Categorias
Répteis

Minha tartaruga Tigre d’água não quer comer ração?

Estou com problemas, aliás eu não a Guinha ou Guinho(ainda não sei o sexo)que é minha tataruguinha Tigre d’água não quer saber de ração aquela Reptolife, só come Gammarus os camarões.
Eu a comprei faz apenas 4 semanas e ainda está muito pequena em torno de 5cm…e lendo sobre o assunto de alimentação das tartarugas vi as inúmeras complicações que pode causar nos cascos de tartarugas mal alimentadas. Estou muito preocupada, já pedi a ajuda ao um veterinário e ele disse que eu poderia fazer um teste deixando-a sem comer nada por um dia e depois oferecer a ração mas não teve jeito ela não comeu a ração, só quer saber dos camarões.
Se alguém tiver experiencia neste tipo de problema, por favor responda, pois a Guinha(o) vai ficar muito agradecida(o) no futuro e eu também! Valeu!

7 respostas em “Minha tartaruga Tigre d’água não quer comer ração?”

A minha foi a mesma coisa e não teve jeito!! o veterinário falou pra complementar a alimentação dela com carne moída e peixe!!! Além dos camarões vc coloca uns pedaçinhos de carne moída crú! mas muito pouco! e intercala com sardinha tbm crú! bem picadinha! um dia vc pode dar carne no outro o peixe! e não dar comida todo dia não!!!! eu dava de 2 em 2 dias!! hoje minha tartaruga tá com 20 cm, e quase 1 quilo! tivemos que fazer um lago pra ela no quintal!! ela come quase uma sardinha por vez!!! com o tempo o veterinário falou pra cortar o camarão e só dar carne moída e sardinha, mas isso depois de 2 anos!! mas tenta por de 2 em 2 dias e carne moída e sardinha que ela vai comer!!

Olá Luana,

Ela está habituada com o camarão, é assim mesmo. Eles são bem mais atrativos que a ração, mas não se preocupe, para ela iniciar a comer a ração que é boa, a mesma que eu uso aqui te dou uma dica, amoleça alguns pelets de ração com agua e coloque junto camarão para deixar atrativo para ela, ela pode demorar mas vai começar a comer as bolinhas que você vai fazer com a ração, agua e camarão. Conselho, deixe de lado o camarão para alimenta-la ele não é nutritivo e quando elas comem deixam de comer outros alimentos importantes como é o caso da ração.
Não se preocupe, se ela deixar de comer 1 semana não tem problemas, relativo ao casco, é bom você coloca-la no sol direto (não através de vidro do aquário), pelo menos umas 3 ou 4 vezes por semana em horários que o sol não está muito forte.
Demais é só cuidar e ver o teu bichinho crescer saudável.

Tenta dar uns pedacinhos de carne crua, dê uma olhada na temperatura da água também, pois quando a água está abaixo da temperatura normal, elas tendem a comer menos. Dê a ração espere ela comer, se ela comer dê um gammarus! (:

A minha tartaruga dágua tem 25 anos. Adoeceu há meses mas, embora a tivesse tratado ela voltou a adoecer. Quando a ponho dentro dágua, fica muito aflita, abre muito a boca, parece que fica com falta d’ar. Não come,parece que não consegue engolir, recurgita a ração. Para além disto, dá-me a sensação que apanhou um fungo nas patas, parece farrapinhos de algodão branco. Estou muito triste porque já não sei o que fazer…
Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *