Categorias
Cavalos

Meu cavalo começou a sangrar pelo nariz no termino da cavalgada.?

Meu cavalo começou a sangrar pelas narinas durante uma cavalgada, se encontrava bastante cansado, mas o sagramento logo parou, meu tratador disse que o cavalo estava com garrotilho, isso é possivel?

5 respostas em “Meu cavalo começou a sangrar pelo nariz no termino da cavalgada.?”

infelizmente,sim

os cavalos tem um corpo forte , o que faz com que não peguem doença fácil,os sintomas em cavalos são logo notado a partir do momento em que ele sangra , fica cansado , não come ou não bebe,então os cavalos pegam doenças fortes,que são para tratar logo antes que vire uma doença que faça com que ……………………………sacrifique o animal

Pode ser que seja garrotilho sim, mas precisa pedir pra um méd.vet que cuida de cavalos diagnosticar a doença!

É muito comum em cavalos, após um esforço muito grande, ocorrer sangramento pelas narinas. Em calos de corrida em pista (Jockey Club) acontece o tempo td! Sempre tem um que passa na enfermaria pra ver esse tipo de sangramento!

Seu cavalo fez algum esforço muito grande?

Pode ser que ele tenha alguma outra doença respiratória! Não dá pra diagnosticar nada pela internet!

Chame um med.vet que está acostumado a cuidar de equinos, se tiver um que cuide só de equinos na sua região, melhor ainda. Assim ele pode fazer os exames corretos e pode diagnosticar o que o seu animal realmente tem!

O seu tratador pode até ter uma boa experiência de vida, mas ele não conhece todas as doenças que podem acometer equídeos!

Este acontecimento pode ser considerado como uma normalidade, o fato de cavalos, algumas vezes, vir a apresentar hemorragias, pelas narinas, após um esforço um pouco exagerado. Este fato é denominado de Epitaxe. Se ele voltar a ocorrer, procure um médico-veterinário idôneo para efetuar o diagnóstico determinante desta alteração, bem como a prescrição da medicação específico, se for o caso.
O garrotilho está descartado, pela ausência de outros sintomas que o acompanham, tais como: febre, apatia e descarga nasal.

Mesmo em caso de garrotilho, é muito difícil sair sangue pelas narinas do cavalo. O que sai é excreção, que pode ser desde uma “aguinha” até catarro. Depende do grau em que está a doença.
Provavelmente, o sangramento é resultado de um esforço muito grande durante a cavalgada.
Já participei de muitas e já vi muito cavalo morrendo por abusos, como cavaleiros que tiram “racha”, colocam os cavalos na água fria ainda com o corpo quente.

Se for garrotilho, você precisa começar o tratamento o mais rápido possível. O correto é procurar um veterinário para examinar o animal.

Se não for, você deve analisar o seu comportamento durante a cavalgada. Se cometeu ou não abusos. Peça para alguém te orientar como fazer com que seu cavalo ganhe condicionamento físico e resistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *