Categorias
Roedores

Me falem tudo sobre coelhos?

Eu quero saber o que eles comem, quanto tempo eles vivem, etc.

4 respostas em “Me falem tudo sobre coelhos?”

O meu come de tudo:comida,raçao dos meus gatos,verduras,só nao come cenoura.Se o seu coelho for macho se prepare,o meu é macho e nao tem companheira,entao o q ele faz:TENTA PEGAR MEUS GATOS E A GALINHA E SOLTA ESPERMAS POR ONDE ELE PASSA,FORA O XIXI Q É SUPER FEDIDO,quanto ao tempo q eles vivem nao sei responder!

Comportamento:

O coelho é um animal de comportamento dócil, manso e carinhoso. Ele conquistou a afetividade das crianças e dos adultos, em especial das mães. O homem é o maior inimigo dos coelhos. Durante um ano, os caçadores matam milhões de coelhos por esporte. Agricultores também matam coelhos para proteger as colheitas. Outros inimigos dos coelhos são os coiotes, raposas, bisões e fuinhas. Gaviões, corujas e algumas outras aves caçam coelhos para servir-lhes de alimento. Muitos caninos e felinos também caçam coelhos. Os coelhos geralmente tentam fugir do inimigo. Se um coelho está em campo aberto, pode ficar quieto e esperar até que o inimigo vá embora. Se o inimigo chega demasiado perto, o coelho corre rapidamente para salvar-se. Um coelho assustado pode dar saltos de 3m ou mais, e decorrer a 100 km/h. O coelho tenta confundir o inimigo correndo em ziguezague. Às vezes dá algumas voltas seguindo sua própria trilha, para, a seguir, saltar em outra direção. Enfim, pode meter-se numa toca ou num monte de galhos para esconder-se.

Habitos alimentares:

A maior parte dos coelhos come e mostra-se ativa do anoitecer ao amanhecer, e passa o dia descansando e dormindo. O coelho come muitas espécies de plantas. Na primavera e no verão, seu alimento são folhas verdes incluindo trevos, capins e outras ervas. No inverno, come galhinhos, cascas e frutos de arbustos e árvores. Os coelhos às vezes causam prejuízo à lavoura porque mordiscam os brotos tenros de feijão, alface, ervilha e outras plantas. Também danificam árvores frutíferas porque roem sua casca. É importante ressaltar que os coelhos têm a cenoura como a base de sua alimentação. Não devem, em hipótese alguma, comer alface, pois esse vegetal pode causar diarreia.

Doenças:

Os coelhos podem contrair tularemia, doença transmissível ao homem que lida com coelhos doentes (veja tularemia). Outra doença, a mixomatose, antigamente só ocorria naturalmente em algumas espécies da família do coelho, existentes na América do Sul. Mas o homem a introduziu na Austrália com o propósito de reduzir o número de coelhos selvagens europeus naquele país, onde, pela procriação rápida, causavam prejuízos às plantações.

Tempo de Vida:

Depende da raça!
Geralmente, quanto maior menos tempo vive.
Raças gigantes vivem em média 6 anos. Raças médias ( os mais criados) 10 anos. Os anões até 16!

Isso é a média para coelhos bem cuidadinhos… ração, vegetais adequados, cuidados com orelhas ( parasitas), sem exposição a agua…
A minha é média e já tem 5… espero que viva bastante ainda!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Os coelhos são animais mamíferos

Podemos encontrar esta espécie animal em várias regiões do mundo

São herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos

Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos

Uma fêmea, em fase reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes.

Nas matas e florestas, vivem em buracos ou em tocos de árvores

Os coelhos que vivem nas matas (coelho selvagem) tem hábitos noturnos. Para fugir de seus predadores, procuram alimentos dutante a noite. Já os coelhos domésticos possuem hábitos noturnos e diurnos

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Comprimento: varia de acordo com o gênero (raça) do animal
Gestação: 30 a 40 dias
Cor: diversificada, porém as mais comuns são preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado
Peso: varia de acordo com a raça ( de 2 kg até 9 kg). A maioria das raças tem por volta de 3 a 4 kilos na fase adulta.

Curiosidades:

Os coelhos não são roedores, são lagomorfos.
Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.
Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias; 24h após o parto, entra novamente no cio. É por isso que o coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de um nova vida).
O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta “universalidade” dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.
Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.
Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.

Os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, em geral dos gêneros Oryctolagus e Sylvilagus. Caracterizam-se pela cauda curta e as orelhas e patas compridas. Esses pequenos mamíferos encontram-se facilmente em muitas regiões do planeta. O termo é utilizado para referir as espécies de oito géneros, incluindo o coelho-de-amami (Pentalagus), os coelhos-americanos (Sylvilagus) e o coelho-pigmeu (Brachylagus). Alguns autores[1] incluem o género Caprolagus no grupo dos coelhos (coelho-asiático), mas a maioria classifica-o como pertencente às lebres. A espécie mais comum é a Oryctolagus cuniculus, ou coelho-europeu.

Episódio clássico de perturbação ecológica foi a introdução do coelho-europeu na Austrália. Levado para aquele país no século XIX, esse mamífero ali se multiplicou em níveis insuspeitáveis ao se ver livre dos predadores naturais e logo se converteu em praga para a lavoura. Todos os esforços para controlar a situação foram inúteis, até que se inoculou nos animais a mixomatose infecciosa, doença endêmica entre os coelhos brasileiros mas que para o europeu foi fatal em 99% dos casos.

Os coelhos possuem orelhas e pernas compridas – embora menores do que as das lebres verdadeiras – têm a cauda curta e não sobressai como corredor. Os dois gêneros de coelhos mais representativos são o Oryctolagus, a que pertence o coelho europeu comum, e o Sylvilagus, com muitas espécies norte-americanas e o tapiti ou coelho-do-mato brasileiro. A maior parte de suas espécies costuma abrir galerias subterrâneas, onde diversas gerações se sucedem nos ninhos. Seu corpo também é sempre menor que o das lebres.

Segundo a classificação científica, os coelhos pertencem, ao reino Animalia, ao filo Chordata, ao subfilo Vertebrata, à classe Mammalia, à ordem Lagomorpha, à família Leporidae.

Os coelhos comem ração própria deles, comem verduras escuras exceto alface e repolho que fazem mal de imediato ou a longo prazo, frutas não-citricas como banana maça etc, e legumes.

vivem em média 8 anos.

São doceis e brincalhões e algumas vezes arteiros

Muitos falam que o xi xi dele é muito fedido, mas existem métodos como contornar este problema claro que primeiramente é ensina-lo a usar o WC que é um potinho preparado pra faze as necessidades dele, e se vc colocar granulado orgânico nesse pote o cheiro ruim é eliminado e não fica nada molhado.

Eu particularmente prefiro os Mini coelhos pois eles não passam de 25cm em media 1kg e existe um mais bonito que o outro com diversas raças como lion-head, mini holandês, fuzzy lop, entre outros.

Quando criado em gaiolas deve-se solta-lo pelo menos 1h a 2h para ele se exercitar, e dentro da gaiola deve-se ter alguns brinquedos como a rodinha de madeira que ele fica roendo.

Em falar em roendo os dentes do coelho nunca para de crescer por isso deve-se dar a ele coisas que gastam os dentes como feno, pedaços de madeira não tratada encontrada em petshop

Coelhos não precisam de banho, a não ser que ele esteja muito encardido, mas para da-lo banho precisa de todo um cuidado especial, pois senão poderá pegar fungos na pele ou pneumonia

em geral é isso o resto vc encontra na internet facilmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *