Categorias
Gatos

O q fazer c/ meu persinha + mais velho: o vet diz q está com “comedos”?

Levei-o a vet achando que era um tipo de fungo, ácaro, sarna, etc. Ela raspou olhou no microscópio e concluiu que era larva de micium. Quase morri, só de pensar EU tive uma crise de coceira (psicologica). Até comprei remédios para mim, rs. O fato é que ela o medicou (e aos outros apenas por controle – temos 4 persas) por 3 semanas mas os tais pontinhos pretos do mais velho que estava bem infestado, e começavam no meio da cauda e iam até o meio das costas seguindo as vértebras, nao sumiram… Entao levei a outro vet. que raspou e mandou pro laboratório que disse que nao eram micuins, nem ácaros, nem fungos e o vet. concluiu que eram comedos (que sao ácaros) e que ele tinha que tomar banhos de 15 minutos com um shampoo especial, uma vez por semana. E nao gostei muito dessa soluçao. Os 4 persas sao castrados e ficaram com isso após terem tomados uns 4 banhos a cada 25 dias (verao quente) e o groomer ter usado um talco jonhson. Entao como nunca tiveram isso, conclui que foram os banhos excessivos que causaram isso em um deles em especial que tem a pelagem mais fechada que os demais. Os outros gatos tiveram apenas um ou outro pontinho preto, e tomaram remédios somente para evitar (caso fosse algo tipo sarna, micuin, fungo) mas nao estavam infestados como o mais velho. A minha dúvida entretanto é que os tais “comedos” que ele diz que sao “cravos” nao estao mais fixos na pele ou raiz dos pelos, eles estao se desgrudando da pele e ficam soltos no pelo, parecendo sujeirinha… principalmente qdo a gente escova…ainda tem na pelo que perdeu um pouco de pelo e estou desconfiada que talvez esse excesso de banho e ainda deixar o bichinho 15 minutos molhado com o shampoo agindo nao vai ser o melhor tratamento para ele. Perguntei se tinha uma loçao mas o vet nao me disse, insistindo no banho. E o banho de 15 minutos pode sarar os comedos e causar outros danos a saúde do meu bebezao de 05 anos que sempre foi saudável.
O que fazer? Alguém já passou por isso? Podem me ajudar?

6 respostas em “O q fazer c/ meu persinha + mais velho: o vet diz q está com “comedos”?”

Oi, Maria!

Viu, na verdade, acho q vc deve seguir a orientação do vet. O q dá problema não é o banho e sim não secar direito o gatinho. Aplique, deixe os minutos, enxague bem e seque mto mto mto bem o gatinho.

Meu gatinho persa já pegou micose e outros problemas de pele (fungos), e o que agravava a situação era ele tomar banho na pet e o pessoal não secar direito… Tinha vezes q só para garantir qdo ele voltava da pet eu colocava o secador nele por mais uns 20 minutos… Agora faz tempo q ele tá bonzinho e ele toma banho num salaozinho de beleza para gatos q é ótimo…

acho q omelhor a ser feito é vc cortat um pouco o pelo do gato, pois isso vai a ajudar a manter a higiene no local , passe o shampoo e seque o animal , mas olhe converse nos aviarios e em outros veterinários pois as vezes eles tem outros remédios q são melhores p o animal e qto mas velho o animal ele fica mas vuneravel….mas não se preocupe minha irmã fez oq eu te falei cortou opelo p q fica melhor p ver a pele do animal até mesmo p aplicar pomadas e remédios pois não fiq com dó pelo cresce rapido

Se vc está em duvida sobre o diagnóstico e procedimentos leve a outro veterinário ou entre em contato,via telefone, email, ou mesmo vá até um gatil e converse com com donos. Eles tem muita experiência no assunto. Na net tem endereços em todos os estados. Podem te ajudar indicando um veterinario especialista em gatos.
Se fosse meu gato mandaria tosar os pelos até ele estar curado, depois é claro, de me sentir segura quanto ao diagnóstico. Os pelos longos dos persas nos impedem de ver o progresso de tratamentos ou mesmo aparecimento de doenças na pele.. tosando tudo fica mais facil, inclusive dar banhos mais constantes. Depois que ele sarar vc deixa o pelo crescer outra vez…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *