Categorias
Répteis

Minhas tartarugas Comem as proprias feses?

Gente eu tenho um casal de jabuti filhote, eu boto comida pra elas e tudo direitinho, mas elas fazem côcô e depois comem as proprias feses. Isso é normal???

Me ajudem ai vale 10 pontinhos…

5 respostas em “Minhas tartarugas Comem as proprias feses?”

Normal normal eu nao sei te responder ! Mais tambem tenho uma jabuti que vive rodiada de comida e ela adora come as fezes dela e pio comida do mue cahorrinho que morreu =/
Mais e um comportamento que muitasss tartarugas em especial a jabuti tem , Mais para uam informaçao de um proficional vc pode ligar em algum pet shop na regiao onde vc mora e pedi uma informaçao! =D

Geralmente as pessoas ñ sabem alimentar seus jabutis adequadamente!
Ele provavelmente está sentindo alguma falta de nutrientes por isto aqui vai uma dica de como alimentalo!::

Alimentação

Os jabutis, ao contrário do que muitas pessoas pensam, devem receber uma dieta de qualidade e bem diversificada. Quase nunca as pessoas fornecem alimentos adequados aos jabutis. Por isso há animais com serias doenças causadas por carências de vitaminas e minerais.Como também proteína é fundamental para o crescimento dos jabutis. Para endurecimento do casco deve ser fornecido cálcio em quantidades adequadas (para suplementar o cálcio, deve-se colocar cascas de ovo secas e trituradas por cima dos alimentos oferecidos no mínimo três vezes por semana).
São animais onívoros, ou seja, alimentam-se de proteína animal (pequenos vertebrados, minhocas, insetos, etc…) e fibras vegetais (folhagens, verduras e frutas).O alimento deve ser oferecida diariamente e removida assim que apresente sinais de decomposição.
Sugestões de dieta para seu animal viver feliz e bem saudável – estes elementos podem ser dados juntos ou alternados em dias da semana:

1.Vegetais – 85% da dieta:

Folhas de mostarda, de beterraba, agrião, couve, rúcula, salsa, salsão, brócolis, espinafre, repolho, amora, cenoura, pétalas de rosas, hibiscos (tanto pétalas quanto folhas), sementes de feijão branco e feijão verde, ervilhas, lentilhas, milho, e legumes variados, como a cenoura, beterraba, vagens, abóboras, batata doce, etc.

2. Frutas – 10% da dieta :

Uvas,maçãs, pêras, abacaxi, morango, manga , mamão, todos os melões, banana, tomates, figos e melancias, amora, nectarina, etc.

3. Proteína animal em altas concentrações – menos de 5% da dieta :

Ração para tartarugas, suplementos à base de camarões e carne crua moída. Pode-se oferecer ração canina seca ou sardinha com ossos ou camundongos abatidos ou ovos cozidos com casca.

OBSERVAÇÕES : Mantenha água à vontade;

Evitar alface e muito mamão, esses alimentos podem favorecer diarréia;
Os jabutis não devem comer restos de comida humana (arroz, macarrão, etc…) ou cascas de vegetais e frutas estragadas. O fato de comerem não indica que apreciem ou que estejam bem de saúde. Estes alimentos são inadequados e causam avitaminoses e debilidade;
A utilização de rações específicas para répteis onívoros é excelente pois é balanceada, já possui cálcio e vitaminas e dispensa qualquer outro tipo de alimento. Uma vez condicionados à essa ração seu crescimento será bem mais rápido;

Os jabutis na natureza comem as fezes de animais carnivoros (alem de tambem comerem carcacas em decomposicao), onde conseguem encontrar um alto grau de proteina, que e essencial para seu crescimento. Alimentos vegetais tem um tipo diferente de proteina, que nao contem todos os aminoacidos essenciais.
Comer as proprias fezes nao e normal, isso porque o organismo ja aproveitou de todos os nutrientes da massa digerida, neste caso, ou ha alguma dificuldade em se absorver os nutrientes do alimento ou alguma deficiencia muito grande em algum nutriente que ainda esteja contido nas fezes.
As fezes dos jabutis pode conter (e geralmente contem) bacterias, que ao serem reabsorvidas pelo sistema digestorio podem infestar o animal de forma patologica, causando-lhe grandes prejuizos em sua saude.
De-lhes uma refeicao balanceada, contendo vegetais, frutas maduras como banana, figo, laranja, amoras, uvas com casca etc, alem de dar tambem, uma vez por semana, algum tipo de carne como carne de peixe crua ou de coracao de boi para a manutencao das proteinas.
E essencial que eles tomem sol e tambem que fiquem a uma temperatura maior do que 25C para que tenham o apetite despertado.
O melhor e evitar que elas tenham contato com suas fezes.

Sim é normal, os jabutis sempre que fizerem suas feses devem ser retirados do local, o local que foram feitas as feses devem ser limpos, e depois de limpo os jabutis podem ser colocados no lugar de novo. Os jabutis não podem comer muitas feses, porque se eles comerem muitas podem ficar com “inrite” ( uma doença que dá em jabutis e tartarugas que pode leva-los ao risco de perderem a vida).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *