Categorias
Aviação

Hoje eu vi um jato na aproximação com o aeroporto de Congonhas com os faróis piscando… que sinal é esse?

Geralmente vejo as aeronaves com os faróis acesos continuamente e não piscando. Fiquei curioso. Era um Learjet.
Pessoal, eu sei como é uma luz estroboscópica, e não era este o caso. As luzes acendiam e apagavam de forma lenta, como faróis mesmo.

8 respostas em “Hoje eu vi um jato na aproximação com o aeroporto de Congonhas com os faróis piscando… que sinal é esse?”

Eles nunca piscam os farois
ctz q foi os farois msm ??

Deve ser algum aviso de instabilidade , algum aviso emergencial, creio q ao mesmo tempo ele estava piscando os farois e balançando as asas

dev ter acontecido algo ichi kk

Piloto advanced flight simulator x deluxe acceleration

Não era o farol, eram as Luzes Anti-Colisão (Anti-Colision Lights), que são luzes utilizadas para chamar a atenção de um observador para a aeronave, significando que a mesma se encontra em operação. Esta luz pode ser vermelha rotativa ou branca estroboscópica. A que você viu foi a branca estroboscópica.
_______________________________________________________________________________

Estou reeditando para corigir os colegas ai de baixo, as Landing Lights não piscam…
As luzes anticolisão são usadas em todas aeronaves, pequeno, médio e grande porte…
As luzes anticolisão devem ser exibidas sempre que a aeronave
estiver em operação, independente do período do dia (diurno ou noturno). Não existe luz para “dizer” que o avião está em estado de emergencia!!!
_______________________________________________________________________________

Bom, se não eram as luses anticolisão, pode ser que o aviao estava fazendo curvas, e as Landing light dava a impressão que estavam acendendo e desligando! Só pode ser isso pq não existe isso ai!

Ola.
Os avioes pequenos que funcionan a jato ten esse procedimento de pouso mesmo.
Mas esse procedimento e realizado apenas em pousos emergenciais ou quando as condiçoes climaticas estao ruins.
Em um voo meu eu tive que ligar essas luzes tamben porque nao dava nen para ver a pista direito eu estava fazeno um pouso por ILS entao como parte de todo pouso automatico nos temos que acender essas luzes.

Não meu caro , o você viu foi os fárois piscando de modo intermitente, essa opção que alguns aviões da Cessna e Lerajet especialmente os de ulima série , a exemplo do Citation XLS e do X utlizam os farois na aproximação e pouso , isso diminui o risco de colisão na aproxiamção e pouso.
Esse tipo de incidente/acidente chama-se RUNWAY INCURSIONS(Incursões de Pista) .Por exemplo : quando um avião está no ponto de espera e por alguma razão ingressa na pista no momento do pouso de outra aeronave.

Ou seja no momento mais critico do vôo (Pouso) esse acendimento intermitente dos fárois evita muitos acidentes…

A Gol é a primeira companhia aérea do País a utilizar o sistema Pulselite, que faz com que as luzes de pouso das aeronaves (landing lights) pulsem em ciclos alternados, variando sua intensidade. Esta ação cria uma ilusão de maior movimento das aeronaves e permite que as mesmas sejam vistas mais facilmente pelas aves, por outras aeronaves e pela torre de controle nos aeroportos.

“Este projeto ainda está em fase piloto de medição e visa, sobretudo, a segurança das operações, item prioritário de nossa política de gestão”, destaca o diretor de Segurança Operacional da companhia, Sérgio Quito.

O primeiro avião da companhia a receber o equipamento foi o de matrícula PR-GGF. Até fevereiro de 2013, mais cinco aeronaves terão o sistema instalado. O equipamento será testado por seis meses, sem custo para a empresa, visando comprovar a redução mínima estimada de 25% de colisões com pássaros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *