Categorias
Gatos

O banho pode ter dado febre na minha gatinha?

Por favor, veterinários, me socorram!

Tenho uma gatinha de 4 meses. Fui viajar quarta-feira passada e ela ficou em casa (uma pessoa vinha em casa todos os dias tirar o cocô, trocar a água e colocar ração). Quando voltei (ontem) fui informada que ela quase não comeu, exceto na presença da tratadora e tomou pouca água.

Achamos que ela estava “normal”, mas notamos que ela não estava comendo ou bebendo água, exceto quando nós a levávamos até a vasilha e esperávamos. Ela também tinha se sujado um bocado, então resolvemos dar um banho em casa mesmo. Colocamos um pouco de sabonete líquido (Protex Aveia) em uma bacia com água, depois enxaguamos bem e secamos ao secador.

Hoje, ao chegarmos do trabalho, notamos que ela estava bastante quente e meio desanimada. Não quis nem brincar com a bolinha que ela adora. Colocamos um termômetro comum em contato com a pele dela e a temperatura foi de 40,5°.

Será que ela está assim por causa da solidão? Ou sabonete líquido pode ter feito mal a ela? É preocupante?

Li, no “doctor Google”, que alguns sabonetes têm hexaclorofeno e que esta substância pode fazer muito mal aos gatos… não consegui identificar esse componente na fórmula do Protex, mesmo assim estou preocupadíssima! Por favor, me ajudem. São 20:24h e não há como levá-la ao vet agora, a menos que seja algo sério (para incomodá-lo em casa).

8 respostas em “O banho pode ter dado febre na minha gatinha?”

Amiga,

Sou acadêmico de Medicina Veterinária,e RECOMENDO que você a leve SIM ao veterinário pois se houve uma hipersensibilidade por esse determinado produto que você usou,ele deve te receitar um anti-térmico adequado para felinos (sõa bem mais sensíveis,precisam de um tratamento diferente de um cão)

SÓ USE EM FELINOS,PRODUTOS PRÓPRIOS E HIPOALERGÊNICOS POIS ELES SÃO ANIMAIS BEM SENSÍVEIS,E MERECEM ATENÇÃO ESPECIAL!!!

OBS: Quando for aferir a temperatura,o unico modo de saber com precisão é o meio RETAL,outros métodos podem dar resultados enganosos,então,se não souber como fazer,peça ao seu Veterinário que ele deve te auxiliar

Tutti pode ser depressão, pq quando vc vijou ela ficou sozinha não tinha ninguém q ela conhecia por perto, e pode ser q a pessoa q estava indo cuidar dela nao a tratasse do mesmo modo q vc, nao estou dizendo q essa pessoa maltratava nem nada, estou dizendo q talvez ela estivesse sentindo muitas saudades d vc ou pode ser q ela tenha se resfriado qdo vc deu banho nela.Meu conselho é q vc tente faze-la beber agua e comer, mas sem obriga-la, ajuda se vc mante-la num lugar mais quente, pois os gatos sao muito frientos e com febre sao ainda mais, se ela nao ficar mais alegre o meu conselho e q a leve a um veterinario e veja o q ele recomenda.
Espero ter ajudado.

Pode ser que ela estivesse com alguma virose já encubada, pode ser reação alérgica a algum componente do sabonete (embora seja de boa marca, é de uso humano), pode ser que ela tenha sentindo a sua falta, enfim… febre, como disse o rapaz acima, somente é para ser medida no reto do animal e não pela pele.
E febre é sempre sinal de infecção.
Leve ao veterinario.

Acho q se ela jah estava meio quieta naum deveria ter dado banho nela
e o termometro pra dar a temperatura exata tem q ser colokdo no anus do animal
isso mesmo, a temperatura eh anal mesmo
se naum pode dar errado
mas se soh de pegar nela ela tah quente
ela tah com alguma coisa sim
veja se naum esta com gripe
se o nariz dela tah quente e escorrendo algo eh gripe mesmo
e avançada
atos pequenos qdo os donos saem adoecem mesmo
pode ser saldade ou solidaum
mais pode ser uma virose
eh bom leva-la ao veterinario
pode ser amanha mesmo mais sedo tah?
fique com ela ao seu lado e se piorar reze
soh q naum de dipirona nem acidoacetilsalecilico
se naum pode mata-la na hora tah
meu irmaum eh veterinario
ele naum tah aki se naum perguntava
espero ter te ajudado
acho q o sabonete naum teve nada a ver
sabonetes naum fazem esse tipo de coisa sabe
e pode ter sido a diferença de temperatura mesmo
do banho tah
naum se desespere
ore a Deus e ele fara o q for melhor

Acho que ela já estava doente antes do banho. E o banho piorou ainda mais a situação dela. Se ela se sujou, estava com diarréia?
Ela não está se alimentando e bebendo água normal. Isso já sinal de que tem alguma coisa errada, isso não é por causa da solidão. Se fosse eu, a levaria no Veterinário agora, não esperava amanhecer o dia. O comportamento da sua gata não está normal, é a maior evidência de algum problema de saúde.

Tutti, tire novamente a temperatura dela, coloque so aquela pontinha metalica do termometro em seu anus e espere alguns minutinhos. Se tiver maior do q 37,5, ela esta com febre. Vc pode dar a ela duas gotinhas de dipirona pra baixar a temperatura, e amanha cedo leve-a ao veterinario. Obs, tenho 11 gatos, resgato animais das ruas e tenho mais 5 gatos em casa para doação. Mesmo q a pessoa seja formada em alguma coisa, pode nao ter experiencia. Gatos sao mais sensiveis, mas nada q destoe muito dos caes. Dipirona a minha vet sempre recomenda, e nunca vi um veterinario nao recomendar. Se o sabonete nao teve contato com a boca do animal, raramente dara alguma reação alergica. Faça isso, dê 2 unicas gotinhas de dipirona, pingue bem la no fundo da boquinha, la na “guela” pra ela nao ficar salivando o remedio q nao tem gosto agradavel. Deixe-a dormindo perto de vc, pra q vc acompanhe seu estado durante a noite e leve-a ao vet ao amanhecer.

Vc disse q ela se sujou um bocado…sujou como?? Fez coco? ou foi poeira e derivados?? Pq se foi fezes moles entao ela ja tinha algo antes do banho. Bjos e boa sorte pra vcs.

Olha Faz o seguinte isso tudo parece uma solidao tenta ficar mais perto dela e tentando animala se nao conseguir leve a em um veterinario e ver oque vao dizer mas procura um veterinario bom pq alguns n gostao de trabalha tem alguns que fala alguma coisa e n passa nada e cobra uns 120 R$
procura um bom Ok

Como ela já não estava comendo direito antes, parece que já tinha algo errado com ela antes. Sempre que notar alguma alteração de comportamento assim, já leve logo ao médico, prevenir nunca é demais, certo?
A essa hora, acredito que já tenha levado sua gatinha, e torço para que tenha dado tudo certo.
A partir de agora, tenha sempre à mão um telefone de alguma clínica veterinária 24hrs. Não sei qual a sua cidade, sei que aqui em SP tem várias e acredito que outros grandes centros tbm, procura no google que vc acha, e tenha o número sempre à mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *