Categorias
Répteis

meu jabuti é bebe como faco para indentificar se é macho ou femea?

12 respostas em “meu jabuti é bebe como faco para indentificar se é macho ou femea?”

Basta olhar o plastrão, a parte de baixo da carapaça, no que seria a barriga do animal. Os jabutis machos possuem essa parte do casco profundamente côncava (como a parte de dentro da colher), já as fêmeas têm o plastrão sem concavidade ou ligeiramente convexo (como a parte de tras da colher). Isso facilita o procedimento da cópula, de modo que o macho possa encaixar-se sobre a fêmea.

É como falaram (ver a parte de baixo do casco), mas isso só dá dá ver com o animal maduro sexualmente (adulto). Por enquanto não dá para ver, pois tanto machos quanto fêmeas tem cascos iguais iguais enquanto são filhotes.

Quando estiver com aproximadamente três anos, alguns já apresentam o afundamento do plastrão, e nesse caso é macho. Outros apresentam o afundamento do plastrão mais tarde, após cinco anos.

Outra forma é estar sempre observando o jabuti, porque aos quatro anos aproximadamente, se colocado com outro jabuti para estimulá-lo, costuma colocar o órgão sexual para fora se for macho.

Boa sorte!

Se for muito novo não dá para identificar, a medida que ele for amadurecendo e atingindo a maturidade sexual aí sim, o macho vai formando como se fosse um buraco na barriga, e as fêmeas permanecem com a barriga reta.

Exatamente como algumas pessoas responderam. Não tem como identificar a sexualidade de um jabuti nos primeiros anos de vida. Tanto os jabutis machos como as fêmeas, possuem a parte de baixo do casco reta, sem curvas. Se o jabuti for macho, essa parte de baixo do casco ficará curva, para que ele possa subir nas costas da fêmea para acasalar. Caso seja fêmea, continuará com o casco reto, como nos filhotes. Espero ter ajudado… abraços…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *