Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

diferença entre teoria,hipótese observação e teste.?

diferença entre teoria,hipótese observação e teste.?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. É a diferença entre o “eu acho”, o “eu sei” e o “eu tenho certeza”.
    Quando temos uma teoria ou hipótese não testadas cientificamente, podemos dizer que “achamos isso, ou achamos aquilo”. Não podemos afirmar pois baseamos nossa ideia na lógica indutiva, na racionalização ou em nossos vieses. Um exemplo disso são as religiões, que são cheias de hipóteses, a maioria não testável, e que acham uma porção de coisas sem o menor fundamento.
    Observação é quando podemos dizer “eu sei”. Quando observamos um fenômeno podemos afirmar que ele existe, embora só por termos observado ele não quer dizer que tenhamos compreendido em sua totalidade ou que conheçamos suas verdadeiras causas e correlações.
    Teste é quando isolamos um fenômeno em um ambiente controlado e podemos observar seu desenrolar de forma a identificar quais são as condições mínimas necessárias para que ele aconteça, quais são suas consequências, etc. Neste caso podemos afirmar que “temos certeza”.
    Se bem que, em se tratando de ciência, as certezas são apenas fortes aproximações da verdade em uma determinada época. Com o avanço da ciência, as certezas vão sendo refinadas ou refutadas, mas sempre há espaço para evolução.

  2. Observação: A investigação científica pode começar com a observação de um fato ou fenômeno, levantando um problema a ser resolvido.
    Hipótese: Levantar uma possível explicação para o problema.
    Teste: Realização de experimentos que comprovem ou não a hipótese levantada.
    Teoria: Uma hipótese que resiste a uma série de experimentos pode se tornar um princípio ou lei geral para explicar os fatos observados, tornando-se, assim uma teoria.

  3. De forma rápida e fácil:
    TEORIA
    A teoria é um conhecimento provável, construída basicamente em cima de hipóteses confirmadas por testes rigorosos. Se os testes não forem aceitos, a hipótese não se confirma, e portanto não vira teoria.
    HIPÓTESE
    A hipótese, como pode constatar anteriormente, não é um conhecimento, mas suposições em cima de objeto ou fenômeno a ser conhecido.
    OBSERVAÇÃO
    para que você formule hipóteses, primeiramente você precisa observar o objeto a ser conhecido.
    TESTE
    Como dito no início, para que sua hipótese se confirme e vire uma teoria, ela precisa de testes rigorosos.

    Como vc pode ver, todos eles se relacionam. Bases do conhecimento Científico!!
    Espero ter te ajudado de forma simples!

  4. isso faz parte do método científico:
    primeiro observação, depois a hipotese, teste e teoria

  5. neto
    teoria=Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular[1]. Também pode ser entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação. Na Grécia antiga teoria significava “festa solene, procissão ou embaixada que as cidades helênicas enviavam para representá-las nos jogos olímpicos ou para consultar os oráculos”.

    hipótese=Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível.

    É a evolução da intuição à teorização e da teoria que levará à prática, a testar as hipóteses firmadas pelo raciocínio dedutivo implícito à teorização, com freqüência, e por motivos vários, que segue por vias aparentemente obscuras.

    observação=A observação é uma das etapas do método científico. Consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as idéias interpretativas dos observadores sejam tomadas.

    este é quando isolamos um fenômeno em um ambiente controlado e podemos observar seu desenrolar de forma a identificar quais são as condições mínimas necessárias para que ele aconteça, quais são suas consequências, etc. Neste caso podemos afirmar que “temos certeza”.

Perguntas Relacionadas