Categorias
Cavalos

eu tenho uma egua deu cria e quero que ela tenha cria novamente ja passou 7 dia quando eu posso dexa ela denov?

eu tenho uma egua deu cria e quero que ela tenha cria novamente ja passou 7 dia quando eu posso dexa ela denovo mais com certeza que ela pegara cria?

7 respostas em “eu tenho uma egua deu cria e quero que ela tenha cria novamente ja passou 7 dia quando eu posso dexa ela denov?”

Geralmente as éguas apresentam o “cio” no período compreendido em uma e duas semanas, após o parto. Só que este cio não é muito confiável. É preciso observar na segunda quinzena do próximo mês, para se científicar se ela está gestante ou não, pois se não estiver, ela apresentará o cio novamente, e deverá ser colocada com o reprodutor, para a devida cobertura.

O é recomendado de 7a 15 dias dependendo da saude da égua deve estar em ótima saúde para ñ ter o risco de no meio da gestação jogar a potro foraou depois dar pouco leite.ntes de tudo, é necessária a identificação do momento correto para a cobertura de cada égua. Isto deve ser determinado pelo médico veterinário através do controle folicular. Se isso não for possível, é preciso saber que o período fértil da égua ocorre nas 24/48 horas finais do cio, e não no início do mesmo, como às vezes se supõe. O cio da égua costuma durar cinco dias, o esperma vive no trato genital feminino por 48 horas em média, por isso é praxe, não havendo controle folicular constante, começar a cobrir no terceiro dia do cio e seguir cobrindo em dias alternados, enquanto a égua estiver aceitando o cavalo. Aquelas de ciclo curto devem ser cobertas antes. Mas genericamente falando, é errado começar a cobrir aos primeiros sinais de cio, tanto por exaurir desnecessariamente o garanhão como expor os dois animais, já que no começo do cio a égua ainda não está muito disposta a aceitar o cavalo, nem pronta para conceber.

Identificada à fêmea a ser coberta, ela será conduzida ao local de cobertura e serão tomadas as precauções de segurança, peiando a égua e utilizando cachimbo para conte-la se necessário. Recomenda-se o uso de liga ou atadura na cauda da égua, para evitar que seus pêlos machuquem o pênis, bem como a limpeza do períneo com toalha de papel. No entanto, o uso de germicidas, antigamente muito popular tanto nos machos como nas fêmeas, é contra-indicado, tanto pelo eventual efeito espermicida como pelo fato de, na verdade, encorajar o aparecimento de bactérias patogênicas, ao destruir a fauna bacteriana normal da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *