Categorias
Gatos

me ajudem por favor…?

minha gata teve filhotes mes passado como vcs q leram minha pergunta sobre a castracao sabem e ontem choveu muito e minha rua alagou.
hoje de manha fui ate a calcada jogar o lixo fora e vi um gatinho com a idade dos meus abandonado todo sujo com frio e fome levei-o para dentro de casa ele veio com a enchurrada de ontem depois eu o sequei e tentei que a miha gata desse de mamar para eles e ela nao queis dar….e ficabrigando com ele como eu vou alimenta-lo

4 respostas em “me ajudem por favor…?”

Em petshop´s existe leite próprio para filhotes de gatinhos, vem com uma mini mamadeira.
Seria bom se a gata o aceitasse, pois além do leite, ele necessita de limpeza da mãe, o que estimula os filhotes a fazerem xixi e cocô.

Mas caso não consiga, você poode preparar leite em pó com ração de filhotes batido no liquidificador e dar de mamadeira ou seringa. E para estimular a fazer as necessidades pegue um tufinho de algodão, embeba com agua morna e faça a limpeza das partes necessárias.

Boa sorte e cuide bem do bebezinho.

Parabéns pela atitude!!!
No momento, mantenha este filhote separado dos seus gatos, isso para evitar brigas e tbm para evitar riscos de contaminação caso o filhote recém chegado tenha alguma doença ou vermes. Dê a ele uma dose de vermifugo para filhotes (para saber a quantidade basta ler a bula);

Ele tem aproximadamente um mês de vida? Se sim, tente oferecer ração propria para filhotes, nesta idade ele vai comer bem pouquinho, apenas alguns grãos por dia mas é preciso insistir para que ele aprenda a comer com o passar dos dias. Ele vai precisar ser alimentado com mamadeira, abaixo dou algumas receitas de leite caseiro para ele:

Você pode dar o leite aos filhotes usando uma mamadeira, uma seringa sem agulha ou um conta gotas. O leite deve estar morninho. Não incline o corpo do gatinho para cima, mas sim mantenha a cabecinha reta e ligeiramente mais baixa do que o corpo.

Se ele engasgar, levante a parte traseira rapidamente e sacuda suavemente o filhote para baixo, para eliminar o leite que entrou pelas vias respiratórias. Assopre o gatinho bem devagar.
Nas primeiras duas semanas, eles devem mamar de duas em duas horas, depois espaçando para três em três e daí por diante. O leite de vaca não é bom para os gatinhos. Já existem produtos semelhantes ao leite da mãe nas lojas especializadas. O melhor deles é, sem dúvida, o leite em pó da Royal Canin. No entanto, existem outras marcas nacionais, das quais considero a Total melhor ( Max Milk e Líder Milk ).

No entanto, se você não encontrá-los, pode seguir uma dessas fórmulas caseiras, usando, sempre que possível, leite integral com baixo teor de lactose:

Confira algumas receitas caseiras para alimentar filhotes de gatos:

1) 1 colher sopa de leite em pó suave;- 100 ml de água;- uma colher de café rasa de gema de ovo;- uma colher rasa de creme de leite;- meia medida de suplemento vitamínico à base de complexo B e cálcio.

2) 1 litro de leite integral- 1 xícara de leite em pó dissolvido em água de arroz ou arrozina- 1 colher de mel- 1 gema de ovo- 1/2 pacote de gelatina sem sabor- 1 colher de composto vitamínico (sustagem ou sustacal)Misturar tudo e bater no liquidificador. Manter na geladeira. Amornar e administrar 4 a 5 vezes ao dia.

3) 1 litro de leite integral- duas gemas- duas colheres de sopa de creme de leite ou nata- 1 colher de açúcar- 1 pitada de salBater as gemas, acrescentar o leite e colocar para ferver. Quando estiver fervendo, colocar os demais ingredientes. Deixe esfriar e dê ao gatinho.

4) meio litro de leite integral- 1 colher de sobremesa de maisena- 1 colher de sobremesa de creme de arroz- 1 colher de chá de mel- 1 gema de ovoCozinhar tudo, mexendo sempre, em fogo baixo, para não empelotar. Depois de frio, bater bem e coar ( pois o mingau quando esfria faz aquela nata ). Guardar na geladeira e esquentar para cada vez em que for usar em banho maria.

A partir das quatro semanas, você deverá começar a desmamá-los, oferecendo um pouco de ração algumas vezes por dia, substituindo gradualmente o leite.

Outra coisa que você terá que fazer é limpar os filhotes como a mamãe gata. Uma vez ao dia, esfregue o gatinho com a ponta de uma toalha levemente umedecida com água morna e algumas gotinhas de vinagre e álcool, secando bem e tomando cuidado para não machucar o umbigo. Gatinhos muito pequenos não controlam a bexiga nem os intestinos. Eles fazem isso somente através de estímulo. Umedeça levemente um pedaço de algodão com água morna e estimule os órgãos genitais do pequenino, imitando as lambidas da mãe. Isso deve ser feito a cada mamada. E insista, porque geralmente nos primeiros dias eles demoram a fazer xixi e cocô quando estimulados por mãos humanas.

Beijos e boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *