Categorias
Répteis

GENTE JA TIVE 2 TARTARUGAS QUERO TER MAIS 2 O QUE EU PRECISO SABER PARA ELAS MORREM DE VELHAS?

2 respostas em “GENTE JA TIVE 2 TARTARUGAS QUERO TER MAIS 2 O QUE EU PRECISO SABER PARA ELAS MORREM DE VELHAS?”

Jabuti ou tigre d’água?

Nenhum dos dois pode comer alface ou mamão, dá diarréia.

Jabutis:
Os jabutis, ao contrário do que muitas pessoas pensam, devem receber uma dieta de qualidade e bem diversificada. Quase nunca as pessoas fornecem alimentos adequados aos jabutis. Por isso há animais com serias doenças causadas por carências de vitaminas e minerais.Como também proteína é fundamental para o crescimento dos jabutis. Para endurecimento do casco deve ser fornecido cálcio em quantidades adequadas (para suplementar o cálcio, deve-se colocar cascas de ovo secas e trituradas por cima dos alimentos oferecidos no mínimo três vezes por semana).
São animais onívoros, ou seja, alimentam-se de proteína animal (pequenos vertebrados, minhocas, insetos, etc…) e fibras vegetais (folhagens, verduras e frutas).O alimento deve ser oferecida diariamente e removida assim que apresente sinais de decomposição.
Sugestões de dieta para seu animal viver feliz e bem saudável – estes elementos podem ser dados juntos ou alternados em dias da semana:

1.Vegetais – 85% da dieta:

Folhas de mostarda, de beterraba, agrião, couve, rúcula, salsa, salsão, brócolis, espinafre, repolho, amora, cenoura, pétalas de rosas, hibiscos (tanto pétalas quanto folhas), sementes de feijão branco e feijão verde, ervilhas, lentilhas, milho, e legumes variados, como a cenoura, beterraba, vagens, abóboras, batata doce, etc.

2. Frutas – 10% da dieta :

Uvas, abacate, maçãs, pêras, abacaxi, morango, manga , mamão, todos os melões, banana, tomates, figos e melancias, amora, nectarina, etc.

3. Proteína animal em altas concentrações – menos de 5% da dieta :

Ração para tartarugas, suplementos à base de camarões e carne crua moída. Pode-se oferecer ração canina seca ou sardinha com ossos ou camundongos abatidos ou ovos cozidos com casca.

OBSERVAÇÕES : Mantenha água à vontade;

Evitar alface e muito mamão, esses alimentos podem favorecer diarréia;
Os jabutis não devem comer restos de comida humana (arroz, macarrão, etc…) ou cascas de vegetais e frutas estragadas. O fato de comerem não indica que apreciem ou que estejam bem de saúde. Estes alimentos são inadequados e causam avitaminoses e debilidade;
A utilização de rações específicas para répteis onívoros é excelente pois é balanceada, já possui cálcio e vitaminas e dispensa qualquer outro tipo de alimento. Uma vez condicionados à essa ração seu crescimento será bem mais rápido.

Tigre d’água

3 a 5 grãos de ração de 2 a 3 vezes por dia
camarões(apenas uma vez por mês ou nunca!) eles são muito ricos em gordura e pobres em nutrientes…
a couve é excelente pode dar a vontade.

————————————————————————————————————————————————

Se a tartaruga for uma daquelas de água, ela irá necessitar de alimentação balanceada. Se ela for uma filhotinha, ofereça minhocas cortada em pedacinhos, ainda viva, o fato de a minhoca ficar se mexendo a deixa curiosa e a faz querer experimentar o petisco. Minhocas são ricas em proteínas e outros nutrientes. Dê também carne de vaca cortada em pedacinhos bem miúdos, carne de peixe crua, cortada em pedacinhos bem pequenos e salada, como alface. Nas lojas existem rações muito boas para elas também. Ao ver que a água está suja, providencie a troca, usando sempre água da caixa, evite usar água com cloro, vinda direto da estação de tratamento.
A água da caixa fica em repouso por tempo suficiente para que a maior parte do cloro seja eliminada naturalmente.
Elas necessitam de banhos de sol todos os dias, isso ajuda na fixação de vitaminas e minerais, no combate a fungos e outros parasitas que ficam sobre seus cascos e pele, e ainda o calor do sol ajuda a realização da digestão.

Se for um jabutí, ele vai precisar de espaço para andar, um local onde ele possa beber água quando quiser e um local onde possa se esconder para dormir.
Sua alimentação é feita com base em frutas como banana, mamão, uva, figo, laranja, melancia etc. Pelo menos uma vez por semana devemos reforçar essa alimentação com carne de peixe, moela de frango ou carne de vaca. Eles precisam de um pouco de proteínas para manterem seu crescimento e principalmente para a sua reprodução.
No mais, é só curtir seus bichinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *