Categorias
Cavalos

em que idade devemos iniciar as tarefas em um potro.?

trabalho em pistas de vaquejadas

14 respostas em “em que idade devemos iniciar as tarefas em um potro.?”

Oii
Se a intenção é apenas acostumar com as pessoas, vc pode começar desde as primeiras semanas (sem muito contato por causa da mãe), dai a questão de doma e monta o ideal é depois que todos os ossos do potro estiverem formados por completo, por volta dos 4 anos.
Em ranchos com uma maior poder economico, usam máquinas de raio-x para saberem se os ossos já estão formados..
Mas normalmente é por volta dos 4 anos msm..
Espero ter ajudado
Beijos

Fazer com que o potro se acostume com os humanos e aceite carinho pode ser feito desde o memento em que ele nasce.Mas não force muito a barra, se não ele começara a morder e dar coice.

Com 2 meses já pode começar o cabresteamento, onde o potro acostuma-se com o cabresto. Depois que acostumou e deixa colocar sem medo, começa a puxar, ensina-lo a andar no cabresto.Esta fase é mais complicada, você deve por uma leve pressão sobre o cabresto e assim que o potro der meio passo para frente alivie.Faça isso durante um tempo até ele perceber o que queremos(Pode demorar dias)

Com 1 ano de idade já podemos apresentar os demais equipamentos, exceto o freio.Colocamos da mesma forma que em um potro xucro, primeiro apresentamos depois vagarosamente colocamos a manta e a sela(a mais leve que tiver), e retiramos, repetindo isso várias vezes.
Depois que o potro estiver familiarizado com a manta e a sela, colocamos a barrigueira, sem aperta, apenas encostar na barriga.

Com 1 anos e meio é possível colocar meninos pequenos(até 20k) em cima a pelo, para se acostumarem, quando estiver acostumado, colocamos a criança com o potro arriado e puxamos o potro(Sempre com alguém segurando a criança.

Com 2 anos podemos utilizar o redeão para o potro aprender noções básicas de rédea, como virar e parar.

Com 2 anos e meio que é quando o potro esta com os osso forte para sustentar o peso humano, começamos a montar e ensinar demais manobras de rédea.

Todo o processo deve ser feito com paciência e respeitando o espaço e tempo do animal, sem agressão nem aumento no tom de voz.

—————–

Boa doma.

Cabrestear, 5-7 meses de idade.
Escovação e banho: após estar domado de cabresto. Quanto mais cedo iniciar estas atividades, mais rápido o animal vai perder as “cócegas” e vai se acostumar com humanos mexendo nele.
Doma: após os 3 anos, quando o cavalo completou a maior parte do seu crescimento.
Treinamento: após a doma, aumentando a carga gradativamente.

Bom, a uma idade do potro em que ele ainda esta em formação. Nessa fase deve-se alimentar muito bem o potro e a egua que o amamenta, por que senao podera haver pequenos defeitos.
Depois de mais ou menos 2 anos e meios, deve-se começar a doma-lo, eu sugeria a doma racional, e depois de te-lo amansado poderá começar a trabalhar com ele.
Não deve começar muito cedo, se não podera afetar ele, causandos pequenos defeitos.

espero ter ajudado, eu amo cavalo e tenho uma pequena criação.

Junior!

Como você deve saber, o animal já pode se acostumar com você desde pequeno.

Entretanto a idade ideal para doma-lo é 2 anos ou 2 anos e meio. Durante a doma já se pode
acostumar o animal neste tipo de prática. Mais o certo é concluir toda a doma inicial primeiro
senão pode afetar a boca do animal, e ele acabar ficando ruim de rédeas.

Conclua a doma inicial. Quando o cavalo souber realmente o que se faz e COMO se faz, podes começar a trabalha-lo no esporte.

Dependendo a idade que você colocar o cavalo para domar e o tempo da doma segundo o domador, vais ter uma previsão de quando vais poder começar o trabalho do seu cavalo nas modalidades.

Espero Ter ajudado 🙂

Depende do manejo na propriedade… se trabalhar com imprint training (técnica do Dr. Miller) já inicia ao nascimento, e a preparação para isso começa com a égua sendo treinada para esse manejo, pode ser utilizada a técnica do amanunciamento, realizado com alguns meses de vida. Tudo depende da escolha de manejo da propriedade e da disposição de capital já que manejo como imprint training são mais onerosos e usados para plantel top. Com meses de vida ja se iniciam tambem treinamentos para manejos de casco e boca, cabresteio, obviamente que montaria não!! pode-se ir acostumando o animal a sentir objetos no dorso, mas a montaria mesmo só quando adulto e lembrando que a capacidade de carga de um cavalo e de +/- 15% do seu peso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *