Categorias
Cavalos

Minha egua esta com colica.qual remedio devo aplicar?

7 respostas em “Minha egua esta com colica.qual remedio devo aplicar?”

chama um veterinario com rapidez, eu acho mesmo que vc nao esta bem… eu tenho uma quinta enorme com cavalos e se algum deles tiver colica e so chamar uma vet… eu tenho uma veterinaria que esta la td o dia 24h por dia para se acontecer alguma coisa… a sorte e que a veterinaria e a minha mae!

Chame um Médico Veterinário que ele poderá escolher o que aplicar e como aplicar de acordo com a situação, não arrisque perder seu animal.

Se o animal estiver rolando muito já é um caso mais sério, tente acalmá-lo pra ele não ficar rolando e avise o Médico Veterinário sobre a situação.

Se não for uma cólica tão forte você deve conseguir fazer ele caminhar, o que ajuda até o Médico Veterinário chegar! Caminhar lentamente com você desmontado (é claro), apenas acompanhando ele a pé.

Não espere a situação piorar para chamar um Médico Veterinário, até ele chegar e conseguir tratar o animal pode ser tarde demais.

Add.:

A cólica tem muitas causas, desde acúmulo de gases até torções e hérnias, NÃO administre nenhum medicamento só porque alguém indicou aqui, isso pode ser perigoso para o animal. Esse alguém pode esquecer, por exemplo, que certos medicamentos usados em ALGUNS casos de cólica, são contra indicados se a égua estiver prenhe.

Existem medicametos bons para serem usados em cólicas gasosas, mas contra indicados em cólicas obstrutivas, e por aí vai…

Medicamentos que são muito usados em muitas situações podem ser LETAIS em outras.

Existem muitas variáveis que precisam ser analisadas antes do uso de qualquer medicamento, por isso é importante a presença do Médico Veterinário.

Mesmo que alguém diga aqui que é Médico Veterinário com anos de experiência, você não tem como ter certeza. Além disso, se profissionais experientes que tem acesso ao animal, as vezes se enganam… imagine quem não tem o preparo adequado e não tem acesso ao animal.

Não arrisque a saúde e a vida da sua égua.

Por se tratar de um alteração de cunho nervoso, os produtos que funcionam como antagônicos da cólica são: Placentina ou Sorolina. Mas, tenha um pouco de cuidados ao administrá-los, devendo seguir as orientações técnicas da dosagem e da via de administração ; que devem serem efetuadas de conformidade com a bula do produto.

Bruno!

Não se aplica medicamento pra cólica, pode ser dado sim um remédio pra dor, com prescrição veterinária, o mais importante quando há cólica, é não deixar que o animal deite ou fique parado, se o animal deitar, dificilmente irá levantar ocasionando a parada total dos rins e fígado, ocasionando à morte…
de imediato deve-se fazer o cavalo andar, ou trotar (nunca forçar muito) dependendo a cólica, o cavalo contrai o lombo, e trava a boca! o mais importante quando isso acontece, é não deixar que o cavalo fique parado, e chamar rapidamente um veterinário, a cólica na maioria das vezes é fatal ao animal. por isso não hesite em chamar um veterinário imediatamente.

Espero Ajudar!
Boa Sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *