Categorias
Répteis

o que e preciso para se ter uma iguana?

galera ajuda ai por favor.
e q eu to afim de comprar uma iguana e eu queria q vcs me dicessem o q e preciso para se ter uma,se precisa ter lisseça , como se monta o terrario, o q elas comem ,como se cuida etc.
eu gostaria q vcs me dessem o maximo de informação possivel pior favor

3 respostas em “o que e preciso para se ter uma iguana?”

TUDO AI ESPERO TE AJUDAR

Ficha Técnica

Para garantir as melhores condições ao Iguana Verde é fundamental oferecer um ambiente que combine temperatura, umidade, luz, alimentação e espaço físico.

Terrário
O Iguana nasce medindo de 15cm a 25cm e pode chegar até 2m. Para os jovens o terrário deve ter, no mínimo, 1m x 0,40m x 0,40m (comprimento x altura x largura). Já os adultos de porte médio (com 1m a 1,20m) precisam de um um terrário com 1,8m x 1,5m x 0,60m, espaço suficiente para abrigar um casal. Para os Iguanas que atingirem, excepcionalmente, entre 1,80 e 2m, deverá ter o dobro do tamanho: 3m x 3m x 1m. O terrário pode ser feito em casa, de madeira a parede do fundo, a tampa e as duas laterais (abrir cortes para a circulação do ar, um em cima e outro embaixo, em cada parede lateral). A parede da frente é de vidro, para visualização. As lâmpadas ficam presas na tampa e uma tela tipo colméia de acrílico ajuda a não filtrar os raios de luz e evita que o Iguana se queime encostando nelas. Outra opção é usar um aquário, tampado com tela com vãos de 1cm ou do tipo colméia de acrílico, para ventilação, com a calha de lâmpadas por cima.

Decoração
No interior do terrário uma estrutura vegetal (galhos e troncos), e um pouco de terra e pedrinhas no chão, que podem ser substituídas por litter (cacto ou casca de árvore moída, à venda nas pet shops) e carpetes atóxicos, mais absorventes.

Iluminação
Se o terrário tem menos de 50cm de largura, usar uma só lâmpada, a de tipo UV-B específica para répteis, que ajuda a sintetizar o cálcio e a vitamina D3 nas reações metabólicas, indispensáveis para a sobrevivência. Com mais de 50cm, o ideal é ter também a de tipo UV-A, que ajuda a manter a pele em boas condições. Para 1m de largura, colocar três lâmpadas: duas UV-B e uma UV-A.

Temperatura
O ideal é que o terrário tenha ao redor de 29·C durante o dia e 22·C à noite, para reproduzir o ambiente típico do Iguana. O controle da temperatura é feito com um termômetro no terrário. É influenciado pelo aquecimento das lâmpadas, a rocha aquecida, o aquecedor com termostato e a temperatura externa.

Aquecimento
O Iguana precisa de uma fonte de calor, obtida através de aquecedores de cerâmica, rochas ou placas aquecidas, ligadas ininterruptamente.

Umidade
Controla-se com um hidrômetro, em geral acoplado ao termômetro. Deve ficar entre 70 e 80%. Para aumentá-la oferece-se água em uma vasilha que serve para o Iguana resfriar-se quando a temperatura corporal ficar muito alta e para manter a umidade relativa do ar. Outra forma de umedecer o ambiente é borrifando água no terrário duas vezes ao dia ou conforme necessário.

Quando pôr o Iguana no terrário
Quando a temperatura ambiente está menor que 22·C. Abaixo dessa temperatura, o Iguana pode ter pneumonia e morrer. Com temperatura acima de 28·C, pode ficar fora do terrário por alguns dias.

Alimentação
Há rações importadas. Não tendo a ração específica, dar frutas, legumes e verduras cruas, principalmente as de tonalidade mais escura, flores, como hibiscos, rosas e mel, complementando com proteína animal (pequenos insetos, principalmente grilos e baratas, ração para gatos à base de proteína animal e ração para peixes à base de vegetais) na proporção de 30% para Iguanas filhotes (até 2 anos, em média) e subadultas (de 2 a 4 anos) e menos de 5% para as adultas (acima de 4 anos). Dar comida duas vezes por dia. Os restos de alimentos devem ser retirados ao primeiro sinal de deterioração.

Complemento vitamínico
Para repor eventuais carências alimentares é fundamental dar, diariamente, um complemento vitamínico. Disponível em pet shops como “vitamina para réptil herbívoro”, contém Cálcio e Fósforo na proporção de 2 para 1, além das vitaminas A, B, B12, C, D e D3. Em pó, deve ser misturado às refeições.

Reprodução
O sexo do Iguana é de difícil constatação para o leigo. Um especialista pode descobri-lo visualmente, quando adulto (a partir dos quatro anos) pelos poros femorais (estruturas na parte interna das coxas das patas posteriores), bem maiores e mais visíveis nos machos do que nas fêmeas. Ou então é preciso fazer um exame com instrumentos chamados sexadores – pode ser feito inclusive em filhotes. A reprodução do Iguana Verde, em cativeiro, é considerada fácil. A fêmea entra no período fértil cerca de dois meses antes do verão e o acasalamento é normal, como o dos cães, por exemplo. O macho pode morder a nuca da parceira durante a cópula, chegando a provocar sangramento, o que é normal. A fêmea abandona os ovos, em média 25, que eclodem entre 60 e 85 dias depois. Se os pais forem mansos, os filhotes podem ser mantidos com eles, desde que haja espaço para toda a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *