Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Na obra de Camilo Castelo Branco-“Amor de perdição”….?

No Capítulo XVI do Livro “Amor de perdição” de Camilo Castelo Branco aparecem duas expressões que não compreendo, nomeadamente quando o autor enuncia “(…)desertor de cavalaria seis(…)” e “(…) ou levou R significativo (…)”.
Espero que me saibam ajudar, Obrigada…

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Versão 1

    Dois quartos da novela constam de uma lenta narração sobre o namoro entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, a separação do casal por rixas familiares, a obstinação de Teresa mantendo-se fiel a Simão, não cedendo à insistência do pai, Tadeu de Albuquerque, em casá-la com o fidalgo Baltasar Coutinho. Por outro lado, Simão, que não conta com o apoio de sua própria família, mantém-se escondido na casa de João da Cruz, um ferrador. Contando com a cumplicidade do ferrador e da filha Mariana, o jovem está a salvo. Mariana apaixona-se pelo hóspede e o auxilia de todas as formas, no sentido de que se comunique com a amada Teresa.
    O capítulo 10 pode ser considerado o clímax da narrativa: é quando se dá a morte de Baltasar Coutinho. Simão tentara se encontrar com Teresa, quando da mudança do convento de Viseu para Monchique. Baltasar provoca-o e Simão atira e o mata. Assim, os acontecimentos se precipitam. Os outros dois quartos da novela, ou seja, do capítulo 11 em diante, preparam o desenlace trágico.
    Simão é preso na cadeia da Relação, no Porto. Teresa é mantida enclausurada, no convento de Monchique, também no Porto. Julgado e condenado à morte na forca, Simão passa os dias em desespero, tendo ao lado a fiel companhia de Mariana.
    Domingo Botelho, pai de Simão e corregedor, nega-se a auxiliar o filho e só o faz tardiamente, quando então consegue comutação da pena e um degredo para as Índias. O final trágico dá-se quando da partida de Simão para o exílio. Teresa assiste do mirante do convento à passagem do navio que leva o seu amado e vem a falecer. Simão, não resistindo à dor de perder a amada, também morre no navio. Mariana suicida-se, abraçada ao cadáver do jovem, já lançado ao mar.

    Versão 2

    Continua… Acesse fonte!

Perguntas Relacionadas