Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

No Brasil já teve guerra civil, limpeza étnica ou ditadura (e não ditabranda)?

Resposta: NÃO!

Alguns povos, como os liberianos, marfinenses, angolanos e libaneses podem abrir a boca e dizer: sabemos os horrores de uma guerra civil, fomos guerreiros e superamos isto! Já os brasileiros não podem dizer isto!

Outros povos, como os alemães, sul-africanos, bósnios, armênios, cambojanos e palestinos podem abrir a boca para dizer: sabemos os horrores de uma limpeza étnica, fomos guerreiros e superamos isto! Já os brasileiros não podem dizer isto!

E por fim, outros povos, como os argentinos, chilenos, dominicanos, sul-africanos, cambojanos e os egípcios podem abrir a boca para dizer: sabemos os horrores de uma ditadura, fomos guerreiros e superamos isto! Os brasileiros no máximo podem dizer: sabemos a moleza de uma ditabranda, ficamos em nossos sofás e o ditabrando Geisel trouxe a abertura política, e o melhor: não houve a necessidade de movermos um dedo!!!!!!

Enfim, já que os brasileiros não têm a mínima ideia do que são os horrores de uma guerra civil, limpeza étnica ou ditadura (não ditabranda), não têm a mínima ideia do que é um povo que sofreu e se superou! E se o Brasil passou por um desses três, ou pelo menos os dois primeiros, por favor, me digam quando aconteceu, pois acho que não prestei atenção nas aulas de história!!!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Só porque a abertura política foi “lenta, gradual e segura” não quer dizer que não tenha havido ditadura!
    Os ditadores digamos “vazaram de boa”, perceberam que, depois do fim do milagre brasileiro, seu poder estava ameaçado.
    E guerras civis já houveram muitas, da era vargas para trás era um quebra quebra desgraçado!
    Ah! Me esqueci da brusca redução da população indígena durante a colonização portuguesa, chamá-la-ei de limpeza étnica.

  2. Para o Brasil se tornar um país desenvolvido é necessário fazer reforma política, reforma tributária e reforma da previdência.

    Mas essas reformas precisam ser aprovadas por senadores e deputados através de votações, porém o povo brasileiro continua votando nos deputados e senadores que são contra essas reformas por que o povo não sabe votar.

    Então uma das primeiras necessidades é que o povo aprenda a votar direito.

  3. Geonísia Ferreira

    Limito-me a falar sobre “limpeza étnica”, porque responder sobre as “guerras civis”, que nunca teriam existido no Brasil ou sobre o que você chama de “ditabranda”, que, segundo me consta, foi um termo forjado pelos próprios ditadores, necessitaria de três respostas.

    Respondendo:

    É ofender esta Terra dizer que aqui nunca teve limpeza étnica. A própria chegada dos europeus, encarregados que estavam de escrever a própria história no corpo do outro, como diria Certeau, seria o quê?

    Aliás, ver os negros – metade do povo brasileiro – nas novelas da Rede Globo, protagonizando uma minoria de personagens, ou marginalizados, ou grotescos e irreais, e não visualizar o processo de branqueamento, diga-se, imortalizado nas leis do século XIX ou nas literaturas eugenistas, como as do “grande” Monteiro racista Lobato, é porque, desculpe o julgamento, lhe falta algo.

    Constate pelo sério trabalho sobre ancestralidade genética, feito pela Universidade Federal de Minas Gerais que embora talvez não consiga cobrir toda a realidade, serve para mostrar como a limpeza étnica funcionou bem no Brasil.

Perguntas Relacionadas