Categorias
Répteis

Meu jabuti não come, o que faço?

Bom, faz um ano mais ou menos que eu tenho um jabuti, adulto já. Só que desde quando eu tenho ele ele se alimenta bem pouco, o que ele gosta mesmo é de TOMATE eu tento dar mais alimentos pra ele, ou seja, verduras, folhas, frutas, mas ele quase não come nada, deixo água à sua disposição mas é bem difícil ele beber. O que tenho que fazer pra ele começar a se alimentar direito?

14 respostas em “Meu jabuti não come, o que faço?”

Eu tenho um Jaboti também. Ele já teve as fases que ele não come tanto… Pelo que aprendi Jabotis comem a cada dois ou 3 dias, não todos os dias… A minha come a cada 3 dias, quando eu dava comida todo dia ela quase não comia nada.

Já tive uma jaboti fêmea, ela comia morango, folha de alface, mas ela comia bem pouquinho mesmo, ficava sumida vários e vários dias sem comer. Faça a sua parte, ofereça alimentação e água prá ele
sempre que ele aparecer e deixa com ele se ele quer comer ou não.

Eu tenho um velho jabuti e conheço bem os hábitos dele.

Os jabutis andam pouco, andam devagar e por isso não gastam muita energia e é normal eles comerem muito pouco mesmo.

Durante o inverno eles hibernam e não comem nada durante semanas, quando estão em hibernação o coração deles bate uma vez por minuto e você nunca deve mexer com ele quando ele estiver dormindo ou hibernando porque pode até causar um enfarte no coração dele que está batendo bem devagar.

O meu jabuti gosta de repolho, tomate, manga, goiaba, uvas e pára por aí mesmo, vez por outra ele aceita pepino e abobrinha crua mas o que ele mais gosta mesmo são minhocas vivas. Meu jabuti não come alface, acho que nenhum jabuti gosta dessa verdura, desconfio que a alface cause diarréia nos jabutis, quando o meu comeu, ficou com diarréia logo em seguida.

O jabuti tem necessidade de se esconder, então providencie um lugar onde ele possa se esconder, um lugar estreito, escuro e seco onde ele possa entrar e sair sozinho quando quiser.

Se derrubar o jabuti no chão ele quebra o pescoço e morre imediatamente ou então quebra uma perna e morre aos poucos, portanto nunca levante ele do chão.

Deixe sempre um prato fundo cheio com água limpa para ele beber quando tiver sede.

Vá caçar minhocas e solte as minhocas vivas na frente dele e se afaste, ele vai comer e com gosto.

Olá colega…mentira que jabuti come a cada 3 dias…aff tem gente que não devia ter esses bichinhos mesmo!!!
Olha os meus ja estão com 2 anos e comem todos os dias desde o primeiro dia que eu comprei.
Provavelmente o seu deve estar triste…deprimido por estar só..isso acontece as vezes, ou por falta de calor..qdo os bichinhos ficam muito no frio ibernam e não comem mesmo.
Tente colocar ele tomar sol, e ofereça a comida…tente fazer uma bolinha de carne moida crua do tamanho da ponta do seu dedão e de pelo menos 1 vez na semana…tbem pode ser falta de alguma vitamina…entao ofereça varios tipos de comida para ele…vai tentando que uma hora ele come.
Ai vão algumas sugestoes: ovo cozido, cenoura ralada, espinafre, couve-manteiga, banana e mamão (não muitas vezes pois solta o intestino), maça, pera, manga…tente as frutas da época pois sempre são mais frescas…e não esqueça de lavar antes de oferecer para seu bichinho. Melhor mesmo seria arrumar um companheiro para ele, pois as vezes o bichinho fica tão deprimido solitario, que acaba mesmo morrendo. (em todo caso, descarte antes de tudo uma possivel doença levando em um veterinario especializado em silvestres).BOA SORTE!!!

Para o jabuti comer tem de comprar numa loja de animais uma espécie de «vitaminas» verdes que parecem pas pequeninos durante o Verão para ele ter mais nutri entes durante o ano todo!
Espero que tenha ajudado!

Eu tinha o mesmo problema! Já respondi milhares de perguntas aqui no yahoo igual a sua! Bom minha jabuti tbm não comia. Até que eu comecei a dar ração de jabuti para ela! Eu pegava um pouco da ração e molhava dai ela começou a comer bastante. E algumas frutas que os jabutis adoram são tomates, bananas, pêras, uvas(amaçadas) e mtmt água!

Espero ter ajudado 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *