Perguntas Relacionadas