Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Existe fobia de se machucar?qual eh o nome?(10 pts)?

e se possivel,me manda um link de um site que me ajude a superar esse medo! (Quem me mandar eu dou 10 pontos)

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Olha nao encontrei sites sobre fobia de se machucar, mas talvez vc tenha trauma por causa de algum acidente ou queda que vc teve na infância. Daí seria bom vc procurar um especialista, como um piscologo para ajudar a identificar a causa do seu medo. Esse é o primeiro passo para a solução do seu problema. Tudo de bom
    v.c

  2. Como assim se machucar? Medo de sentir dor (algofobia)? Medo de se ver sangrando (hematofobia)? Medo de morrer (tanatofobia)?

    Lista de fobias (wikipedia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_fobias

    O tratamento de qq fobia, independente do objeto, é basicamente o mesmo, então vc pode procurar em qq site de fobias. Joguei no google e olhei por alto:

    http://www.depressaoansiedade.com/Tratamentos/Ansiedade/Tratamento-Fobias-Medos-01.html

    http://www.espacovidaclinica.com.br/tratamentos/fobia-medo-exagerado-aviao-objetos-coisas-animais-claustrofobia-como-tratar-entenda.asp

    http://veja.abril.com.br/051103/p_100.html (achei esse mais completo, mas n li tudo)

    Mas veja bem, “medo” é diferente de fobia. O medo em si é justificado pela presença de ameaça real, a fobia é basicamente fantasia, um medo exagerado e deslocado. Por exemplo, vc n gostar de injeção, ou até ter medo de doer, n quer dizer q é uma fobia, mas se perto de uma injeção vc sente como se algo muito ruim e inexplicável fosse acontecer, aí já pode cogitar a possibilidade de uma fobia.

    Pela psicologia comportamental, o básico é fazer uma dessensibilização, ou seja, associar o objeto da fobia a um estado de relaxamento. É a técnica q mais funciona, mas n quer dizer q funcione com todo mundo. Se a sua fobia for incapacitante (prejudica o andamento normal da sua vida e causa sofrimento psíquico extremo) procure ajuda. Nem sempre é necessário tomar medicamentos, isso é só pra casos absurdos (tipo ter medo de sair de casa)

  3. Não resista em procurar um profissional.

    “O que é normal e o que não é normal em nossa vida mental ?

    É importante notar que todos nós apresentamos alguns comportamentos “estranhos” uma vez ou outra. A vida psicológica normalmente é cheia de estados emocionais variados, de transições e crises. Todos nós temos alguns medos ilógicos, algumas idéias intrusas em nossa consciência e estados de ansiedade mais intensos.

    O que caracteriza um estado como patológico é quando estas situações dominam a nossa vida mental, quando o sofrimento emocional (ansiedade, desânimo, etc.) passa a ocupar o primeiro plano em nossas vidas e nos impede de viver outras experiências. Na psicopatologia, ocorre certa perda de liberdade e ficamos paralisados em modos estereotipados de funcionamento, sofrendo.

    Nestas situações necessitamos de ajuda psicológica. A psicoterapia nos ajuda a sair deste estado de paralisia, ajudando a restaurar nossa capacidade de prosseguir construindo nossa vida e respondendo de modo criativo aos desafios”.

    Artur Scarpato : Psicólogo Clínico (PUC SP). Mestre em Psicologia Clínica (PUC SP). Especialista em Psicologia Hospitalar em Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da USP e em Cinesiologia Psicológica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista no tratamento de Transtornos de Ansiedade como Síndrome do Pânico, Fobia Social e Estresse Pós Traumático. Atende em consultório desde 1993.

    Artur Scarpato – Psicologia Clínica
    Rua Artur de Azevedo, 1767
    Pinheiros São Paulo SP
    (Próx. da Av. Rebouças e da R. dos Pinheiros)
    Fone (0xx11) 3067 5967

Perguntas Relacionadas