Categorias
Cavalos

Minha égua é dura de boca, uso um freio duro nela e ela baba muito, com um bridão não, o que eu faço?

Minha égua é dura de boca, uso um freio duro nela e ela baba muito, com um bridão não, o que eu faço?
Com o freio duro além de babar muito ela ta sempre com a boca aberta, parece que o freio incomoda ela. O freio duro que uso tem uma leve curvatura, me disseram pra pegar um quase reto e com salivador de cobre. Me deêm uma dica.

12 respostas em “Minha égua é dura de boca, uso um freio duro nela e ela baba muito, com um bridão não, o que eu faço?”

realmente o cobre diminui a salivação, quanto a ela ser dura de boca da para corrigir com tecnicas de doma sem precisar judiar do animal. O freio com curvatura pode machucar o “céu da boca” dela e ter problemas graves como fratura do palato duro que ira causar grande dor e a fara parar de se alimentar. Procure um bom adestrador que ele podera te orientar melhor sobre a ferramenta a usar e como usar.

Realmente em relação á égua babar, um freio com salivador de cobre é a solução, porém se você perceber que a boca dela está machucando com o freio, a solução será trocá-lo por outro menos agressivo, mais leve e não tão curvado.

Volta la para o bridão..independente da idade da egua..ela não ta preparada para o freio ainda…quando estiver fazendo bem os movimentos com o bridão..ai sim vai tentando o freio…procura bocal baixo…deixa barbela com 2 dedos de folga e mão leve no começo! Ahhh…o bom é deixar ela mascando freio no pendurico(atada em uma sombra), deixa 30-45min por dia…ela aprende a brincar com o freio na boca e passa a gostar, principalmente se tiver salivador..ai relaxa brincando com o salivador e baba menos…E o freio não deve ser de inox!!usa de ferro ou cobre!

olha isso eh dificil voce tem que usar varios freios para ver qual fica melhor para ela ai vai algumas dica:
passagem de lingua,levantador,levantador grosso,levantador duplo,levantador duplo trançado,abridao,coscorra,freio de massa entre outros.
e por ela babar isso è muito bom eh a melhor coisa que pode acontecer e por ela estar com a boca aberta pode ser que eh por causa da baba.
espero ter ajudado

Já experimentou o freio-bridão?
É uma embocadura mista. Uso em um dos meus cavalos.

A embocadura não pode causar dor e enm incomodo ao animal.
Ás vezes, temos que experimentar vários tipos até descobrir um que o animal fique mais tranquilo.

..costumo usar um truque..além de experimentar vários freios, para ver a qual o animal se adapta, costumo faze-lo me acompanhar oferecendo, cenoura ou qualquer outro petisco… aos poucos ele associa e se não estiver machucando, em uma ou duas horas ele já se acostuma… ah.. carinho, demonstrar pra ele que vc não é um inimigo e sim um companheiro , também ajuda muito…boa sorte..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *