Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

o que é instalação na ate contemporânea?

o que é instalação na ate contemporânea?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Instalação é tudo que não é escultura e que não cabe num quadro.
    O cara vai pintar, derruba a lata de tinta num tapete, vai limpar, o pano fica grudado, como o pé da cadeira que a tinta já transformou numa ilha. Aí o desesperado tenta esconder toda a caca com serragem de madeira, ela vai absorvendo a tinta e ficando colorida…
    Aí o “artista” leva o tapete com tinta, cadeira, serragem, tudo pro museu e chama de instalação. Sacou?

  2. NSTALAÇÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA

    Instalação é um lugar. A sala ou um outro espaço onde o artista realiza o trabalho é também tratado como um material. O espaço é incorporado ao conceito do trabalho. Este espaço pode ser construído, delimitando áreas dentro de outro espaço, como por exemplo, em museus ou em eventos que geralmente se realizam em grandes prédios com características de pavilhões. Mas na maioria das vezes, o artista se apropria de uma sala já existente que será transformada por seu trabalho. Espaços externos também são apropriados e transformados em instalações que repensam o espaço real. Mas em todas as situações o que se deve ter em conta é que um espaço está sendo apropriado e que se está pensando um lugar que será habitado pelo corpo em movimento.

    A instalação remete à escultura ou à arte objetou pelo uso do espaço tridimensional, mas deles se distingue bastante. Isto porque o corpo do espectador de uma escultura apreende suas possibilidades numa dinâmica sujeito/objeto/espaço/tempo sem penetrar no interior da área ocupada pela escultura. Exceções podem ser pensadas nas esculturas em grandes dimensões encontradas, sobretudo em espaços públicos. A escultura usa o espaço tridimensional, mas raramente oferece um espaço para ser habitado, numa relação de se estar dentro ou fora. Portanto, a instalação expande as questões da escultura. Não se trata somente de ocupar uma determinada área do espaço como as peças escultóricas, mas de se apropriar de uma arquitetura chamando a atenção para o lugar que é transformado. O grande cubo que envolve o corpo do visitante é manipulado para se tornar um espaço de experiências estéticas.

    O conceito de instalação está ligado ao conceito de caixa ou cubo. Há quatro partes que fecham um espaço. É um lugar onde se entra com o corpo e que nunca poderá ser fruído na totalidade de suas relações espaciais e temporais de uma só vez. Dentro de uma caixa pode-se andar, retornar, mas sempre se faz uma montagem de momentos já vividos durante os percursos para que se construa na mente o todo da obra. É criado um todo pelas relações espaciais entre os objetos numa relação com o espaço arquitetônico, e o participante é obrigado a ver a si próprio como parte da situação criada. Ele está envolvido numa experiência perceptiva nova, de corpo inteiro.

    As instalações se caracterizam por apresentar a sala como a quarta dimensão. Todas as situações trabalham o conceito de espaço como se integrando ao conceito do trabalho. Interessam os limites onde o corpo se movimenta.

    No ambiente de instalações, é sempre exigida a participação direta do espectador na exploração do espaço da sala pelo deslocamento de seu corpo entre os dispositivos, numa espécie de “presença cênica”.

Perguntas Relacionadas