Categorias
Cavalos

Minha égua pariu há 18 dias, quando vou poder montar nela?

eu tenho uma égua Mangalarga muito boa, com varias qualidades, mas a questão é, ela acabou de parir uma potrinha, alguem pode me dizer quando eu posso montar na minha égua ?

Obrigado
ATT: Thiaguinho Oäk

5 respostas em “Minha égua pariu há 18 dias, quando vou poder montar nela?”

Teoricamente até pode se for pouco tempo, mas o ideal seria que ela passar todo o tempo dela com a potrinha, que ainda é muito novinha. É super importante pra ela ficar com a mãe, que fornece todo o alimento que é consumido, além de proteger de qualquer risco (já vi potros sendo atacados por cães de segurança, mesmo com a mãe defendendo e gente tentando afastar os cães, o potro não sobreviveu.), e a mãe também é exemplo de como se comportar.

Sem contar o Stress da separação, potros costumam seguir suas mães o tempo todo, imagina o stress da potrinha na hora de separar as duas. Com o tempo os potros vão se distanciando, mas nessa idade que está a sua, é pra ficar junto o tempo todo!

Vc disse que a sua égua é boa, e eu sei q vc deve sentir muita falta de monta-la, mas o melhor pra égua e p/ a potrinha é que as duas fiquem juntas 100% do tempo.

Da para montar, o problema é sair com a potrinha muito novinha junto acompanhando a égua, e separar as duas a pequena vai ficar muito nervosa! E tem outra sempre que sair com a egua, cuidar para não deixar a potra mamar em seguida com a egua quente, fazer uma ducha fria antes para refrescar a egua.

Na época do cio, nota-se que os órgãos genitais da égua se modificam, de forma que ocorre o edema de ovário e das mucosas do oviduto, do últero, da vagina e da vulva, as vezes acompanhada de sangue. (O inchaço dos aparelhos reprodutivos).

De 2 á 5 dias após o parto, os aparelhos reprodutivos da égua começavam á voltar ao normal. Mas permanece a característica do mal humor e/ou inquietação.

Ou seja, você deve dar um tempo mínimo de 20 dias para voltar a andar com ela. E quando voltar a andar, não deve demorar muito tempo para que ela não sinta falta do filhote. Caso sinta, voltará a ficar inquieta e estressada, e o processo dos 20 dias de descanço volta a ser posto em prática.

Espero ter ajudado! =)

E sempre bom esperar no minimo de 30 dias pra começar a trabalhar com a égua e sempre deixando a potra longe dela para que ja possam se acostumando com a distancia entre elas,além disso não estressar a égua com esporas ou varas… espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *