Categorias
Gatos

minha gata colocou filhote , mas n quer cuidar, e ela n tem leite, posso da naan, ou o leite nestogeno ?

qlqr um dos dois, posso alimenta-lo com esses ?
, mas o leite que é recomendado para uso de bebês, n pode substituir pra tentar salvar o gato ? eu n tenho condições de comprar um leite semelhante ao de gato…

6 respostas em “minha gata colocou filhote , mas n quer cuidar, e ela n tem leite, posso da naan, ou o leite nestogeno ?”

Em pet shop vente leite próprio para gatinhos filhotes! não dê qualquer tipo de leite que pode fazer mau! depois de 2 meses vc pode dar ração…por ter pouco dente vc dá com água morna misturada valeu?

Bebes humanos tem um organismo, bebes gatos tem outro… e o nestogeno embora seja para bebes humanos não é para bebes gatos. O que vc pode fazer é uma formula parecida com o leite da gata, caseira mesmo:

• Receita caseira
. 1 copo de leite integral de caixinha
. 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
. 2 colheres de sopa de farinha láctea
. 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho.
. 1 colher de chá de mel
Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária. Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova. É prático, saudável e barato. O leitinho caseiro pode ser administrado por meio de conta-gotas ou mesmo seringas de 3 ml sem a agulha. Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia, pq nas mamães eles mamam a toda hora.

Eu também passei pór isso.
Minha gata deu cria mais não tinha leite e tava tudo empedrado.
Ela não está cuidando do gato porque eles estão fraquinhos e ela sabe que não tem leite, quando você começar a amamenta-los ela logo voltara pro ninho, mas mesmo assim sempre a deixe com os gatinhos, e não deixe ela sair pra não ir atras dos outro gatos.
Primeiro, corte o pelo em volta dos mamilos da gata, para os gatinhos consigam puxar a tetinha, mesmo sem leite é bom para os gatinhos durmirem na teta da mãe.
Depois compre uma seringa e coloque uma bexiguinha daquelas pequenas na ponta, para que os gatinhos possam mamar, pois simula o peito da mãe.
Você pode sim dar esse leite, se você o tem em casa.
Amamentei minha gatinha com leite de vaca líquido de pacote, e hoje ela tá com 1 ano e nunca teve doença alguma.
Para o caso de sua gata, que não tem mais leite, recomendo dar plasil, é barato, uma gato para cada quilo que sua gata tiver, por 5 dias, logo ela junta leite.
e sempre faça com que os gatinhos chupem as tetinhas para juntar mais leite, isso estimula a produção do leite.
Depois que os gatinhos estiverem com 10 dias, pode colocar ovo cru batido com iogurte e leite na mamadeirinha do gatinho, é fonte de gordura e ajuda para o gatinho ficar mais forte e crescer mais.
claro que o Leite sempre tem que estar morno, se não eles não tomam
Amamante-os de 3 em 3 horas, mesmo a noite.
E sempre coloque panos quentes sobre os gatinhos (claro que mornos né?). Esquente os panos com o ferro ou o secador e coloque sobre os gatinhos.
Se de primeira os gatinhos não pegarem a seringa, coloque o leite, com uma colherzinha pequena, bem na garganta dos gatinhos. Quando eles sentirem o gosto do leite, vão reagir e tomas o leite.
Sempre deixe a mãe com eles, assim ela vai saber que é pra cuidar deles, e force-a a ficar na caixinha com eles, pelo menos para aquece-los e higieniza-los.
Caso contrário, faça a higirnização você mesma com um algodão húmido na água com açúcar e depois enxugue-os com algodão limpo.
Mas insista para sua gata ficar com eles.

Acomode os filhotes em uma caixa de papelão forrada com um cobertor ou tapete, colocando por cima um lençol ou toalha, que poderão ser trocados diariamente. É importante manter o ninho sempre limpo, como a gata o faria. Coloque os gatinhos sob uma lâmpada ou use uma bolsa de água quente. Uma boa dica é fazer um saquinho de pano e enchê-lo de arroz cru. Esquente no microondas por um minuto e meio e pronto, está aí um ótimo substituto para a bolsa de água quente.
Não cubra os filhotes, pois eles podem sufocar.

Outra coisa que você terá que fazer é limpar os filhotes como a mamãe gata. Uma vez ao dia, esfregue o gatinho com a ponta de uma toalha levemente umedecida com água morna e algumas gotinhas de vinagre e álcool, secando bem e tomando cuidado para não machucar o umbigo. Gatinhos muito pequenos não controlam a bexiga nem os intestinos. Eles fazem isso somente através de estímulo. Umedeça levemente um pedaço de algodão com água morna e estimule os órgãos genitais do pequenino, imitando as lambidas da mãe. Isso deve ser feito a cada mamada. E insista, porque geralmente nos primeiros dias eles demoram a fazer xixi e cocô quando estimulados por mãos humanas.

Os gatinhos só abrirão os olhos por volta dos sete a dez dias. Se eles parecerem irritados, lave-os com soro fisiológico. Não coloque nenhum colírio sem orientação veterinária. Jamais use colírios com corticóides, pois, se a córnea foi arranhada ou sofreu uma lesão, por menor que seja, o uso do colírio só piorará o problema, podendo levar a uma lesão irreversível ou cegueira. Alimentá-los não é tarefa das mais fáceis.

As bocas são pequeninas e a maioria das mamadeiras não serve. Mas já existem mamadeiras próprias para alimentar gatinhos e cãezinhos recém nascidos, com bico bem fino.
Você pode dar o leite aos filhotes usando uma mamadeira, uma seringa sem agulha ou um conta gotas. O leite deve estar morninho. Não incline o corpo do gatinho para cima, mas sim mantenha a cabecinha reta e ligeiramente mais baixa do que o corpo.

Se ele engasgar, levante a parte traseira rapidamente e sacuda suavemente o filhote para baixo, para eliminar o leite que entrou pelas vias respiratórias. Assopre o gatinho bem devagar.
Nas primeiras duas semanas, eles devem mamar de duas em duas horas, depois espaçando para três em três e daí por diante. O leite de vaca não é bom para os gatinhos. Já existem produtos semelhantes ao leite da mãe nas lojas especializadas. O melhor deles é, sem dúvida, o leite em pó da Royal Canin. No entanto, existem outras marcas nacionais, das quais considero a Total melhor ( Max Milk e Líder Milk ).

No entanto, se você não encontrá-los, pode seguir uma dessas fórmulas caseiras, usando, sempre que possível, leite integral com baixo teor de lactose:

Confira algumas receitas caseiras para alimentar filhotes de gatos:

1) 1 colher sopa de leite em pó suave;- 100 ml de água;- uma colher de café rasa de gema de ovo;- uma colher rasa de creme de leite;- meia medida de suplemento vitamínico à base de complexo B e cálcio.

2) 1 litro de leite integral- 1 xícara de leite em pó dissolvido em água de arroz ou arrozina- 1 colher de mel- 1 gema de ovo- 1/2 pacote de gelatina sem sabor- 1 colher de composto vitamínico (sustagem ou sustacal)Misturar tudo e bater no liquidificador. Manter na geladeira. Amornar e administrar 4 a 5 vezes ao dia.

3) 1 litro de leite integral- duas gemas- duas colheres de sopa de creme de leite ou nata- 1 colher de açúcar- 1 pitada de salBater as gemas, acrescentar o leite e colocar para ferver. Quando estiver fervendo, colocar os demais ingredientes. Deixe esfriar e dê ao gatinho.

4) meio litro de leite integral- 1 colher de sobremesa de maisena- 1 colher de sobremesa de creme de arroz- 1 colher de chá de mel- 1 gema de ovoCozinhar tudo, mexendo sempre, em fogo baixo, para não empelotar. Depois de frio, bater bem e coar ( pois o mingau quando esfria faz aquela nata ). Guardar na geladeira e esquentar para cada vez em que for usar em banho maria.

A partir das quatro semanas, você deverá começar a desmamá-los, oferecendo um pouco de ração algumas vezes por dia, substituindo gradualmente o leite.

Um grande beijo e boa sorte!

Em Pet Shops tem um leite especial p esses tipos de casos,ok.
Tb tem receitas caseiras. N lembro bein, mas eu usei uma q era uma Vitamina comprada,leite proprio e gema de ovo,acho. Pergunte a um Veterinário!
Vc deve comprar uma mini-mamadeira,Pois na seringa é ruim de dar e eles não toman bein,ok.
Boa Sorteee! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *