Categorias
Aviação

é sobre BiMotores ajudem ai por favor 5 estrelas e 10 pontos.?

li em algum lugar (nao me lembro onde) que o motor da asa direita roda pra esquerda e o da direita roda pra esquerda(ou ao contrario). isso e verdade?
e como e o curso de multi motor? quem explicar tudinho ae vai ganhar 5 estrelas e 10 pontos.
galera o o curso de multi motor é terico? pratico? expliquem ai melhor.

6 respostas em “é sobre BiMotores ajudem ai por favor 5 estrelas e 10 pontos.?”

Complementando o que o amigo já respondeu: existem sim, alguns poucos modelos de aeronaves em que ambos os motores giram para o mesmo lado. Para contrabalançar o efeito de torque, o computador de bordo da aeronave é configurado como se fosse o “fly-by-wire”, equilibrando-a e mantendo voo nvelado.

O Namastê tem razão. Em um monomotor, quando a hélice gira no sentido horário, ela cria um efeito chamado “Giroscópico” que tende a aeronave a guinar para a esquerda. Se as duas hélices girassem para o mesmo lado, causaria um efeito ainda maior. Mas ao girarem para lados opostos, elas se anulam, não tendendo o avião para nenhum lado.

Olha esse vídeo (muito técnico):
http://www.youtube.com/watch?v=j9ppVvK0o6Y

Olhe este site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Girosc%C3%B3pio

Além desta força, há mais duas que são a de torque e a simples lei de ação e reação.

Depende…

Alguns bimotores como o Seneca II , possuem motores contra-rotatórios, ou seja , cada um dos motores gira e um sentido.

Mas, não eh regra , Os Beech Twin Bonanza , o Bandeirante e o Xingu da Embraer, os Dornier Do28 e 128, O FMA Pucará Argentino, Bae Jestream, o Boeing 737, o Piper Twin Comanche. Todos esses são bimotores cujos motores a pistão , turboelices ou turbofans giram os dois no mesmo sentido.

Logo, Via de regra, Não, mas há exceções.

O curso de Multimotor eh teórico e Prático, tem a parte teórica de como comandar uma Aeronave com mais de dois motores, pois multi eh mais de dois ( embora se pratique num Bimotor ) e tem as horas de voo em si.

As respostas acima estão corretas. Só por curiosidade, nos bimotores mais “antiguinhos” a aceleração dos motores, de forma individual, tinha que ser acertada no “olho” e no “ouvido”, ou seja, não bastava, por exemplo, colocar ambos os motores em 1500 RPM, um poderia estar “puxando” mais que o outro, por motivos diversos, causando assimetria na tração.

Mas, desde a décara de 70, um gênio inventou um sisteminha, que possui uma simples tecla no painel, que quando acionada, equaciona a tração dos motores automaticamente, mantendo a simetria. A aceleração continua sendo feita de forma individual, cada motor com uma manete, gêmeas, de modo a poder operá-las com uma só mão, mas basta ligar a chave para manter a simetria.

abs
JERO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *