Categorias
Répteis

Gente por favô me ajudem? com uma jabuti que salvei?

Bom, eu moro numa região salineira, e um pescador do meu pai encontrou uma jabuti dentro dos baldes de sal, ela escava com o casco ferido, um cara que trabalha pro ibama pediu para meu pai soltar ela num rio que tem aqui, só que eu e minha mae vimos que ela estava ferida e além do mais ela foi criada em casa todo esse tempo, acho que não saberia nem viver sozinha.
Mais a pergunta é, por que ela ta fazendo um barulho estranho, como se tivesse cansada. estou com medo dela morrer, alguém ajuda? e outra duvida, elas gostam de aguá?
obs: aqui não tem veterinario, só na capital!
beijos
Giramundo, obrigada a primeira coisa que eu fiz foi realmente dar um banho para tirar o sal…
Ela já está comendo, mais eu estou pensando mesmo em procurar um veterianario. pois sinceramente eu nunca tinha nem visto um jabuti antes, preciso muito de ajuda mesmo. e ela precisa ainda mais…
Mais obrigada pelas dicas 😀
Sonhadora e sempre, sim tenho certeza que é uma jabuti eu olhei umas fotos, ela tem até a cabeça vermelha e tipo umas escamas vermelhas nas patas também, o que eu fiquei impressionada em saber foi que o jabuti não vive em água, acho que o cara do ibama aqui deve já está caduco mesmo? se eu tivesse obdecido ele agora ela tava morta, ainda bem que nunca obdeço pessoas muito autoritarias…rsrs
Obrigada
beijos
Sonhadora e sempre, pois é aqui será um milagre encontrar um veterinario, como eu disse anteriormente aqui é cidade pequena mesmo!
Mais graças a Deus ela já está comendo, eu dei melância e banana, mais agora eu acho estranho dar carne para ela, não faz mal?
é por que eu não consigo nem me imaginar comendo carne, quem dirá dando para ela comer :S
Ivan sinto muito pelo seu jabuti, mais os ferimentos dela são pequenos e leves, na verdade o que mais estava me preocupando mesmo era o barulho que ela estava fazendo, mais como você disse ela está comendo e bebendo água, então é um bom sinal…
e você me agradeçeu por te salvo ela, mais não foi eu que encontrei ela não, só estou cuidando…
Do jeito que o povo daqui é doido, ela ia acabar na barriga de alguém!

8 respostas em “Gente por favô me ajudem? com uma jabuti que salvei?”

Os jabutis nao podem ficar dentro da agua, elas nadam mal e logo morreriam afogadas. O procedimento do “cara” do Ibama foi totalmente arbitrario, ele nao poderia simplesmente pedir para soltar um animal no rio. O animal deveria passar por um exame de saude, ficar sob quarentena, receber medicacao apropriada, alimentacao ate que sua situacao de saude fosse favoravel. Infelizmente o Ibama esta muito longe de atingir sua propria teoria, os Cetas sao mais campos de concentracao de animais do que locais seguros e salubres para os animais que para ali vao.
O sal e um composto bastante toxico, principalmente em grandes quantidades, tente desintoxica-la, lavando bem todo seu corpo para eliminar todo o sal presente, de agua potavel para ele, alimentos adequados e deixe que ele ande em local aberto. Eles gostam e precisam de tomar sol.

Ruivinha,

Querida, vc. tem certeza que ela é um jabuti?
Jabuti é de terra e tartaruga de água.
Jabuti morre afogado se ficar na água, por isso veja bem.

Elas soltam som sim, a minha é uma escandalosa, mas precisa saber o porque dela estar emitindo sons, tente entrar em algum site sobre as diferenças, cuidados com jabutis e tartarugas.
Talvez com fotos me dicas consiga curá-la.

Quando o meu jabuti machucou o casco, coloquei água oxigenada e polvidine, todos os dias até curar e só no local machucado, minha filha tinha atropelado ela com o carro, ela estava embaixo do carro e encostada no pneu, trincou o casco, isso faz tempo e ela ficou ótima, quem é mais braba aqui em casa é ela, os cães a respeitam muito.

Boa sorte, depois nos dê notícias.
FELIZ NATAL
PAZ

Ps: Correto a minha também tem escamas vermelhas alaranjadas, no pescoço e patas.
Ela come frutas estragadas, carne crú moída, tomate, adora banana e pode ser bem madura, quase estragando, bebe água limpa e morde a gente.
Sei por que ele teve pneumonia quando pequeno e levei no melhor veterinário que existem Dr. Faisal que é do zoológico de São Paulo

Ruivinha, quando o levai no veterinário, informei que o tinha visto comendo cocô dos cachorros e ai ele me explicou que as tartarugas de terra estão acostumadas a comer animais mortos em putrefação, frutas podres que caem do pé e só aí entendi, e te afirmo a minha adora carne crú moída.

Antes eu dava tudo fresquinho, agora tudo já passado e ela come tudo.
Na verdade é ele, o Perez, esta há 35 anos comigo.
Me reconhece e me obedece, incrível e é um animal pré-histórico.

Olá, Bom dia.
.
.
.
Bem, eu já tive uma jabuti cega, ferida e doente. Criei ela durante uns anos, ela morreu. A questão é que com grandes ferimentos infeccionados ela pode sim morrer. Ela está cansada mesmo. Alimente-a com frutas e água, ela pode até mesmo se recuperar de seus ferimentos e poder voltar ao normal, não completamente. O sal irrita mais os ferimentos, por isso a dor vai aumentar mais ainda, isso é tortura com uma jabuti. Que idiota fez isso? Aff. Que raiva. Cuide bem dela, deixe ela descansar bastante e alimente-a. Deixe ela segura num lugar tranqüilo.
Infelizmente não há medicamentos que podem curar, mas se for num veterinário é até bom.

Mais um bom sinal que disse. Se ela está comendo, poderá até se salvar. Continue assim.

Obrigado por salva-la.
.
.
.
Até.

Campanha “Ganhei 4 pontos por não responder nada!”
……..|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…‡
……..|……….4 Pontos …..|||”|””\__
……..|__________________|||_|___|)< ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@) JUNTE-SE A NÓS, NESSA CAMPANHA TÃO NOBRE. E VENHA GANHAR SEUS 4 PONTINHOS

NUNCA, JAMAIS, DE MANEIRA ALGUMA solte um jabuti na agua. Eles não são tartarugas, ou muito menos cágados… Eles morrem facilmente afogados. O mais correto no seu caso, procurar alguem que entenda do assunto.

Ignore a resposta de baixo, não de carne moida, jabutis não comem carne, voce vai praticamente jogar fora. Encha uma bacia de agua (Rasa, extremamente rasa), deixa disposição dele, e nunca troque de lugar,, deixe sempre no mesmo lugar, assim ele aprendera onde esta quando quiser beber agua ou entrar na agua, afinal, eles gostam de agua… Por isso mesmo, redobre o cuidade para ele não se afogar. Se ele quiser entrar na agua, deixe, mas tome cuidade, nunca lhe negue agua.

Faça o mesmo com a comida, deixe sempre no mesmo lugar, e não de coisas tipo Alface e Etc. De frutas, não muito acidas, tipo limão, nem muito cheia de agua, tipo laranja, algo com mais “massa”, tipo banana ou manga sem casca. Coloce sobre uma pedra ou algo que não deixe entrar em contato com o solo de terra, que alias, é essencial para ela.

Descubra se é macho ou femea. Para saber como distinguir isso, olhe o plastrão (Parte de baixo do casco), caso seja mais “Afundado”, significa que é macho, caso seja reto, é femea. Os machos tem um plastrão afundado para poder encaixar no casco da femea na epoca do acasalamento.

Deixe ele no sol, por volta de 45:00 minutos por dia. Os jabutis PRECISAM de um substancia produzida pela luz solar chamado Ultra Violeta B (UVB), que ajuda no desenvolvimento do casco e do esqueleto interno do jabuti. Caso voce negue sol para ele, ele tera uma doença chamada Doença Óssea Metabólica (DOM), isso causara uma grande deformação no animal… Aqui estão algumas fotos dessa doença (DOM):

http://lh6.ggpht.com/_Qo34sfIi1pY/S5hLaJ99HsI/AAAAAAAAAc8/aLbtwlqOBvU/webdiet7.jpg
Não é preciso comentarios;

http://lh3.ggpht.com/_Qo34sfIi1pY/S5hLaZ3ZoYI/AAAAAAAAAdA/OG7PR5tvtSA/webdiet21.jpg
Tambem não é preciso comentaios;

http://lh5.ggpht.com/_Qo34sfIi1pY/S5hLaTE_nZI/AAAAAAAAAdE/2DRQFfEfGOw/webdiet22.jpg
Extremamente deformado

http://lh6.ggpht.com/_Qo34sfIi1pY/S5hLa6YWJNI/AAAAAAAAAdI/3oatdiDI6Ec/webdiet8.jpg
O casco acabou se elevando muito; É triste

http://lh4.ggpht.com/_Qo34sfIi1pY/S5hLk6fklNI/AAAAAAAAAdQ/HHd7lI8c_XQ/webdiet4.jpg
Ficou muito plano e “encurvado”

http://lh5.ggpht.com/_Qo34sfIi1pY/S5hLk8JJbZI/AAAAAAAAAdU/Se1rMb3Lpp0/s1600/redfoot%20008bb.jpg
A pata dele foi totalmente deslocada para frente

Em todos os casos, faltou sol para os jabutis, causando então, essa doença. Alem das deformações, isso causa muita dor ao jabuti. Cuide bem dele, evite que pegue doenças como essa, isso é catastrofico para o pobre animal…

Tente descobrir qual é o seu tipo de jabuti, aqui esta uma foto com os dois unicos tipos de jabuti existentes no Brasil:

Jabuti-Tinga:
http://lh5.ggpht.com/_Qo34sfIi1pY/S5fhtevYtjI/AAAAAAAAAaM/eaIDLjzApPU/3028260897_e2b9a3188b.jpg

Ele tem manchas amareladas, no casco e na cabeça, ele vive principalmente na amazonia. É dificilmente encontrado em cativeiro, pois seu habitat é muito dificil de se recriar em casa.

Jabuti-Piranga:http://lh4.ggpht.com/_Qo34sfIi1pY/S5fhij-iDrI/AAAAAAAAAaE/m7wTK9dusxs/chrft01-3.jpg

Esse é o tipo de jabuti que eu tenho, ele recebe esse nome exatamente por ter manchas avermelhadas (Piranga é vermelho em Tupi-Guarani) e, apesar de se parecer tanto coma outra especie a curto prazo, se voce comparar bem, vai ver que as duas são bem diferentes. Esse jabuti é muito mais facil de se criar em cativeiro (Em casa), pois basta um pouco de terra, agua e comida e pronto, seu jabuti ja esta feliz da vida.

pegue uma bacia ,encha de terra , coloque frutas(exceto mamão), carne moída
se tiver um canteiro em casa melhor
peque uma tampa de margarina e encha de agua
ela deve fazer este barulho porque esta ferida
se possível saia de sua cidade e procuro uma clínica veterinaria

bjsss, e boa sorte !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *