Categorias
Répteis

Lagarto cinza escuro……..?

Hoje levei o maior susto quando cheguei perto do tanque de lavar roupas e me deparei com um lagarto cinza escuro de aproximadamente 15 cm de comprimento sem contar a cauda. Chamei o meu pai para tirar o lagarto de lá pois minha gata estava de olho nele e fiquei com medo que ela o pegasse.
Meu pai colocou-o no quintal sem machucá-lo em um lugar seguro, mas acho que devido ao susto o lagarto soltou a cauda. Nunca tinha visto um lagarto assim de perto e isso me assustou bastante. Será que esse tipo de animal é perigoso ou venenoso?
Alguém que entenda de répteis poderiam me dizer. Infelizmente não encontrei nenhuma foto na net que pudesse ajudar na identificação do bicho. Só notei que ele era cinza bem escuro e com a pele áspera, depois disso saí correndo de medo. rsrss

Uma resposta em “Lagarto cinza escuro……..?”

O que você deve ter visto foi uma calango!

O termo calango se refere a alguns lagartos, como os da família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte, Cnemidophorus, Tropidurus e outros que vivem geralmente no solo, na terra ou em pedreiras, alimentando-se de alguns artrópodes.

Algumas espécies de calangos:

Tropidurus oreadicus
Tropidurus torquatus
Tropidurus itambere

Comportamento

Apesar de chegarem a 30 cm de comprimento não são espécies agressivas. Quando ameaçados procuram se esconder em alguma fenda ou buraco, e quando capturados ficam imóveis como se estivessem mortos. Para que ocorra o aparecimento dessas espécies o ambiente precisa apresentar algumas características. Costumam aparecer em áreas com pouco movimento de pessoas, com madeira, concreto ou rochas para que se camuflem, escalem e tomem sol. Sempre estão próximos de alguma fenda ou buraco ou de algo que atraia insetos e outros artrópodes, como lâmpadas e vegetais. São também muito confundidos com lagartixas (geckos), apesar de serem muito maiores que a lagartixa caseira.

Veja a imagem dele!!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tropidurus_itambere.jpg

Espero ter ajudado!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *