Categorias
Répteis

Lampada serve para iguana ? ou preciso de uma mais forte ?

AChei uma lampada ! Reptstar 15 w 2500k 5% uvb e 30% uva … ” Moro Em Belo Horizonte ”

Será que ela vai proporcionar as condições necessárias para minha iguana ? ela tem 3 meses !

Se não qual seria a mais indicada, onde posso conseguir ? Obrigado a todos que me responderem ! =D

2 respostas em “Lampada serve para iguana ? ou preciso de uma mais forte ?”

Olá Rafael

Olha, eu não recomendo lâmpadas para aquecimento de répteis, pois as mesmas esquentam o terrário inteiro, e isso está absolutamente errado, pois tem que haver uma graduação térmica. Se quiser lâmpadas apenas com a finalidade estética de iluminação, use uma fluorescente fraquíssima.
Se você usar uma lâmpada, incandescente por exemplo (ou mesmo a que você citou), não coloque. Répteis (como você deve saber) são ectotérmicos (“sangue-frio”), ou seja, não controlam sua temperatura interna/corporal, isso faz com que a mesma varie de acordo com o meio externo.
Um método que eles, os répteis, usam para controlar sua temperatura se chama termorregulação, ou seja, de modo mais direto, ficam imóveis em determinados locais cuja temperatura lhes agrade. Se quiserem se aquecer, vão para o sol; se quiserem se refrescar, vão para uma fonte de água ou sombra.
Se você colocar as lâmpadas, o aquário vai se aquecer por completo, e sua iguana não terá essa opção, não poderá termorregular, consequentemente, causará um estresse desnecessário para a mesma. Não podemos considerar isso saudável para um animal, correto?
A melhor fonte de calor para qualquer réptil, é a pedra aquecida com termostato. É barata, o termostato vem embutido e não corre o risco de queimar seu animal (ao contrário das lâmpadas).
Sendo assim, sua iguana poderá escolher o local do terrário que mais lhe agrada, frio ou quente.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *