Categorias
Cães

meu cão come as próprias fazes, oq faço?

15 respostas em “meu cão come as próprias fazes, oq faço?”

Isso é comum em caes de raça…mas não há problema algum nisso…
O cachorro da minha avó, um pastor alemão viveu 21 anos com esse problema e nunca deu nada nao…
vc deveria dar vermífugo para ele de vez em quando…e mante-lo saudável…
🙂

Leve ao veterinario para que se investigue a causa

É muito comum, na clínica veterinária, queixas relacionadas a cães que comem fezes. “Ver um cachorro com este comportamento me causa repugnância,” colocam-se todos os infelizes proprietários quando vêem seu animal fazendo “aquilo”. Em geral correm para o veterinário em desespero e pedem uma explicação, um tratamento pois não querem mais que seu cão faça isso.

Esta classificação foi feita segundo relato em literatura e em nossa experiência clinica de 10 anos:
a) Cães que comem fezes de animais ungulados. Comportamento comum de ser observado em carnívoros silvestres. Fezes, como por exemplo, de cavalos, são uma fonte de produtos de digestão microbiológica alem de fornecerem nutrientes aos cães.
b) Cães que comem fezes de gatos. Comportamento comum de causa indeterminada.
c) Cadelas recém paridas comem as fezes de seus filhotes. Ainda que seja um comportamento normal é mal interpretado pelo proprietário
d) Cães que comem as próprias fezes.
e) Cães que comem fezes de cães adultos. A razão para esse comportamento não está bem determinada.
f) Cães que comem fezes humanas.
g) Cães mantidos em canis públicos ou abrigos particulares parecem exibir mais freqüentemente este comportamento.
h) Casos mistos.
B. Causas
Varias são as hipóteses sugeridas como causas da coprofagia, no entanto não há respostas definitivas. Alguns autores sugerem que a razão para uma não definição das causa deste problema seja a variabilidade das situações que predispõem um animal a este comportamento e porque elas podem ser multifatoriais ou mistas.
1. Deficiência metabólica ou doença
a) Cães que comem fezes de outras espécies animais podem fazê-lo por que estas podem ser nutritivas, palatáveis e, por causarem poucos problemas, representarem um petisco apreciado pelo cão. Comer fezes pode não ser repugnante para o cão e pode representar uma fonte de alimento a mais ou ser apetitosa para o cão.
b) Super alimentação: sobrecarregar o sistema digestivo fornecendo alimentação e especialmente a base de ração uma única vez ao dia pode sobrecarregar o sistema digestivo e conseqüentemente ocorrer uma má digestão. Assim as fezes apresentaria um alto grau de produtos alimentares não digeridos. Mais tarde sentindo fome o cão se alimentaria destas fezes.
c) Baixos níveis protéicos ou alimentação insuficiente (fome).
d) Dietas ricas em carboidratos e fibras.
e) Deficiência de enzimas digestivas (enzimas pancreáticas). Nestes casos o fornecimento de enzimas digestivas é eficaz na superação deste comportamento.
f) Ocorrência de vermes e conseqüentemente carência nutricional.
g) Pancreatite crônica.
h) Síndrome de mal absorção.
i) Deficiência de tiamina experimentalmente induzida. Esta deficiência deve ser muito severa para provocar coprofagia.
2. Razões comportamentais
a) As cadelas recém paridas consomem as fezes dos filhotes. Dessa forma mantém o ninho limpo.
b) Ansiedade devido a conflito ambiental. Stresse ambiental pode contribuir com vários comportamentos redirecionados incluindo coprofagia.
c) Cães entediados que manipulam fezes como passatempo.
d) O cão pode ter sido condicionado a ingerir fezes para receber atenção do proprietário. O comportamento pode ter sido reforçado pela reação emocional do proprietário e que significou ganho de atenção.
As fezes parecem ter um caráter lúdico e ser gratificantes, auto recompensa e serem saborosas.
Punições excessivas relacionada a eliminações do cão. Cães podem comer fezes para evitar que os proprietários os punam.
A distribuição errônea do espaço de dormir, alimentar, defecar e urinar. Cães que não dispõem de espaço suficiente e são forçados a defecar em seu espaço de dormir acabam por ingerir suas fezes para manter o espaço limpo.
Ansiedade de separação. Cães deixados em casa sem companhia por um longo período de tempo acabam por exibir este comportamento.
Vício por razões comportamentais. Cães confinados ou presos são mais aptos a desenvolverem coprofagia do que aqueles que estão em companhia humana na maior parte do tempo. Parece que animais que saem a passeio, recebem maior atenção do dono, são menos isolados e ganham brinquedos podem ter este comportamento diminuído, aliviado.
3. Outras
Hereditárias – manifesta-se aproximadamente aos 6-8 meses. Em tais casos o comportamento é considerado normal, onde buscar nutrientes no lixo representou uma adaptação no processo de evolução da espécie

Os cães geralmente fazem isso quando estão com fome, carência de ferro, ou parasitas no corpo. Dê sempre três poções de ração (que tenha bastante ferro) por dia para ele. Se este não é o caso, colete as fezes antes de que ele as coma, assim ele aprenderá a não fazer mais isso. Quando ele fizer, dê um castigo a ele (só aplique o castigo à ele quando ele ainda estiver comendo porque ai ele vai relacionar o que ele estava fazendo com o castigo [o castigo é mínimo, como deixar ele preso de 1 a 5 minutos e quando soltar ele não brincar por um certo tempo].)

e natural os cães as vezes irem comer próprias fezes, nao e nda grave no entanto nao e higienizo e pode nao ser muito bom com a continuação por isso quando o apanhar a fazer isso de lhe um bom não ( nao perto das orelhinhas ) e pode dar-lhe um castigo simbólico tipo ficar uns minutos sem brincar com ele assim ele entendera ke o ke fez e errado logo dpois pode voltar a brincar com ele com a maior alegria do mundo XD mas faça-o se o apanhar em flagrante caso contrário não entendera a razão do castigo.
Boa sorte nao seja muito severo kom o bixinho ^.^ beijinhos

olha a coprofagia é na maioria dos casos um problema comportamental e não de deficiencia de algum nutriente ,isso tbm pode acontecer.
Não é raro cães comerem as próprias fezes ou de outros animais,existem produtos especificos para acabar com essa prática do cãozinho,alguns veterináros aconselham colocar pimenta ou algum repelente amargo nas fezes pra que eles não voltem a come-las!!O certo mesmo é vc consultar um veterinário e ver com ele qual é o cso do seu cachorro e qual a melhor solução,mas fique tranquila que isso não é nada grave!!!

Olha José, a veterinária da minha Maltês disse que os cachorros fazem isso quando são mal alimentados ou tem vermes, verifique os vermífugos que seu cão já tomou, se está tudo em dia, mas mesmo a minha cadela estar com o vermífugo em dia e ser bem aliás muito bem alimentada a veterinária disse que é pra chamar atenção, então quando você pegar seu cão na tampinha de um gelo nele, xingue-o e o ponha de castigo de 5 a 15 minutos. Assim ele vai aprender a não fazer mais essa nojeira. Boa Sorte

Mantenha o local limpo.
Alimente o cachorro depois colaque uma focinheira nele
Após ele fazer as necessidades, limpe o local
e tira a focinheira.

Outra dica:
Forneça a ele uma ração de qualidade tipo uma super premium.
Estas rações são mais ricas em proteinas do que aromatizantes
Após usar um saco de 15 kg e perceber que ele continua comendo
As fezes, troque a marca da ração até vc perceber que a ração
da tal marca ele não come as fezes.
Mas.. precisa ser as rações de qualidade, não é todo petshop
que trabalha com estas rações devido preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *