Categorias
Cavalos

Minha égua está com torsse e escorrendo catarro pelo nariz oque faço?

8 respostas em “Minha égua está com torsse e escorrendo catarro pelo nariz oque faço?”

mannu pega elaa. sela elaa e saia andar mais vai longe corra um poko ate ela escorrer suor,
hr que vc chegar coloque sal pra elaa.
e no outro dia repita a mesma coisa e assim sulcesivamente.
ist pode ajudar pois vai sair tdo de ruim no suor dela.
espero ter ajudado vc flw!!

Dê pentabiotico para a infecção e óleo canforado para o catarro.Veja a bula para saber a dosagem pelo peso dela .Precisa saber se ela está prenha por causa do óleo canforado.Você deve conhecer algum tratador que saiba aplicar uma injeção em cavalos.

Procure um veterinário para examinar para ver se os pulmões não estão comprometidos e te aconselhe o tratamento correto.
Deve ser garrotilho, mas tem que examinar para ver a gravidade.

Vivinha, óleo canforado é perigoso se o animal estiver com pulmões comprometidos. Além disto, se der óleo canforado e deixar o animal pegar sereno, piora porque “recolhe” o garrotilho.

De conformidade com a descrição da sintomatologia referida por você, em sua pergunta, tudo nos leva a acreditar que, a sua égua está sendo acometida pelo Garrotilho, ou então, algum outro tipo de pneumonia, podendo até mesmo ser do tipo inespecífica. Diante do exposto, seria conveniente que você procurasse um Consultório Veterinário, para um diagnóstico mais preciso, bem como o tratamento específico para esta alteração apresentada por ela.

O melhor que vc tem a fazer é chamar um veterinário ou levar a um hospital de equinos de referência. Apesar de terem dito que pode ser garrotilho, faltam informações que possam levar a um diagnóstico definitivo (idade?vacinado? animal vive em cocheira? tem febre? Secreção nasal de que tipo? Uni ou bilateral? Como é o manejo?). Só assim pela internet não se pode confirmar nada.

Lembre-se que cuidados errados podem prejudicar mais que ajudar, além de também haver, na veterinária, casos de resistência bacteriana. Não use antibióticos indiscriminadamente.

Chame o médico veterinário especializado em equinos ou o leve ao hospital veterinário. Esse é o único profissional qualificado para atender sua égua.

Boa sorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *