Categorias
Répteis

jabuti não come oque fazer ?

bom, eu ganhei um jaboti a tres dias mais ele não quer comer, ele comeu no primeiro dia e agora não quer comer mais, não sei se é coincidência mais no primeiro dia que ele comeu estava sol e agora o tempo esta nublado e chuvoso, oque eu posso fazer devo colocar uma lampada ?

5 respostas em “jabuti não come oque fazer ?”

Olá.
Talvez você não esteja dando uma alimentação adequada para o seu jabuti.
Os jabutis, ao contrário do que muitas pessoas pensam, devem receber uma dieta de qualidade e bem diversificada. Quase nunca as pessoas fornecem alimentos adequados aos jabutis. Por isso há animais com serias doenças causadas por carências de vitaminas e minerais.Como também proteína é fundamental para o crescimento dos jabutis. Para endurecimento do casco deve ser fornecido cálcio em quantidades adequadas (para suplementar o cálcio, deve-se colocar cascas de ovo secas e trituradas por cima dos alimentos oferecidos no mínimo três vezes por semana).
São animais onívoros, ou seja, alimentam-se de proteína animal (pequenos vertebrados, minhocas, insetos, etc…) e fibras vegetais (folhagens, verduras e frutas).O alimento deve ser oferecida diariamente e removida assim que apresente sinais de decomposição.
Sugestões de dieta para seu animal viver feliz e bem saudável – estes elementos podem ser dados juntos ou alternados em dias da semana:

1.Vegetais – 85% da dieta:

Folhas de mostarda, de beterraba, agrião, couve, rúcula, salsa, salsão, brócolis, espinafre, repolho, amora, cenoura, pétalas de rosas, hibiscos (tanto pétalas quanto folhas), sementes de feijão branco e feijão verde, ervilhas, lentilhas, milho, e legumes variados, como a cenoura, beterraba, vagens, abóboras, batata doce, etc.

2. Frutas – 10% da dieta :

Uvas, abacate, maçãs, pêras, abacaxi, morango, manga , mamão, todos os melões, banana, tomates, figos e melancias, amora, nectarina, etc.

3. Proteína animal em altas concentrações – menos de 5% da dieta :

Ração para tartarugas, suplementos à base de camarões e carne crua moída. Pode-se oferecer ração canina seca ou sardinha com ossos ou camundongos abatidos ou ovos cozidos com casca.

Tente dar esses alimentos acima para ele, essa é a alimentação adequada além da ração para tartarugas. Acho que ele vai começar a comer de novo.

Coloque uma lâmpada específica para répteis!
Os répteis diurnos necessitam de radiação solar – se o jabuti não tiver acesso à luz solar, é importante colocá-lo pelo menos 15 minutos ao dia para tomar o sol da manhã ou do fim de tarde – ou artificial que apresente radiação ultra-violeta B (UVB), presente em lâmpadas específicas para répteis. A lâmpada deve ser mantida a 30 cm, no máximo, do animal, para que as células basais da pele possam sintetizar o precursor da vitamina D3. O animal terá descalcificação, raquitismo e vida muito curta se não receber esta radiação.
É necessário também uma fonte de aquecimento de fácil acessibilidade. Os mais indicados e práticos são as rochas ou placas aquecidas específicas para manutenção de répteis. Não podem ser mantidos sem fonte de calor, à exceção das localidades onde ocorre naturalmente. Os jabutis brasileiros não hibernam e podem ficar letárgicos e doentes se mantidos em temperatura baixa por vários dias. Este procedimento constitui maus tratos sendo, portanto, passível de punição por lei.

Espero ter ajudado!

Jabutis normalmente não realizam atividades durante dias frios elas dormem talvez onde o seu fique ele não tenha um “cantinho” para dormir assim ela vaga pelos cantos procurando um lugar para dormir;elas na maioria das vezes comem no calor ou no tempo fresco(s/ chuva). Mas já que você acha que isto é muito estranho experimente dar Acerola é a fruta preferida delas elas adoram

Bem, vou ser simples e rapido. Elas comem um pouco de tudo, mas quando filhote pode dar alfaçe,cenoura.. Verduras e Plantas, desde que sejam comestiveis, tenho 2, e sempre dei alfaça e tomate pra elas, são lindos e com muita saude! ^^’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *