Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Mercado: Pagamos mais pela ineficiência do Estado?

Chile, México, EUA, Europa e China. O que eles têm em comum? Nestes mercados, os consumidores pagam menos por um carro do que nós brasileiros. A culpa aparente seria dos impostos, mas no geral, a culpa é da ineficiência do Estado.

O chamado “custo Brasil”, faz com que os preços sejam inflacionados por aqui, além da alta carga tributária que consome 33% do valor de um automóvel por aqui. Outro agravante é a falta de logística eficiente no país, onde a maioria do transporte de cargas ainda é movida por caminhões, que rodam em estradas precárias na maioria das regiões, inclusive aquelas que se gabam por ter as melhores rodovias.

Entraves burocráticos de toda a espécie estão presentes na realidade brasileira, dificultando todo tipo de investimento em infra-estrutura e serviços que possam ajudar na economia nacional, reduzindo os custos dos produtos, aumentando a eficiência na exportação e beneficiando o cidadão como um todo.

Infelizmente, a política nacional privilegia uma minoria em detrimento do crescimento do país, atrasando questões que poderiam não só reduzir a carga de impostos que o brasileiro tem que pagar, como facilitando a abertura de novos negócios e conseqüente aumento da renda de forma menos desigual.

A política de juros no Brasil é outro problema que faz o cidadão pagar muito mais por um bem, especialmente automóveis. O Brasil tem juros de 25% ao ano, enquanto os países mais desenvolvidos oscilam entre 4% e 8%. Hoje em dia é muito fácil adquirir um automóvel e pagar o dobro do que ele custa. Aliás, é mais fácil do que adquirir um imóvel.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Aqui, nossos carros custam em dólar muito mais do que equivalentes feitos na Europa, EUA, China, etc. Por um preço de Mille, podemos comprar um Civic na Europa, por exemplo. E por aí vai. Mesmo sendo o quarto maior mercado do mundo, o Brasil já é o líder mundial em alto custo dos automóveis.

  2. Somos o único país do mundo que o automóvel não se popularizou pelo preço, e sim pela ilusão dos financiamentos caros e confiscatórios.

    Todos os países do mundo onde a modernização desses produtos chegou na produção, o automóvel ficou popular pelo preço justo. Não é dificil ir para algum país da AL e perceber que o automóvel há um bom tempo já se encontra por um preço bem mais em conta.

    Acontece que no brasil, pode existe uma brecha ou até mesmo uma Lei escondida que impede que o brasileiro tenha acesso a um automóvel por um preço similar ao seus conterrâneos de continente.
    Como sempre a culpa para poder distribuir esses produtos a preços confiscatórios sempre recai sobre a gigantesca carga tributária, única em todo o planeta onde um automóvel tem em seu preço, a carga do lucro da montadora e impostos, o dobro ou até mesmo o triplo do que é cobrado em todos os países do mundo. Salve a Europa onde os preços praticados são um pouco parecidos mas mesmo assim não chega nem perto do que é cobrado no brasil.

    Mas um tipo de comportamento também é notável no consumidor local. O fato de o preço ser exorbitante torna o produto atrativo pois, se planta um novo tipo de “fetiche”, STATUS social de que se tem é porque pode.

  3. o Brasil continua sendo bastante oportuno para quem procura lucro fácil, visto que pode produzir carros mais simples e menos equipados com custo de produção inferior ao dos países mais desenvolvidos, cobrando mais pelo mesmo produto, mesmo que recolhendo 1/3 do custo em tributos. Esse é o Brasil!

  4. Vejam por exemplo o caso do transporte de cargas, que no Brasil é absurdamente caro, aumentando o chamado Custo Brasil. Matéria do site Logística Descomplicada

Perguntas Relacionadas