Categorias
Roedores

hamster, como criar um ?

9 respostas em “hamster, como criar um ?”

Já tive, tem um tipo de palha que vc pode colocar na gaiola mas limpe todo dia.
Ração feita para eles, as vezes pode dar uma cenoura.
Tem o bebedouro deles, trocar a água todos os dias.
Sempre manter a gaiola deles, pq eles bagunçam muito. rs
E se vc não limpar todo dia o cheiro não fica agradavel.

Vc precisa de uma gaiola, comprar serragem em pacote, para trocar diariamente, ração especifica para a espécie, e tempo para trocar a agua, a serragem, a ração, e sem deichar ele escapar, pois quando eles escapam é dificil achar pois fezem tocas dentro de almofadas e sofás.

Os hamsters comem praticamente de tudo que encontra pela frente. Isso já vem dos seus instintos naturais, pois em sua vida selvagem no deserto – onde o alimento é escasso – comem quase que de tudo para sobreviver. Mas é justamente por causa desse seu apetite, que temos que tomar cuidado com alguns detalhes.
Os hamsters tem paladar e por isso sentem o gosto da comida.
Como eles tem bom apetite, é muito importante não ficar repetindo o tipo de alimentação.
Para os alimentos, é bom um vasilhame meio pesado e que caiba ele dentro. Se for leve, pode acabar virando e derramando todo o alimento.
A dieta de um hamster pode ter 80% em ração e o restante em alimentos como maçã, cenoura, milho, nozes, etc.

Frutas e Vegetais
As frutas e os vegetais constituem uma grande fonte de vitaminas e ainda possuem uma grande quantidade de água.

Abaixo uma lista do que você pode e o que você não pode servir aos seus hamsters:
PODE

FRUTAS: maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.

VERDURAS: repolho, pepino, brócoli, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve.

LEGUMINOSAS: cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce.

OUTROS: semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, amendoim, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.

Uma observação: as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas sêcas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia. Dê alface em pequena quantidade, porque pode dar diarréia e atacar o fígado.

NÃO PODE

abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras.

Suplementos
Existem disponível no mercado alguns suplementos vitamínicos, que suprem possíveis carências de vitaminas na dieta dos hamsters além de colaborarem com a função hepática.

Sugestão:

Adequadamente balanceado e de sabor agradável, Labcon Roevit supre possíveis carências vitamínicas, aumenta a freqüência alimentar e a resistência às doenças, principalmente problemas ligados ao mal funcionamento do fígado, favorecendo o bem estar dos animais.

Água
Ítem indispensável para a saúde do hamster. Forneça sempre água limpa e fresca.

Dicas
Apesar de conseguirem tirar água dos próprios alimentos, nunca deixe faltar água para beberem. Utilize aqueles bebedouros que parecem uma mamadeira, pois se colocar água em qualquer vasilhame, eles podem se afogar ou engasgarem. Troque a água diariamente.
Nas lojas de animais de estimação, você encontrará uma linha variada de rações complementares. Em grandes lojas, poderá encontrar sementes de girassol (essencial), biscoitos, rações, etc, próprio para hamsters. A semente de girassol, é essencial, pois além deles gostarem, ajuda a desgastar os dentes que não param de crescer. Você poderá dar pedacinhos de madeira de árvores frutíferas para ele roer e brincar, mas tome cuidado com o tipo de madeira. As de pinus, cedro, peroba, oleosos e látex são tóxicas. O ideal é comprar a madeira nas lojas de animais.
Ao comprar o hamster, pergunte ao vendedor o que ele comia para que você possa ir adaptando aos poucos a novos tipos de alimentos. Não faça mudanças radicais, pois o hamster poderá ter problemas intestinais.
Lave bem as frutas e verduras em água corrente, mesmo aquelas que são vendidas sem agrotóxicos, para evitar uma intoxicação.
Junto com as frutas, verduras – estas devidamente picadas em um tamanho adequado – rações e outros tipos de sementes, sirva sempre semente de girassol à vontade. As sementes de uma forma geral, são ricas em hidratos de carbono e minerais.
Os hamsters tem uma espécie de bolsa na bochecha e armazenam comida nela para poder transportar. Por isso, quando estiver com a barriga cheia, não dê queijo, arroz e nem pão, pois podem ficar coladas na bochecha e ficar difícil de tirar.
Dieta Alimentar: Enquanto a mãe estiver amamentando, deve-se manter a dieta reforçada com ração de gato, ovos cozidos, leite ou pão embebido em leite.

Acho que vc deve pensar bem no que vc está fazendo antes de ir compra-los.

Eu já criei hamsters a uns anos atras e nunca me arrependi tanto. Eram muito bonitinhos, pequenos e egraçados, mas são os bixos mais sujos que já vi. Além de vc ter q gastar uma grana numa boa gaiola, vai ter que passar o dia limpando ela. Eles fazem coco o dia todo, passam urina na cara e fazem uma sujeirada só.

Caso vc tenha como se dedicar, compre uma gaiola mais moderna, que tenha meios de simplificar as tarefas de limpeza esteja mesmo afim…mande ver…mas lembre-se de q se o seu quarto é pequeno, vai feder como o inferno com esses bixos.

O animal perfeito pra quem mora em ambientes pequenos é o gato. Ele é independente e super limpo, embora eu prefira os cachorros

Olá.
Cuidados :
*Ao comprar seu hamster, verifique se sua pele não possui nenhuma ferida, se o pêlo está brilhante e se os olhos estão com um aspecto saudável;
*Se optar por querer mais um hamster em uma mesma gaiola, prefira o hamster anão russo, pois se dão melhor vivendo em colônias. O hamster sírio é territorialista.
*A rodinha é um item essencial para o seu hamster, pois estimula o animal a praticar exercícios. Ao escolher a rodinha, preste atenção no tamanho, pois se a rodinha for muito grande seu hamster pode enroscar a pata e se machucar e se for muito pequena, ele não vai conseguir andar nela direito e com isto o animal ficará desestimulado a praticar exercícios.
*Mesmo com pêlos, hamsters são animais que perdem calor facilmente (por isso suas patinhas são geladas), por isso ofereça a ele papel higiênico branco, rolos de papelão ou um pedaço de pano (que não solte fiapos) para seu animalzinho se aquecer. Lembre-se de não dar algodão ao seu hamster, pois ele pode se engasgar;
*Não deixe seu hamster exposto ao sol, pois o calor excessivo pode fazer seu animal ficar desidratado e acabar falecendo. Nos dias mais quentes, deixe seu amiguinho num lugar fresco e com sombra;
*Por instinto, eles dormem boa parte do dia e são bem ativos a noite, mas com o tempo, ele vai entrando na rotina do dono, podendo tornar-se ativo também pela manhã;
*Na hora de dar a comida, não exagere na quantidade! Para o caso de frutas e vegetais, corte em pedaços pequenos e ofereça ao seu hamster aos poucos, assim você poderá ir vendo do que o seu hamster gosta de comer, pois assim como nós, eles também têm seus próprios gostos em questão de comida;
*Ao escolher a gaiola, prefira uma que seja maior, pois hamsters gostam de espaço para poder se movimentar (espaços pequenos demais podem deixar seu hamster agressivo e estressado). Também prefira gaiolas que a grade tenha um espaço pequeno entre si, pois no caso de hamsters pequenos, como o anão russo, se a grade da gaiola for muito espaçada, ele pode escapar;
*Se não tiver casinha, ele vai usar um canto da gaiola como “depósito” de comida. Lembre antes de dar a comida nova, remova a comida velha com um papel. O hamster ficará bravo, mas é para o bem dele, pois deixar comida velha acumular na gaiola pode acabar atraindo insetos, como moscas e baratas;
*Quando for limpar a gaiola do seu hamster, coloque-o dentro de uma bacia ou balde limpo, para que ele não fuja e acabe se machucando. Ah, e escolha as gaiolas com fundo de plástico, pois são mais fáceis de limpar;
*Pode-se também optar por um aquário, mas o mesmo tem que ser grande e ventilado para acomodar bem o seu hamster. Mas aviso que esta é a opção mais cara;
*Para evitar fugas, amarre a porta da gaiola com um pedaço de arame.
*O hamster vive geralmente entre dois a dois anos e meio, podendo chegar a quatro anos no máximo;
*Quando os hamsters começam a ficar velhos, ficam sonolentos, não comem muito, começa a cair pêlo, sua visão fica pior ainda e parecem estar fracos. Isso é perfeitamente normal e não precisa se preocupar. Apenas redobre sua atenção para com ele. Não deixe faltar nada e facilite mais sua vida, picando os alimentos em pedacinhos menores.
*Hamsters adoram morder, afinal isto é típico de um roedor. Por isso, cuidado para que não morda algo que não deva, como um fio elétrico e se machucar;
*Se não puder levá-lo com você numa viagem, deixe-o com alguém que confie e instrua a pessoa sobre os cuidados que deve ter com o hamster;

Boa sorte com ele !

Para mais informações, acesse meu blog :
http://world-hamster.blogspot.com/

E/ou me adc pelo msn :
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *