Categorias
Répteis

minha iguana naum ta comendo, o que fazer?

2 respostas em “minha iguana naum ta comendo, o que fazer?”

Qual o tamanho do recinto que ela vive?
O mais comum para causar anorexia em iguanas é estresse, baixa temperatura, alimentação inadequada, alojamento inadequado, estomatite, retenção de ovos, etc.

Uma coisa importante é que no periodo da troca de pele há sim diminuição do apetite, diminuição das atividades físicas e procura de banhos de imersão. É importante você aumentar a umidade do recinto nesse periodo!!

Mas pelo que informou, podemos ter uma ideia de que a anorexia pode estar sendo causada pela alimentação inadequada.
Muitas pessoas não sabem disso, mas a alimentação do iguana-verde é complexa.
A ração que vc oferece a ela é de gato, cachorro, coelho, do que??
Uma coisa importantissima é que as iguanas são 100% herbivoras (vegetarianas), em muita literatura diz que elas ingerem proteina animal enquanto jovens, mas pesquisas comprovam que elas ingerem apenas acidentalmente na natureza e que em cativeiro não é necessario dar proteina animal (ração de cão e gato, por exemplo), já que pode sobrecarregar os rins da iguana e diminuir a expectativa de vida dela.
Se der alguma ração, ela deve ser de coelho que tbm é herbivoro!

Mas veja bem… A alimentação do iguana deve ser PRINCIPALMENTE (60%) de folhas verdes escuras. Entre elas vc deve dar prefencia as folhas ricas em cálcio e vitamina A, exemplo: folhas de nabo, mostarda, repolho, folhas e flores de dente-de-leão livre de pesticida, trevo, escarola, salsa, chicória, hortelã, cilantro, etc.

Então assim, quando for ao mercado ou feira comprar o alimento dela tenha em mente “folha verde escura” e compre com a maior variedade possivel! Catalonha, almeirão, rúcula, acelga, etc.
É bom lembrar bem do “escuras” porque o alface, por exemplo, deve ser evitado, pq têm pouco valor nutricional e tem efeito relaxante.

Os outros 30% da alimentação dela deve ser de outros vegetais, como legumes e etc. Exemplo: feijões verdes crus, ervilha-de-quebrar, ervilha-torta, abóbora, batata-doce, quiabo, pimentão, cogumelo, abobrinha, mandioca, inhame.
Uma infinidade desde que não seja “acido” como cebola, berinjela, etc.

A cenoura tem um nivel altissimo de oxalato, que pode quelar o cálcio (que é o mais importante pra iguana). Então evite, não pode oferecer com frequencia, assim como as folhas do espinafre tbm, que mesmo sendo verde escura, apresenta muito oxalato!!

Agora as frutas que vc dá bastante é algo como a “sobremesa” pro iguana. Deve dar somente no máximo 2 vezes por semana! E faz parte dos outros 10% só da alimentação dela.
Vc pode oferecer: figo, mamão, melão, maça, ameixa, morango, banana (com casca), uva e kiwi. Optando pelas frutas DOCES. Ou seja, nada de laranja, abacaxi, etc.

Vc pode suplementar a alimentação dela com alfafa em pó, que é uma otima fonte de proteina e fibra. E com a casca do ovo em pó tambem!!
Uma dica: Tem um “remedio” que chama “Reptovit”, é um suplemento vitaminico que aumenta o apetite do iguana, e é super baratinho.

Agora quanto ao alojamento inadequado… Se o recinto dele for pequeno, pode causar o estresse e consequentemente a anorexia. As vezes tem a lampada, esconderijo, mas nao tem espaço. É de extrema importancia que haja espaçamento em altura por eles terem habitos arboricolas (viverem em arvores).

Outra coisa… As femeas do iguana botam ovos mesmo sem o macho, a unica coisa é que sem macho eles não serão fecundados, de resto, deve haver um local pra que elas possa depositar esses ovos. Esse local deve estar quente e umido, permitindo que ela cave. O mais usado é a vermiculita dentro de um esconderijo!!

Bom, então… Estão ai “N” motivos… O melhor seria leva-lo a um medico veterinario de animais silvestres pra que possa ser examinado direitinho, mas qualquer duvida, entre em contato por e-mail que tento ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *