Categorias
Cavalos

nao quero que meu cavalo engorde?

tenho um cavalo de 6 anos e não quero que ele engorde so se mantenha elegante eu dou 2 vezes ração ao dia de 1kil cada e quero saber quantas horas por dia eu deixo ele pastar para ele não engordar ?

5 respostas em “nao quero que meu cavalo engorde?”

O pasto realmente não é o que mais faz o animal engordar, a ração é mais calórica, mas se ele está acostumado com ração eu sugiro que vc continue dando ração e que faça exercícios com ele.

Se for tirar a ração não faça de uma vez só, ele tem que ir acostumando com a nova dieta aos poucos. Se fizer muito rápido pode dar cólica.

Amigo, o ideal é você perguntar a um bom veterinário, pois ele é quem deve indicar qual a ração e qual a quantidade da mesma deve ser fornecida ao seu animal, sempre de acordo com as suas atividades físicas e necessidades energéticas, seu peso e seu estado fisiológico (reprodução, manutenção…).
O verde idealmente deveria ser fornecido à vontade, pois os equinos têm secreção gástrica constante, ao contrário de nós, e é importante para a motilidade intestinal, ajudando, assim, a prevenir algumas causas de cólica. Se você tem a possibilidade de manter ele solto a pasto, tanto melhor, pois é uma condição mais próxima ao natural. Só precisa lembrar que é importante vermifugar o seu cavalo, além de ter um manejo adequado das fezes dele para evitar o desenvolvimento de parasitas. Lembrando também que é importante fornecer o sal mineral próprio para equinos.
Um ponto importante sobre a ração é a sua conservação, para evitar o acesso de roedores, baratas e outros animais a ela, além de evitar umidade para que não se desenvolvam fungos e seu cavalo venha a se intoxicar com as toxinas que muitos deles produzem.
Além desses cuidados, é importante que você o exercite, não necessariamente todos os dias, mas com regularidade, não apenas para que não engorde, mas para que ele tenha resistência, por exemplo, para fazer uma cavalgada de algumas horas sem se cansar facilmente. Os exercícios devem ser como o de uma pessoa que nunca fez academia: começar em um ritmo mais leve para depois ir se intensificando. Nesse ponto, é importante que você conheça os limites do seu animal ou peça para alguém sensível a eles o faça por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *