Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

genteee eh urgentee, resposta completa 10 pontoos.?

Descreva as ações do jogo de volei: saque, levantamento, recepção, ataque e defesa.?
tenque seer completoo

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. o q da o saquee o do fundo
    o do meio recebe
    o outro do fundo recebe
    os da fente atakam levantador levanta

    deu
    qro meus dez potos

  2. Saque: O posição 1 saca, do fundo da quadra sem pisar na linha. P.S: quando o seu time recupera o saque (depois do outro time ter sacado e o teu ter acertado), vocês rodam

    Recepção: Depois de um saque, o outro time deve recepcionar. Qualquer um pode recepcionar, exceto (preferencialmente) o levantador. P.S: na recepção, quem recepciona deve mandar, para cima e, se conseguir, para o levantador.

    Levantamento: O levantador (rede) levanta para o ponta atacar. P.S: o levantamento tem que ser, preferencialmente, de toque para o ponta

    Ataque: Função principal do ponta, no qual ele tem que “cortar” na bola (pulando ou não) para passar para o time adversário, que deve realizar a defesa.

    Defesa: É a ação de recuperar as bolas vindas do ataque adversário que ultrapassam o bloqueio e de criar condições para o contra-ataque. P.S: depois de um ataque do inimigo, a bola deve chegar no seu time, que usa o bloqueio. Se o bloqueio não funcionar, a defesa deve estar pronta:

  3. Saque ou serviço
    Jogador preparando-se para sacar

    O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrissar na quadra adversária. Seu principal objetivo consiste em dificultar a recepção de seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola.

    Existe a denominada área de saque, que é constituída por duas pequenas linhas nas laterais da quadra, o jogador não pode sacar de fora desse limite.

    Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário – é denominado em voleibol “ace”, assim como em outros esportes tais como o tênis.

    No voleibol contemporâneo, foram desenvolvidos muitos tipos diferentes de saques:

    * Saque por baixo ou por cima: indica a forma como o saque é realizado, ou seja, se o jogador acerta a bola por baixo, no nível da cintura, ou primeiro lança-a no ar para depois acertá-la acima do nível do ombro. A recepção do saque por baixo é usualmente considerada muito fácil, e por esta razão esta técnica não é mais utilizada em competições de alto nível.
    * Jornada nas estrelas: um tipo específico de saque por baixo, em que a bola é acertada de forma a atingir grandes alturas (em torno 25 metros). O aumento no raio da parábola descrito pela trajetória faz com que a bola desça quase em linha reta, e em velocidades da ordem de 70 km/h. Popularizado na década de 1980 pela equipe brasileira, especialmente pelo ex-jogador Bernard Rajzman, ele hoje é considerado ultrapassado, e já não é mais empregado em competições internacionais.
    * Saque com efeito: denominado em inglês “spin serve”, trata-se de um saque em que a bola ganha velocidade ao longo da trajetória, ao invés de perdê-la, graças a um efeito produzido dobrando-se o pulso no momento do contato.
    * Saque flutuante ou saque sem peso: saque em que a bola é tocada apenas de leve no momento de contato, o que faz com que ela perca velocidade repentinamente e sua trajetória se torne imprevisível.
    * Viagem ao fundo do mar: saque em que o jogador lança a bola, faz a aproximação em passadas como no momento do ataque, e acerta-a com força em direção à quadra adversária. Supõe-se que este saque já existisse desde a década de 1960, e tenha chegado ao Brasil pelas mãos do jogador Feitosa. De todo modo, ele só se tornou popular a partir da segunda metade dos anos 1980.
    * Saque oriental: o jogador posta-se na linha de fundo de perfil para a quadra, lança a bola no ar e acerta-a com um movimento circular do braço oposto. O nome deste saque provém do fato de que seu uso contemporâneo restringe-se a algumas equipes de voleibol feminino da Ásia.
    asse

    Passe realizado com manchete.

    Também chamado recepção, o passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto. Além disso, o principal objetivo deste fundamento é controlar a bola de forma a fazê-la chegar rapidamente e em boas condições nas mãos do levantador, para que este seja capaz de preparar uma jogada ofensiva.

    O fundamento passe envolve basicamente duas técnicas específicas: a “manchete”, em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura; e o “toque”, em que a bola é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça.

    Quando, por uma falha de passe, a bola não permanece na quadra do jogador que está na recepção, mas atravessa por cima da rede em direção à quadra da equipe adversária, diz-se que esta pessoa recebeu uma “bola de graça”.

    Manchete

    É uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento. Ela é usada em bolas que vem em baixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque.

    É considerada um dos fundamentos da defesa, sendo o tipo de defesa do saque e de cortadas mais usado no jogo de voleibol. É uma das técnicas essenciais para o líbero mas também é empregada por alguns levantadores para uma melhor colocação da bola para o atacante.
    Levantamento

    O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque.

    A exemplo do passe, pode-se distinguir o levantamento pela forma como o jogador executa o movimento, ou seja, como “levantamento de toque” e “levantamento de manchete”. Como o primeiro usualmente permite um controle maior,

Perguntas Relacionadas