Categorias
Cães

É normal uma cachorra da raça Boxer ser agressiva e violenta com outros cães da mesma raça?

Tenho dois casais de cães da raça Boxer que vivem juntos no mesmo canil e há alguns dias a cadela mais nova, de 7 anos de idade, começou a ter algumas reações estranhas. De repente, ela passou a agredir a outra cadela, de 10 anos. Desde então ela tem investido contra a outra com frequência e de modo tão agressivo que faz com que eu e outras pessoas demoremos para separar a briga. Hoje, por exemplo, ela avançou na outra e arrancou pedaços da orelha da cadela mais velha, além de ferí-la em diversas partes do corpo. Desde então, tive de separar ambas. Depois de algumas horas, a cadela violenta segue brava e rosnando até para mim que sou sua dona, denotando um comportamento totalmente diferente do de antes, em que era uma cadela dócil e companheira. Saliento que todos os meus cães são vacinados contra a Raiva. Gostaria de saber se alguém tem conhecimento, por experiência, de algum caso de problemas hormonais (pois a cadela é castrada e a outra não) ou problemas neurológicos em cachorras da raça Boxer. Obrigada!
Já procurei um Veterinário, que me disse que uma tem ciúme da outra e mandou separá-las. Porém, ele não viu elas brigando e não sabe que a cachorra está agressiva até comigo. Por isso, acredito que ela está com algum problema de saúde e não apenas gana de judiar da outra.

5 respostas em “É normal uma cachorra da raça Boxer ser agressiva e violenta com outros cães da mesma raça?”

Bom… este fato que vou relatar aconteceu com um amigo.
Ele tem três cães já adultos e viviam juntos
dois pastores e um rottweller.
ele castrou o rottweller para ele ficar mais manso p/ prevenir brigas no futuro.
Porem ele me disse que aconteceu o contrário.
o rott ficou muito agressivo depois da castração e não convive mais com outros cachorros
ele esta pensando até em sacrificar o rott.

pode sim ter algo com a castração.

O ideal é vc não deixá-las juntos mais pq a agressíva vai pegar a outra.

Olá Malu,

Existem algumas raças de cães que pelo seu passado e perfil, não é aconselhável viver com cães do mesmo sexo. O Boxer é um cão que para além de brincalhão, gosta de briga. O facto de a tua cadela ter mudado de comportamento de um momento para o outro, significa que alguma coisa pode ter mudado em tua casa. Será que voçês não dão mais atenção a uma das cadelas? Houve alguma mudança na alimentação deles? Neste caso em particular penso que o veterinário não tem muito em acrescentar, mas sim um adestrador, que percebe melhor de psicologia canina. Acredita que para mim a causa deste comportamento foi causado por alguma acção/medida/atitide, etc inconscientes em sua casa que mudaram a forma da cadela ver a hierarquia ou lutar para conseguir ficar no topo da hierarquia. O facto de uma delas estar a usufruir dos aposentos de casa pode fazer com que desencadeie uma tentativa de disputa de poder, por exemplo, ou mesmo numa brincadeira pode-se ter atissado o ataque e se a cadela gostou do ataque, vai faze-lo mais vezes.

E o facto de ela estar a ser agressiva com as pessoas de casa, pode significar que ela não vê em voçes algum apoio, porque de certeza que nesta situação estão todos contra ela e ela se sente de alguma forma frustrada. Por acaso alguem chegou de bater na cadela? Se sim, então ela tem de se defender até de voçês humanos e daí a agressividade mostrada.

Para já separar as cadelas é a melhor forma, e consulta um adestrador.

Boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *